no ,

Os ninjas realmente usavam roupas pretas?

Apesar da ideia de que os ninjas usavam roupas pretas ter sido muito difundida, os trajes reais desses mercenários eram outros.

Roupas pretas de ninjas
Foto: Pixabay

Quando pensamos nos ninjas, geralmente imaginamos homens vestidos com trajes escuros que silenciosamente se aproximavam de seus alvos para efetuar um ataque certeiro. Mas, você já parou para pensar se os ninjas realmente usavam roupas pretas?

Bem, a verdade é que não sabemos com certeza, mas alguns fatos históricos e até mesmo o bom senso sugerem justamente o contrário. No entanto, para entender isso da melhor forma, precisamos definir quem eram os ninjas e quais eram suas funções.

Foto: Wikimedia Commons

Quem realmente eram os ninjas?

Historicamente falando, os ninjas (shinobi) eram mercenários com especialidades em espionagem e assassinato que operavam no Japão feudal. Segundo o ThoughtCo, há evidências que sugerem que os ninjas já existiam no século 11, mas o pico da atividade ninja ocorreu durante os séculos 15, 16 e 17.

O período Sengoku, foi uma época de agitação e instabilidade política e econômica no Japão, com líderes regionais constantemente entrando em guerra uns contra os outros. Muitas das artes shinobi surgiram durante esse tempo na província de Iga e nos arredores da vila de Koga.

Em meados do século 18, um período da história japonesa conhecido como “Restauração Meiji”, os ninjas já desfrutavam um pleno status de folclore. Desde então, histórias e lendas de aventuras ninja aumentaram continuamente com a exposição dessa cultura ao hemisfério ocidental.

Roupas pretas de ninjas
Foto: Pixabay

Os ninjas usavam roupas pretas?

A “fantasia ninja” de cor preta que praticamente todas as pessoas têm em mente é conhecida como shinobi shōzoku. O problema é que a noção moderna desse traje também é quase inteiramente uma invenção dos filmes de artes marciais.

Embora haja algumas evidências que sugerem os ninjas até podem ter usado roupas escuras em situações específicas, seja para agir no escuro ou para esconder manchas de sangue (neste caso a lógica é que um lutador que não parece sangrar ou receber dano de ataques tende a parecer mais forte para os inimigos), a ideia de um ninja todo encapuzado e vestido de preto não passa de um mito.

Tenha em mente que uma roupa toda preta atrairia ainda mais a atenção para um ninja que estivesse tentando ficar escondido em um lugar público durante o dia. Os ninjas não queriam se destacar na multidão, eles queriam se misturar com a multidão. Para fazer isso, eles tinham que se parecer com pessoas comuns, pois a execução de seus trabalhos exigia total discrição.

Trajes de monges eram comumente usados como disfarces. (Foto: Wikimedia Commons)

Então, se as roupas dos ninjas não são historicamente precisas, o que eles realmente vestiam?

Basicamente, as mesmas roupas que todas as outras pessoas da época usavam. A arte ninja era a arte do engano, então os ninjas normalmente se vestiam como civis comuns. Os disfarces mais usados incluíam trajes de artistas, mercadores, padres e monges, classes que normalmente teriam uma desculpa para viajar por áreas onde os camponeses aleatórios não costumavam colocar seus pés.

Yamabushi, uma seita de eremitas religiosos, costumava ser capaz de cruzar as fronteiras sem problemas, o que fazia com que seus trajes fossem uma escolha interessante para os ninjas. As vestes dos sacerdotes também tornavam mais fácil esconder as armas dos ninjas, sem falar que o capacete em forma de cesta dos monges komusou fornecia ótimos disfarces faciais.

Ainda assim, os ninjas poderiam usar armaduras ocultas se esperassem entrar em uma luta. Não havia nenhum “uniforme ninja”, mas muitos deles parecem ter usado peças semelhantes de armaduras e equipamentos comumente usados por samurais por baixo de um disfarce.

Leia Também: Por que os orientais utilizam pauzinhos para comer e não garfo e faca?
Leia Também: Por que os touros se irritam com a cor vermelha?

Outras peças menos volumosas de armadura de samurais também podem ter se mostrado úteis para os ninjas. O suneate (caneleira apertada feita de tecido e tiras de ferro) e o kote (braçadeira de metal para proteger os antebraços) são itens que servem como bons exemplos disso.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que os orientais utilizam pauzinhos para comer?

Carta curinga

Como surgiu e para que serve a carta curinga no baralho?