no ,

Por que ficamos tontos quando rodamos?

Por mais estranho que possa parecer, o fato é que ficamos tontos por conta de um sistema incrível em nosso ouvido interno.

Se você já girou como um pião ou rolou ladeira abaixo, provavelmente já sentiu tontura ou vertigem. De fato, há pessoas que ficam tontas apenas se levantando rápido demais do sofá. Sendo assim, a pergunta que fica é: por que ficamos tontos quando rodamos ou fazemos certos movimentos bruscos?

Continua após a publicidade..

Por mais estranho que possa parecer à primeira vista, o fato é que um sistema incrível em seu ouvido interno é o grande responsável pela tontura vivenciada nesse tipo de situação, como veremos ao longo deste artigo.

O curioso papel do ouvido interno no equilíbrio

por que ficamos tontos quando rodamos 1
Fonte: Pexels

Na estrutura labiríntica dos seus ouvidos, existem três “canais semicirculares” dispostos em ângulos retos entre si, de modo que cada um detecta o movimento de sua cabeça ao longo de um eixo diferente. Na prática, todos os três colaboram para orientá-lo no espaço 3D.

Numa explicação básica, os canais se parecem com os tubos internos de uma roda de bicicleta, sendo que são esses tubos os responsáveis por informar ao cérebro quando você está se movendo e girando. Tais tubos são preenchidos com um fluido chamado ‘endolinfa’ e, quando você move a cabeça, o fluido presente nos tubos começa a se mover.

Continua após a publicidade..

Como explica o The Conversation, o fluido em movimento dobra os pelinhos no topo das células ciliadas que também estão no tubo. Quando esses pelos se dobram em uma direção, as células ficam excitadas e, consequentemente, enviam uma mensagem ao seu cérebro, dizendo que sua cabeça está se movendo naquela direção. Curiosamente, mover a cabeça também move os olhos, de modo que, quando você vira a cabeça em uma direção, seus olhos se movem na direção oposta.

De acordo com o LiveScience, a informação sobre a direção em que as células ciliadas estão se movendo a qualquer momento é transmitida ao cérebro por cerca de 20.000 fibras nervosas e é interpretada pelo cérebro como um sinal de movimento bastante específico. Entretanto, como veremos no tópico a seguir, há um efeito colateral por trás disso.

Continua após a publicidade..

A razão pela qual ficamos tontos quando rodamos

Por que ficamos tontos.
Fonte: Pixabay

Quando você fica rodando ao ponto de parecer um pião do Baú da Felicidade, esse movimento rotatório acaba movendo o fluido em um dos tubos. O fluido no tubo se move na mesma direção dos movimentos da sua cabeça e, se você girar muito rápido, o fluido em seu ouvido também se moverá muito rápido. Isso é o que acontece quando você começa a se sentir tonto.

Quando você para de girar, sua cabeça para de se mover, mas o fluido no tubo do órgão de equilíbrio continua girando. Então, agora seu cérebro pensa que você está girando na direção oposta. Na prática, isso é o que faz você se sentir tonto novamente.

Numa situação desse tipo, sua percepção tornou-se normalizada para a rotação de sua cabeça, dando a você a sensação de que está parado e que o mundo está girando ao seu redor.

Astronautas e mergulhadores ficam tontos com frequência

por que ficamos tontos quando rodamos 3
Fonte: Pexels

Frequentemente, os astronautas em órbita ficam tontos porque, sem a forte gravidade da Terra, eles estão “caindo” constantemente. Sabe aquela sensação de aperto no estômago quando o carro que você está atinge um buraco na estrada ou quando você experimenta um mergulho em um passeio de montanha-russa? Pois bem, imagine ter essa sensação o tempo todo!

Leia Também: Por que a voz muda quando choramos?
Leia Também: Por que os piratas bebiam rum?

Segundo o HowStuffWorks, como não há uma orientação clara da gravidade no espaço, os órgãos responsáveis pelo equilíbrio não funcionam da maneira como deveriam. Os mergulhadores também vivenciam uma experiência semelhante, pois a flutuabilidade afeta os órgãos da mesma forma que a falta de gravidade. Portanto, é fácil para um mergulhador ficar desorientado debaixo d’água e não saber qual é o caminho para cima ou para baixo sem outras pistas visuais.

É incrível como podemos ficar tontos tão facilmente, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Farmácias: Você Sabe Como Elas Surgiram?

Farmácias: Você Sabe Como Elas Surgiram?

Tite Vai Deixar a Seleção Brasileira?

Tite Vai Deixar a Seleção Brasileira?