no

Para que servem as nossas unhas?

Embora sejam comumente ignoradas, as unhas fornecem proteção e ajudam a manter uma forte pegada em torno dos objetos.

Foto: Pixabay

Muitas vezes nós apreciamos as garras afiadas dos leões ou como as garras de uma águia podem capturar presas facilmente, mas raramente admiramos nossas próprias unhas. As unhas humanas não parecem ter muito propósito, a menos que seja para aliviar uma coceira ou quando você precisa descascar algo. No entanto, a verdade é que elas são mais importantes do que parecem

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que as unhas têm propósitos e são até parte da razão da destreza de nossas mãos.

Unhas das mãos
Foto: Pixabay

Compreendendo a essência da unha humana

Os seres humanos são distintos de outros animais em muitos aspectos (capacidade cognitiva, falta de pelos, polegar opositor, etc) mas ter unhas não é um deles. Os primatas também têm unhas e dedos parecidos com os nossos, sem falar que mamíferos, pássaros e répteis têm características semelhantes, como garras.

Tanto as garras dos animais quanto as nossas unhas são feitas de uma proteína chamada queratina. Esta é a mesma proteína que compõe seus fios de cabelo, os chifres de vacas e os cascos de cavalos, zebras, touros e outros animais ungulados.

As células da matriz (chamadas queratinócitos) produzem a proteína queratina que forma unha. A unha real é, portanto, composta por camadas de células mortas compactadas, juntamente com a queratina, o que a torna forte e rígida, embora permaneça flexível.

Curiosamente, à medida que a unha cresce e sai da pele, as células que ela contém morrem. É exatamente por conta disso que aparar as unhas não dói, sendo que o mesmo se aplica ao cabelo.

Foto: Pixabay

As principais funções das unhas das mãos

De acordo com o Healthline, as unhas das mãos servem principalmente como cobertura para a superfície superior dos dedos e oferecem um certo grau de proteção. De certo modo, elas são bastante semelhantes às garras encontradas em animais arbóreos. Os primatas, por exemplo, têm dedos largos e unhas que os ajudam a sustentá-los em árvores.

Acredita-se também que as unhas também permitiram que os primeiros humanos começassem a empunhar ferramentas. Os primeiros Homo sapiens começaram a usar ferramentas de pedra há cerca de 2,5 milhões de anos.

Além disso, cada unha aumenta a sensibilidade do dedo agindo como uma força contrária quando a polpa do dedo toca um objeto. A rígida cobertura externa das unhas torna nossa pegada ao redor dos objetos muito mais firme e precisa. É por isso que podemos pegar facilmente até mesmo coisas pequenas como parafusos, agulhas, amendoins, etc.

Por último, também não podemos esquecer que as unhas das mãos nos permitem descascar frutas como banana, laranja e limão com facilidade. Elas também ajudam em certas ações de corte ou raspagem e atuam como empunhaduras de precisão estendidas para os dedos.

Unhas dos pés
Foto: Pixabay

E as unhas dos pés?

A ponta dos dedos dos pés está constantemente sujeita a lesões. Por conta disso, a camada da unha no dedo do pé serve como uma capa protetora que tem como objetivo evitar lesões e infecções. Na prática, a cobertura rígida das unhas dos pés protege e fortalece a densa rede de vasos sanguíneos, músculos e carne logo abaixo.

Leia Também: Além de provocar nojo, cabelo na comida pode fazer mal à saúde?
Leia Também: As fezes dos pássaros podem danificar as pinturas dos carros?

Pouca gente sabe, mas as unhas dos pés também exercem contrapressão sobre os dedos dos pés, o que nos ajuda a manter o equilíbrio durante as caminhadas e melhora nossa consciência espacial. Ou seja, as unhas são mais importantes do que parecem.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Fezes de pássaros em carro

As fezes dos pássaros podem danificar a pintura dos carros?

Linhas das bolas de basquete

Para que servem as linhas pretas das bolas de basquete?