no

Por que achamos os cachorros tão fofos?

Tendemos achar os cachorros fofos por motivos que vão desde características que lembram crianças à liberação de hormônios no cérebro.

Os cães são um dos animais de estimação mais populares do mundo, de modo que muitos donos os consideram membros importantes da unidade familiar. De fato, apenas olhar para os nossos cachorros pode colocar um sorriso em nossos rostos, afinal, são animais muito fofos. Mas qual seria a explicação por trás disso?

Continua após a publicidade..

Neste artigo, você vai descobrir que tendemos achar os cachorros fofos por motivos que vão desde características que lembram crianças à liberação de hormônios no cérebro.

Achamos os cães fofos porque eles nos lembram dos bebês

por que achamos os cachorros tao fofos 1
Fonte: Pixabay

Com suas cabeças redondas, olhos grandes, focinho arrebitado, pelo macio e orelhas caídas, os cães simplesmente parecem muito atraentes para nós. Além disso, eles também se comportam de maneira cativante, com seus movimentos desajeitados e rabos abanando.

Em muitos aspectos, muitas dessas características (com exceção do rabo abanando, obviamente) também são muito semelhantes às de um bebê. Como explica o Washington Post, esta é outra coisa que nos faz sentir um pouco moles por dentro com relação aos cachorros.

Continua após a publicidade..

Na verdade, algumas pesquisas mostraram que, se olharmos para a foto de um bebê e para a foto de um cachorrinho, nosso cérebro responde da mesma maneira, inundando nosso corpo com substâncias químicas que nos fazem sentir bem, como analisaremos melhor no tópico seguinte.

Achamos os cachorros fofos especialmente quando eles estão vulneráveis

Cachorros fofos.
Fonte: Pixabay

De acordo com o The Conversation, esses produtos químicos, por sua vez, ajudam a nos deixar de bom humor e nos fazem sentir protetores, amorosos e – o mais importante – muito felizes. Isso pode explicar por que tantas pessoas procuram imagens de cachorros nas redes sociais, afinal, isso lhes dá uma dose diária de fofura.

Continua após a publicidade..

Não é apenas normal achar nossos “bebês peludos” fofos e envolventes, mas também é muito importante que os percebamos dessa maneira. Se encontrarmos algo considerado “fofo”, é muito mais provável que cuidemos dele. Coisas fofas geralmente são consideradas vulneráveis e carentes, assim como bebês. Isso é importante do ponto de vista da sobrevivência, e parece que quanto mais jovem é um cachorro, mais provável é que o achemos atraente.

Como mostra o The Atlantic, um estudo particularmente interessante demonstrou isso apresentando a um grupo de pessoas fotos de cachorros em diferentes idades e perguntando o quão fofos eles os consideravam. Curiosamente, descobriu-se que os filhotes eram mais atraentes entre oito e dez semanas de vida, exatamente quando suas mães os desmamavam e os encorajavam a ter uma maior independência. Em outras palavras, essa descoberta sugere que os filhotes são mais fofos quando estão mais vulneráveis.

Achamos nossos próprios cachorros os mais atraentes

por que achamos os cachorros tao fofos 3
Fonte: Pixabay

Embora os cachorros em geral sejam considerados fofos, parece que somos pré-programados para achar nossos próprios cães especialmente atraentes porque, muito rapidamente, eles se tornam uma parte importante da família. Na prática, damos nomes a eles, comemoramos seus aniversários e compartilhamos suas fotos como pais orgulhosos, o que aumenta ainda mais todo esse vínculo entre humanos e cães.

O forte vínculo de apego que se desenvolve entre os tutores e seus cães não é surpreendente quando você considera o que acontece quimicamente quando você interage com seu cão de estimação. Vários estudos mostraram que olhar e, em especial, acariciar nossos cães, faz com que nosso cérebro libere algo chamado oxitocina (às vezes conhecida como “o hormônio do amor”) na corrente sanguínea.

Todo esse “carinho químico” nos ajuda a nos sentirmos mais calmos e nos permite desenvolver um forte vínculo de afeto com nosso animal de estimação. Isso explica por que muitas vezes achamos nossos próprios cachorros muito mais fofos do que aqueles que não compartilham o mesmo teto conosco.

Leia Também: Por que ficamos tontos quando rodamos?
Leia Também: Como os gatos conseguem entrar em espaços tão pequenos?

Embora os cães esbanjem fofura há muito tempo, eles estão sendo criados deliberadamente por humanos para parecerem cada vez mais encantadores. Raças populares de hoje, como cockapoo e cavachon, ambas com aparência de ursinho de pelúcia, estão muito longe de seu ancestral, o lobo.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Relembre 5 Filmes Esquecidos da Disney

Relembre 5 Filmes Esquecidos da Disney

aswang zona curiosa 5

Aswang: Conheça a Lenda do Bizarro Monstro Filipino