no

Por que as abelhas picam?

Abelhas geralmente picam quando se sentem ameaçadas, mas é preciso tomar certos cuidados preventivos.

Por que as abelhas picam
Foto: Wikimedia Commons

Você já chegou perto de uma abelha? Obviamente, poucas pessoas parecem estar dispostas a correr o risco de chegar perto demais de uma criatura desse tipo, quanto mais tocar em uma, pois quando picam, as abelhas podem tirar toda a diversão de um belo dia!

Embora seja difícil estimar com precisão o número total de ataques provocados por abelhas a cada ano, a verdade é que qualquer picada desse inseto voador costuma ser muito dolorosa e pode ser bastante perigosa se você for propenso a certas reações alérgicas.

Felizmente, as abelhas que procuram pólen ou néctar longe da colmeia não tendem a picar. Ao longo deste artigo, veremos por que as abelhas picam.

Foto: PxHere

As abelhas picam para defender seus territórios

De um modo geral, as abelhas picam quando sentem que suas colmeias estão sofrendo ataques. Por conta disso, se você chegar perto de uma colmeia de abelhas, elas vão considerar esse tipo de ação uma ameaça e o atacarão ativamente. Assim que uma única abelha ataca, as outras poderão se juntar, dando origem a um verdadeiro festival de picadas dolorosas.

É importante deixar claro que somente as abelhas fêmeas têm ferrão. Tanto as operárias quanto as rainhas têm ferrões, mas as rainhas não saem de sua colmeia, então raramente surge alguma necessidade de usar as suas “armas de defesa”.

Quando uma abelha pica uma pessoa, seu ferrão farpado e afiado penetra na pele, injetando um veneno cientificamente denominado apitoxina. Quando preso na pele, o ferrão pode continuar a bombear o veneno para a vítima por dez ou mais minutos até que seja removido.

Na maioria dos casos, a extremidade farpada do ferrão fica presa na pele da vítima e arranca parte do trato digestivo, afastando nervos e músculos do abdômen. Na prática, isso faz com que a abelha morra logo após o ataque, pois seu ferrão está ligado ao trato digestivo, onde é produzido o veneno.

Algumas abelhas até podem sobreviver se a vítima em questão tiver a pele muito fina, fazendo com que o ferrão seja liberado facilmente, mas isso não é muito comum, visto que os ferrões evoluíram para furar e injetar a quantidade máxima de veneno. De fato, uma das principais diferenças entre vespas e abelhas é que apenas as abelhas morrem após os ataques contra mamíferos.

Foto: Pixabay

Quão perigosas são as picadas de abelha?

A resposta natural do corpo humano a uma picada de abelha pode ser bastante dolorosa e, para algumas pessoas, até ser mortal. Pessoas alérgicas podem sofrer de choque anafilático, por exemplo. Por isso, se você for alérgico e vier a ser picado por uma abelha, procure tratamento imediato. Por precaução, procure avisar as pessoas ao seu redor da sua condição e leve consigo epinefrina injetável, se puder.

Felizmente, é raro ser picado por abelhas. O principal perigo de ser picado por uma abelha tem a ver com o fato de que, quando isso ocorre, essas criaturas liberam feromônios que alertam outras abelhas operárias e podem fazer com que elas também ataquem.

Na maioria dos casos, a dor eventualmente desaparece após algumas horas. Os sintomas visíveis de uma picada de abelha incluem vermelhidão, ao mesmo tempo em que o veneno pode causar efeitos colaterais como náuseas e tonturas. Outros sintomas podem variar dependendo da quantidade de veneno que entra na vítima.

O sinal mais perigoso de uma reação alérgica a picadas de abelha é o inchaço dos tecidos faciais, da boca e da garganta, o que comumente resulta em dificuldade para engolir, ansiedade, pulsação rápida e queda acentuada da pressão arterial. Se você notar algum desses sinais após uma picada de abelha, procure atendimento médico de emergência.

Foto: Wikimedia Commons

O que fazer se você for picado por uma abelha

A primeira coisa a fazer se você for picado por uma abelha é remover o ferrão o mais rápido possível, tomando cuidado para não espremê-lo e injetar ainda mais toxinas no seu corpo. Basicamente, o atraso na retirada do ferrão resultará na liberação de mais veneno.

Alguns tratamentos naturais incluem lavar a área picada com água fria, aplicar gelo e colocar uma gota de pasta de dente ou bicarbonato de sódio úmido para resfriar a pele. Anéis de cebola ou até mesmo uma rodela de batata também podem ser aplicados na área picada para alívio rápido.

Leia Também: Por que os galos cantam ao amanhecer?
Leia Também: Por que as galinhas não voam tão bem como as outras aves?

Ainda assim, procure sempre optar por um anti-histamínico, se possível, e verifique se você pode tomar medicamentos como ibuprofeno ou paracetamol para o alívio da dor. Você também pode usar uma loção de calamina com um analgésico.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Galos cantam

Por que os galos cantam ao amanhecer?

Por que nem todos os elefantes têm presas?