Ao longo de nossa vida, nos deparamos com vários tipos de talheres para consumir os mais diversos alimentos. No entanto, você já parou para pensar que estes talheres podem chegar a influenciar o sabor dos alimentos que consumimos?
Pois bem, ao longo deste artigo, você vai descobrir que tem estudo comprovando que características como tamanho, peso, formato e cor dos talheres podem afetar a nossa percepção de sabor dos alimentos.
Como os talheres podem afetar o sabor dos alimentos?
Aparentemente, comer com uma colher de prata pode tornar a comida mais saborosa. Quem diz isso é um grupo de pesquisadores que têm estudado como talheres, pratos e outros acessórios para refeições podem alterar nossa percepção do paladar.
O trabalho mais recente neste campo, que foi publicado na revista Flavor, examina como colheres, facas e outros utensílios que usamos para levar a comida à boca podem fornecer uma espécie de “tempero mental” durante uma refeição. Durante o estudo, mais de cem pessoas participaram de três experimentos que examinaram a influência do peso, da cor e da forma dos talheres no paladar.
Os pesquisadores descobriram que o tipo específico dos talheres promovia um impacto no sabor da comida. Por exemplo, a comida aparenta ficar mais doce quando é servida em colheres que são tradicionalmente usadas para servir sobremesas.
O contraste de cor também foi um fator importante, visto que o iogurte branco comido com uma colher branca foi classificado como mais doce do que o mesmo iogurte branco consumido com uma colher preta. Da mesma forma, quando os participantes receberam amostras de queijo em diversos tipos de talheres, eles descobriram que o queijo servido na faca parecia apresentar um gosto mais salgado.
Por que isso acontece?
As alterações nas percepções do paladar não são necessariamente o resultado direto do uso dos talheres em si, mas das associações mentais que trazemos para as nossas refeições. De um modo geral, os talheres de prata são mais comumente associados a alimentos de alta qualidade em nossas experiências anteriores de alimentação, por exemplo.
Nos últimos anos, psicólogos descobriram que até a cor e o formato dos pratos podem ter um impacto na experiência alimentar. Estudos descobriram, por exemplo, que as pessoas tendem a comer menos quando seus pratos têm cores nítidas em contraste com a comida e que as bebidas matam a sede mais rápido quando são consumidas em um copo com uma cor “fria”, como o azul.
Tenha em mente que a forma como degustamos qualquer comida é uma experiência multissensorial que envolve a sensação da comida em nossas bocas, o aroma e o deleite de nossos olhos. Desse modo, antes mesmo de colocarmos comida em nossa boca, nosso cérebro já faz um julgamento prévio a respeito da refeição, o que afeta nossa experiência geral.
Uma palavra final
Vale destacar que esse tipo de pesquisa não possui raízes unicamente acadêmicas. Até mesmo as próprias empresas alimentícias usam esses estudos para tentar definir a melhor forma de embalar seus produtos e promover a melhor experiência possível aos consumidores.
Leia Também: Para que servem as nossas unhas?
Leia Também: Por que os telefones via satélite nunca se tornaram populares?
Além disso, em um mundo onde os chefs modernistas já prestam muita atenção em como os alimentos são dispostos visualmente no prato, a disposição dos talheres também parece apresentar uma nova perspectiva para jantares finos.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉