O Natal está cada vez mais perto e pelo menos aqui na minha cidade as árvores de Natal já estão sendo montadas nos lugares mais movimentados da região. Desde pequeno sempre fui apaixonado pelo mês de dezembro, pelo simples fato de parecer uma época mágica: shoppings decorados, ruas decoradas, até nossas casas são decoradas. Por conta disso, minha curiosidade à respeito dessa época foi muito grande desde sempre também, afinal quem nunca parou para pensar o porque certas coisas no Natal são daquela maneira?
Bom, hoje iremos desvendar um dos maiores mistérios que poucas pessoas realmente param para pensar: O porquê da árvore de Natal ser um pinheiro, afinal existe alguma explicação ou só escolheram o pinheiro aleatoriamente? Bora lá descobrir!
Qual a origem da árvore de Natal?
Na antiguidade já era comum usarem árvores dentro de casa, porém nesta época o costume ainda não possuía nenhuma relação com a data de 25 de dezembro, afinal eram os Egípcios que traziam para dentro de suas casas árvores, com o intuito de decorar suas salas de estar durante o solstício inverno, onde simbolizam que ao final da estação o sol iria reaparecer e fazer com que as plantas ganhassem vida novamente.
Se formos analisar somente a árvore como um símbolo natalino, podemos ir para o ano 1500, onde as primeiras árvores começaram a ser coletadas com o intuito de comemorar o feriado cristão. Muitas pesquisas inclusive indicam que foi Martinho Lutero o grande responsável por fazer o pinheiro virar um símbolo do Natal. Afinal, naquela época os germânicos costumavam usar para decorar suas casas pequenas pirâmides de madeiras, com folhas de árvore, no entanto, após uma breve caminhada pela floresta, Lutero se deparou com uma bela vista: um pinheiro coberto de neve contra a luz das estrelas que brilhavam no céu.
Deslumbrado com o que havia visto, Martinho Lutero correu para casa e com alguns galhos de pinheiro, pedaços de algodão branco e velas, tentou reproduzir para sua família o pinheiro coberto de neve que havia visto à tão pouco na floresta. Mas engana-se quem pense que foi da noite para o dia que a moda de árvore de Natal se espalhou pela Europa, afinal foi só centenas de anos depois que o costume começou a ser propagado por outros países, até se tornar um símbolo mundial.
Tem um dia para se montar a árvore de Natal?
Pois é meus amigos, as tradições não param e está me pegou até de surpresa, afinal realmente existe uma época certa para se montar a árvore de Natal. Aqui no Brasil por exemplo é comum se montar a árvore no quarto domingo antes do Natal, ou seja, no final de Novembro/Início de Dezembro. Já em Portugal, a árvore começa a ser montada no dia 8 de dezembro, data conhecida por se comemorar a Imaculada Conceição. Por fim, nos Estados Unidos da América é costume se montar a árvore de natal após o Dia de Ação de Graças, que acontece na 4ª quinta-feira do mês de Novembro.
Vale lembrar que não é aconselhado se montar a árvore tudo de uma vez, mas sim ir montado ela aos poucos, tendo seus preparativos finais colocados a partir do dia 17 de dezembro. Já sua desmontagem só acontece no dia 06 de janeiro, data está em que é comemorado o Dia de Reis, em alusão à chegada dos reis magos à Belém após o nascimento de Jesus Cristo.
Depois dessa, alguém tem que avisar o prefeito da minha cidade, afinal as árvores de Natal começaram a ser montadas por aqui no final de Outubro… Baita quebra de tradição, ein!
Leia Também: Confira os melhores filmes para se assistir no Natal!
Leia Também: Por que as cores do natal são verde e vermelho?
Mas e aí, o que você achou da curiosidade? Já sabia que o pinheiro virou símbolo do Natal por conta de Martinho Lutero? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar para um amigo!