no ,

Por que vermelho e verde são as cores do Natal?

Cores do Natal surgiram em meio a tradições religiosas e culturais, mas acabaram sendo solidificadas pelo comercialismo.

Talvez você nunca tenha pensado muito no assunto, mas o fato é que cada data comemorativa tem seu esquema de cores clássico. As decorações de Halloween, por exemplo, geralmente apresentam detalhes em laranja e preto; o Dia dos Namorados, por sua vez, é conhecido pelos corações vermelhos e rosados; já quando nos aproximamos do Natal, o mundo brilha com tons de vermelho e verde.

Continua após a publicidade..

De um modo geral, a sociedade ocidental costuma associar o Natal a esta clássica combinação de cores. Aceitamos o verde e o vermelho como as cores mais festivas para decorar tudo, de casas a árvores de plástico. No entanto, fazemos isso sem qualquer indício de questionamento.

Todo mundo já sabe que vermelho e verde formam um lindo par, mas como se tornaram as cores oficiais do Natal? Pois bem, é isso o que iremos abordar ao longo deste artigo!

por que vermelho e verde sao as cores do natal 1
Foto: pxfuel

O antigo simbolismo da combinação clássica de cores do Natal

Pouca gente sabe, mas essa associação do verde e do vermelho com as cores do Natal começou há séculos, quando essas mesmas cores eram usadas para comemorar um feriado específico dos povos celtas.

Continua após a publicidade..

Os antigos celtas reverenciavam as plantas de azevinho de cores vermelha e verde por serem perenes, ao mesmo tempo em que acreditavam que o azevinho tinha o poder de manter a beleza da Terra durante o inverno. Então, quando os celtas e os povos de outras culturas semelhantes celebravam o solstício de inverno, eles decoravam suas moradias com azevinho para trazer proteção e boa sorte para suas famílias no ano seguinte.

A tradição de combinar tons vermelhos e verdes continuou no século 14, quando essas cores passaram a ser usadas para pintar telas medievais que serviam como divisórias instaladas nas igrejas para separar a congregação do padre e do altar.

Continua após a publicidade..

O Dr. Spike Bucklow, um cientista pesquisador da Universidade de Cambridge, especula que essa fronteira física pode ter influenciado os vitorianos a associarem tais cores a uma fronteira diferente que marca o fim do ano antigo e o início de um novo no Natal.

Cores do Natal
Foto: pxfuel

A consolidação das cores do Natal moderno

No Natal moderno, a cor vermelha é usada em muitas celebrações natalinas para representar o sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus. Enquanto isso, a cor verde significa a luz e a vida eterna.

Apesar da influência de todas essas tradições religiosas significativas, há uma pessoa específica a quem devemos agradecer por sacramentar o vermelho e o verde como as cores do Natal moderno: Haddon Sundblom. Não sabe quem foi esse homem? Pois bem, ele foi o cara que a Coca-Cola contratou para desenhar o Papai Noel para os anúncios da empresa.

Até aquele ponto, as interpretações artísticas do Papai Noel eram bastante inconsistentes. O Bom Velhinho era retratado como um cara de aparência magricela, mas sem uma face concreta. Além disso, suas vestes variavam entre o azul, o verde e o marrom. Então, Sundblom optou por torná-lo mais gordo e alegre, passando a utilizar vestes vermelhas, a mesma cor do logotipo da Coca-Cola.

Como Arielle Eckstut, co-autora do livro “Secret Language of Color”, disse à NPR, essa decisão criativa fez toda a diferença para a concepção moderna das cores do Natal. Na prática, os anúncios da Coca-Cola cresceram em popularidade a partir da metade do século passado e as pessoas logo passaram a conhecer o Papai Noel de Sundblom como “o verdadeiro”.

Com tudo isso em jogo, houve uma solidificação da concepção coletiva do vermelho das vestes do Papai Noel com o verde das árvores natalinas. Essa imagem, como todos já sabemos, permanece até os dias de hoje.

Cores do Natal
Foto: pxfuel

Uma palavra final

No fim das contas, parece que a história de como o vermelho e o verde passaram a simbolizar o Natal é muito parecida com a celebração em si: embora tenha surgido em meio a tradições religiosas e culturais, ela foi consolidada pelo comercialismo.

A estrela do Natal, por sua vez, simboliza a estrela de Belém, que segundo a história bíblica, guiou os três reis magos ao menino Jesus. A estrela é também o sinal celestial de uma profecia cumprida há muito tempo e representa a esperança que brilha para a humanidade.

A vela também é um símbolo que representa a estrela de Belém. De fato, antes do surgimento das luzes elétricas para as árvores de Natal, as famílias já usavam velas para iluminar as árvores.

Leia Também: Por que os urubus não ficam doentes quando comem carne podre?
Leia Também: Por que o rugido dos leões é tão alto?

Por último, não podemos nos esquecer dos sinos, usados simbolicamente para anunciar a chegada de um novo tempo e para anunciar o nascimento de Jesus. Curiosamente, os sinos também podem ser rastreados desde as celebrações pagãs de inverno, onde eram usados para expulsar os espíritos malignos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Tupperware

12 curiosidades incríveis sobre a Tupperware

Espinhos das rosas

Por que as rosas têm espinhos?