Se você sente que não consegue fazer amigos ou luta constantemente contra uma certa sensação de solidão, saiba que não está sozinho. Para muitas pessoas, pode parecer difícil ou praticamente impossível fazer novas conexões, mas se você estiver disposto a se esforçar, certamente poderá construir novos relacionamentos.
Ao longo deste artigo, iremos analisar as possíveis razões pelas quais algumas pessoas têm muita dificuldade em fazer amigos, como isso pode afetar negativamente a saúde mental e como isso pode ser superado.
As principais razões pelas quais algumas pessoas não conseguem fazer amigos
De acordo com o Verywell Mind, um motivo muito comum para essa dificuldade é o fato de que muitas pessoas sentem um certo grau de ansiedade ao conhecer novas pessoas. Essa ansiedade costuma surgir a partir do medo de ser rejeitado ou julgado por outras pessoas.
Para alguns, essas preocupações podem interferir consideravelmente em sua capacidade de se conectar com os outros, afinal de contas, é bastante desafiador envolver-se em uma conversa quando nos sentimos nervosos ou inseguros. Consequentemente, esses sentimentos desagradáveis também podem nos encorajar a não fazer amigos.
Além disso, as pessoas podem exercer muita pressão sobre si mesmas para serem populares e ter vários amigos. No entanto, a verdade é que não é obrigatório ter uma legião de amigos; às vezes, basta um ou dois para colher todos os benefícios psicológicos que advêm de amizades profundas.
Da mesma forma, não se abrir para os outros também pode ser um problema. Para que duas pessoas se vejam como amigas íntimas, elas precisam saber coisas uma sobre a outra. Desse modo, se você não se abrir sobre você mesmo, seu amigo não se sentirá confortável em falar sobre ele.
Obviamente, ninguém precisa falar sobre algo excessivamente sensível que possa envergonhá-lo, mas compartilhar seus pensamentos e sentimentos sobre coisas que acontecem no seu dia a dia é um bom começo.
O impacto de não cultivar amizades na saúde mental
De um modo geral, amizades são importantes e, por serem tão cruciais para nosso bem-estar em geral, a falta de amigos pode prejudicar a saúde mental. De fato, alguns dos obstáculos psicológicos que podemos enfrentar quando nossas necessidades de apego não são atendidas incluem:
Falta de pertencimento: Encontrar e manter amizades próximas nos proporciona um sentimento de pertencimento, o que pode servir como um importante fator de proteção que nos ajuda a gerenciar o estresse;
Solidão: Uma sensação de apoio, muitas vezes encontrada em amizades íntimas, pode nos ajudar a lidar melhor com quaisquer desafios que surjam em nosso caminho. Por outro lado, a falta de apoio social adequado, que pode ser sentida por alguém sem amizades significativas, promove a solidão e o isolamento;
Problemas com a saúde mental: A solidão e o isolamento são fatores de risco significativos para inúmeros problemas de saúde mental porque somos seres sociais que desejam e precisam de vínculos estreitos e significativos com outras pessoas.
Como fazer amigos
Primeiramente, é importante tentar encontrar maneiras de ajudá-lo a se sentir confortável e à vontade enquanto faz novos amigos. Na prática, isso requer pensar criticamente sobre você e o tipo de ambiente que o faz se sentir mais confortável.
Você é alguém que se sente mais confortável com interações cara a cara ou alguém que se sente melhor com muitas pessoas por perto? As respostas para essas perguntas podem ajudar a colocá-lo em uma posição melhor para encontrar o ambiente certo para promover novas amizades.
Da mesma forma, pense em quais tipos de atividades o ajudam a sentir-se mais confiante sobre si mesmo. Por exemplo, há algum esporte ou atividade que você goste de praticar e que lhe dê uma sensação de confiança? Você tem um lugar que gosta de visitar ou com o qual está muito familiarizado?
Leia Também: Por que gostamos tanto de ver filmes de terror?
Leia Também: Por que comidas picantes podem causar diarreia?
É muito comum sentir-se nervoso ao fazer amigos, então procure maneiras de regular seus nervos amortecendo a experiência com elementos de conforto e familiaridade. Se ainda assim você se deparar com muitas dificuldades, considere consultar um terapeuta, pois esse profissional certamente ajudará na resolução dos problemas que você está enfrentando.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉