no

Por que as galinhas não voam tão bem como as outras aves?

De certo modo, as galinhas até podem voar, mas o seu voo costuma ser muito curto e atabalhoado por razões específicas.

Foto: Pixabay

As galinhas podem ter asas e penas fofas, mas são criaturas notoriamente ruins de voo, muitas vezes voando pelo ar por apenas alguns metros antes de pousar de forma esquisita. Dito isto, a pergunta que fica é: por que as galinhas não voam como as outras aves?

Na prática, o motivo de sua péssima habilidade de voo não é tão retórica quanto aquela piada da galinha que atravessou a rua. Em vez disso, as galinhas são péssimas voadoras por vários motivos, mais especificamente porque suas asas são muito pequenas e seus músculos de voo são muito grandes e pesados.

Galinhas voam
Foto: Reprodução/Youtube

Por que as galinhas não voam bem?

Obviamente, as galinhas até podem voar, mas o seu voo costuma ser muito curto e atabalhoado. Obviamente, existem algumas razões por trás disso. Primeiramente, como as galinhas domesticadas modernas têm corpos grandes e asas pequenas, elas são pesadas demais para se erguerem muito rapidamente. É por isso que galinhas menores costumam voar melhor, ainda que por distâncias curtas.

Além disso, o ancestral selvagem da galinha, o galo-banquiva, também não é um animal voador muito habilidoso. Nativa de florestas tropicais da Ásia, essa espécie empoleira-se em galhos de árvores baixas e busca alimentos no solo. Como seu estilo de vida consiste principalmente em forragear e voar somente de um galho de árvore para o outro, esses ancestrais das galinhas não precisam voar por longas distâncias.

As galinhas domésticas têm uma constituição semelhante à das aves selvagens, mas têm características ainda mais propícias a voo ruins. As galinhas, especialmente as raças produtoras de carne, foram criadas seletivamente para ostentar seios grandes. Como consequência, essa quantidade exagerada de músculos no frango torna-o pesado e evita que ele voe muito longe.

Galinhas voam
Foto: Pixabay

Quão alto elas podem voar?

Como foi dito anteriormente, só porque as galinhas não são voadoras frequentes, não significa que elas são totalmente incapazes de voar. Dependendo da raça, algumas galinhas podem atingir alturas de cerca de 3 metros.

No fim das contas, a questão a ser observada aqui é que por se tratar de um animal evolutivamente projetado para viver em uma selva densa onde as árvores estão próximas, sem falar que veio a ser domesticado para o consumo humano, a altura do seu voo pode até ser considerada razoável.

As galinhas das raças Araucana, Yokohama, Leghorn e La Fleche são especialmente conhecidas por serem boas voadoras. De um modo geral, a regra básica é que galinhas de raças menores e com peitoral menos musculoso tendem a voar relativamente bem.

Foto: Pixabay

Quão longe pode uma galinha voar?

Uma galinha de raça pequena pode atingir distâncias de até 15 metros. Na prática, isso significa que seus frangos até podem voar por cima de sua cerca e escapar de seu quintal, mas não se preocupe, pois é bastante improvável que eles cheguem muito longe antes de encontrar uma árvore ou arbusto para se instalar.

O voo mais longo registrado de uma galinha doméstica durou 13 segundos e alcançou uma distância de pouco mais de 90 metros. Pode não parecer muito, mas para uma ave tão ruim de voo, essa pode ser uma distância mais que necessária para encontrar vizinhos infelizes, cães furiosos ou estradas movimentadas.

Se você cria galinhas, lembre-se que essas criaturas voam ocasionalmente sobre cercas em busca de comida. Dito isto, certifique-se de que os dispensadores de comida e água fiquem sempre cheios e facilmente acessíveis.

Leia Também: Quantos frangos são abatidos por dia para o consumo humano?
Leia Também: Quantos ovos posso comer por dia?

Por último, não se esqueça que as galinhas voltam instintivamente para o galinheiro ao anoitecer. Então, se elas permanecerem em sua propriedade e fora de perigo ao empoleirar-se durante o dia em galhos de árvores ou estruturas de construção em geral, você pode considerar isso um comportamento inofensivo.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Quantos frangos são abatidos por dia para o consumo humano?

Por que os polvos não se enrolam nos próprios tentáculos?