no ,

Por que gostamos tanto de ver filmes de terror?

Mesmo que os filmes de terror sejam falsos, assisti-los pode desencadear uma série de experiências muito verídicas.

Homem assistindo a filmes de terror
Foto: Pixabay

Filmes de terror são assustadores, obviamente. Eles fazem você pensar sobre a morte e temer por sua vida, sem falar que às vezes podem ser até mesmo nojentos. Dito isto, a pergunta que fica é: por que será que muitos de nós gostamos de consumir tanto entretenimento horrorizante?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que existem diferentes experiências que as pessoas podem vivenciar enquanto assistem a filmes de terror, o que pode ajudar a fornecer uma explicação para tamanha popularidade desse gênero cinematográfico.

Foto: Pixabay

Filmes de terror fornecem uma adrenalina emocionante

Ainda que os filmes de terror sejam falsos, assisti-los pode desencadear uma reação de luta ou fuga muito real. De acordo com a revista Health, o cérebro nem sempre distingue entre fantasia e realidade de forma completamente eficaz. Por exemplo, se você pedir a alguém para descrever o sabor de um determinado alimento e a pessoa em questão for realmente boa em descrevê-lo, suas glândulas salivares serão ativadas.

Partindo desse princípio, percebe-se que o mesmo tipo de “falha” pode acontecer quando você está assistindo um filme de terror. Nesse caso, o cérebro meio que esquece por um momento que aquilo que está sendo visto não é um perigo real e, consequentemente, desencadeia uma resposta fisiológica que seria apropriada para uma verdadeira situação de risco.

Por sua vez, quando o corpo entra em modo de luta ou fuga, ele passa a ser inundado com adrenalina e substâncias químicas cerebrais que induzem euforia, como endorfinas e dopamina, todas as quais podem fazer você se sentir como se estivesse pronto para enfrentar o mundo (ou pelo menos o Michael Myers e o infame boneco Chucky).

Homem vendo filmes de terror
Foto: Pixabay

Filmes de terror podem ajudar você a se preparar para o pior

De certo modo, os filmes de terror dão uma ideia de como as situações de risco de vida poderiam acontecer, o que pode fazer com que você se sinta mais preparado para o perigo real. Em suma, trata-se de aprender a prever o mundo ao seu redor.

Além de fornecer uma espécie de “manual”, assistir a filmes de terror pode ajudá-lo a praticar estratégias de enfrentamento. Pessoas que os assistem muito podem passar a ter uma certa noção de como lidar com a incerteza, o suspense e a ansiedade.

Recentemente, Coltan Scrivner, membro do Departamento de Desenvolvimento Humano Comparado da Universidade de Chicago, foi coautor de um estudo que ajudou a sugerir que fãs de terror mostraram ser mais resistentes e menos psicologicamente angustiados do que outras pessoas diante da pandemia de Covid-19, provavelmente por causa de suas habilidades de enfrentamento bem aprimoradas.

Foto: Pixabay

No fim das contas, eles também permitem que você explore seu próprio lado obscuro

Uma outra razão pela qual podemos nos sentir atraídos pelos filmes de terror pode estar ligada ao fato de que essas produções nos permitem explorar nossos lados mais sombrios. Através de um filme como “Carrie”, por exemplo, muitas pessoas podem se identificar com a garota sendo intimidada e atormentada na escola. Dessa forma, boa parte da audiência pode passar a torcer para que ela mate seus colegas de classe.

Identificar-se com o perpetrador de um filme de terror é uma interpretação classicamente freudiana. Na prática, muitas vezes não nos identificamos com a pessoa que está sendo agredida, mas com a pessoa que está praticando a agressão.

Leia Também: Como surgiu o mito de que os gatos pretos dão azar?
Leia Também: Qual a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti?

Obviamente, muitas pessoas teriam dificuldade em admitir isso, mas verdade seja dita, acho que isso já aconteceu com cada um de nós pelo menos uma vez na vida.

E você, também faz parte do grupo de pessoas que gostam de ver filmes de terror? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Comidas picantes

Por que comidas picantes podem causar diarreia?

Counter-Strike 1.6

12 curiosidades incríveis sobre a franquia Counter-Strike