no

Por que os galos cantam ao amanhecer?

De um modo geral, os galos cantam por questões que envolvem controle de território e acasalamento.

Galos cantam
Foto: Wikimedia Commons

Desde a infância, fomos ensinados que os galos cantam praticamente todos os dias ao amanhecer. No entanto, se você já criou esses animais, deve ter notado que os galos também podem cantar em outras horas do dia.

Ao longo deste artigo, explicaremos por que os galos cantam ao amanhecer, bem como outras vezes durante o dia, além de analisarmos a forma como esse som é produzido.

Galos cantam
Foto: Piqsels

Como os galos cantam?

Os galos são conhecidos por seu canto peculiar amplamente descrito pela onomatopeia “cocorocó”, com a qual acordam todos os seres vivos que dormem pacificamente pela manhã. Dito isto, você já se perguntou como é possível que eles produzam esse som?

Pois bem, os galos, assim como muitos outros pássaros, baseiam grande parte de sua comunicação no som. É por isso que eles produzem sons estridentes e um tanto complexos para se comunicar com outros pássaros e expressar suas necessidades e exigências. Eles fazem isso graças ao seu órgão vocal, a siringe, além dos músculos que a rodeiam.

Curiosamente, este é o mesmo órgão que permite que os papagaios falem como os humanos. Entretanto, a anatomia vocal dos galos difere de um humano, pois eles não têm laringe, como nós. Em vez disso, eles têm sua siringe no final da traqueia conectando-a aos dois brônquios por onde passa o ar que respiram.

Foto: PxHere

Tá, mas por que eles produzem esse som?

Agora que você já sabe como os galos são capazes de emitir seu chamado característico, certamente quer saber por que eles realizam esse comportamento. Bem, como você já sabe, as galinhas não emitem esse som. Este é um fato que devemos levar em conta, pois até mesmo os galos castrados também não produzem esse som.

Esse comportamento está, portanto, relacionado a um hormônio masculino que tem dois propósitos: atrair fêmeas para o acasalamento e desafiar o território de outro galo rival, segundo o EarthSky. Os galos também podem emitir este som como um aviso se tiverem detectado alguma ameaça no ambiente ao redor.

É importante deixar claro que os galos não são os únicos pássaros machos a serem altamente territoriais. Este é um comportamento comum visto em outros pássaros machos e até mesmo em espécies. de outras classes animais. Muitas criaturas produzem um determinado som ou têm um comportamento único para demarcar seu território e alertar forasteiros para ficarem longe de seu território e de sua família.

Foto: Public Domain Pictures

Quando os galos cantam?

Os galos podem cantar o dia todo, mas eles costumam concentrar seus cantos em determinados momentos, como por exemplo:

  • Amanhecer;
  • Meio-dia;
  • Meio da tarde;
  • Meia noite.

No entanto, essas aves são bastante conhecidas pelo ato de cantar pela manhã, mais especificamente quando os primeiros raios de sol aparecem ao amanhecer. Então, por que os galos promovem esse “espetáculo”?

Bem, de acordo com o National Geographic, os galos cantam pela manhã devido ao seu relógio biológico. Todos os pássaros cantam em um ciclo diário, sendo que quando os galos cantam ao amanhecer, eles estão defendendo seu território. Em suma, eles estão comunicando aos outros animais que estão acordados e alertas, de modo que se alguém invadir, eles vão atacar e defender seu território.

Muitas pessoas acreditam que os galos cantam porque veem o nascer do sol. Essa hipótese, no entanto, foi desmentida por um estudo feito pela Universidade de Nagoya, no Japão. Neste estudo, os pesquisadores testaram essas aves expondo-as dia e noite à luz artificial, de forma que elas não puderam distinguir entre o dia e a noite. Surpreendentemente, apesar das circunstâncias mencionadas, os galos continuaram a cantar pouco antes do nascer do sol de qualquer forma.

No fim das contas, isso significa que os galos realmente cantam de acordo com seu relógio biológico, independentemente de seu ambiente. Todos os animais têm seu próprio ciclo diário de atividades, conhecido como ritmos circadianos, que eles seguem com bastante precisão.

Leia Também: Por que os cavalos dormem em pé?
Leia Também: Por que as mulheres geralmente vivem mais que os homens?

Muitas pessoas também ouvem a cantoria dos galos durante a noite. Bem, em casos desse tipo, a resposta é semelhante: isso é devido ao seu relógio biológico e ao fato de que predadores podem aparecer no período noturno. Portanto, os galos querem alertar os invasores que estão alertas e irão atacá-los se eles se aproximarem de seu território.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Mulheres vivem mais

Por que as mulheres geralmente vivem mais que os homens?

Por que as abelhas picam

Por que as abelhas picam?