De um modo geral, as comidas picantes podem ser vistas como um deleite popular entre muitas pessoas. Entretanto, o que não é divertido é o fato de que esses alimentos apimentados podem fazer alguns de nós correr para o banheiro com diarreia algumas horas depois. Mas, por que isso acontece?
Na maioria dos casos, as pessoas pensam que essa experiência desagradável pode significar que há algo de errado em seu trato digestivo, mas a verdade é que essa reação do corpo aos alimentos picantes é completamente normal. Na prática, é apenas um sinal de que seu corpo está trabalhando duro para protegê-lo de possíveis danos.
Como comidas picantes podem causar diarreia
Alimentos preparados com temperos quentes, como pimenta-caiena, contêm um ingrediente poderoso conhecido como “capsaicina”. Este composto químico é tão forte que pode irritar a pele e outros tecidos. De fato, quando você come pimenta ou molho apimentado, a capsaicina é o que causa a sensação de ardência e queimação.
Conforme comemos capsaicina, ela estimula uma proteína conhecida como receptor TRPV1 (ou receptor de capsaicina) que diz ao nosso cérebro que estamos “queimando” por dentro. Então, o cérebro tenta entender o que está acontecendo e começa a liberar os bloqueadores da dor do próprio corpo, conhecidos como endorfinas.
Para proteger o corpo daquilo que considera ser prejudicial, o intestino delgado rapidamente empurra a capsaicina através do intestino. Sendo assim, quando os alimentos chegam ao cólon, a digestão geralmente fica mais rápida e o cólon absorve mais água, de modo que todo esse processo nos faz correr para o banheiro com diarreia.
Em outras palavras, podemos dizer que comidas picantes podem causar diarreia porque a capsaicina presente em alimentos picantes irrita os receptores nervosos no trato digestivo. Para se proteger, o intestino acelera seu funcionamento para se livrar da capsaicina rapidamente, o que provoca evacuações frequentes e fezes amolecidas ou completamente líquidas.
Como se tudo isso não fosse suficiente, algumas pessoas também podem ter a sensação de que seu ânus está pegando fogo. Isso ocorre porque há mais receptores nervosos na região do ânus.
Quando você deve consultar um médico
A diarreia desencadeada por comidas picantes geralmente desaparece em um ou dois dias, no máximo. Na maioria dos casos, relaxar o intestino e comer alimentos não apimentados por alguns dias irá ajudá-lo a superar o desconforto rapidamente.
Em outras palavras, você provavelmente não precisará consultar um médico. No entanto, é importante manter-se bem hidratado (beber bastante água) e evitar o consumo de bebidas com cafeína, pois elas podem piorar a diarreia.
Leia Também: Como surgiu o mito de que os gatos pretos dão azar?
Leia Também: Qual a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti?
Obviamente, se os sintomas não melhorarem em um ou dois dias, ou levarem a sinais de desidratação mais graves, não deixe de consultar um médico.
Como evitar que comidas picantes causem diarreia
Se você costuma sofrer com diarreia ao comer alimentos picantes, precisará aprender a reconhecer e evitar o consumo dos alimentos que desencadeiam tal ação. No entanto, se você ainda quiser aproveitá-los de alguma forma, aqui estão alguns truques para tentar:
- Consuma a comida picante com alguns laticínios. No fim das contas, isso pode ajudar a amenizar a sensação de ardência e evitar evacuações aquosas;
- Coma uma pequena quantidade de algo doce junto com a comida picante. Assim como no caso da dica anterior, isso poderá diminuir ou neutralizar parte do sabor picante;
- Prepare-se para a manhã seguinte tendo à mão alguns lenços hipoalergênicos. Eles serão de grande ajuda se você acabar com diarreia.
Vale destacar que as entranhas de algumas pessoas são muito sensíveis a comidas picantes. Nesses casos, comer tais alimentos em demasia poderá causar diarreias ainda mais frequentes. Se isso descreve o seu caso, saiba que não há nada de errado com seu sistema digestivo. No fim das contas, é apenas a maneira de seu corpo se proteger de danos potenciais.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉