no

Os cães se cansam de latir?

Se o seu cachorro não para de latir, você deve estar se perguntando: os cães não se cansam em meio a tantos latidos?

Todos os cachorros costumam latir. É um comportamento que vem tão naturalmente para eles quanto falar para os humanos. É assim que eles compartilham informações com outros cães, comunicam suas necessidades aos humanos e expressam sentimentos como medo e empolgação. Alguns deles, no entanto, latem muito. De fato, o latido excessivo é uma razão comum pela qual os cães são entregues a abrigos de animais.

Continua após a publicidade..

Se o seu cachorro não para de latir, você deve estar se perguntando: os cães não se cansam em meio a tantos latidos? E mais importante, é possível conter esse comportamento? Pois bem, são estas as questões que serão abordadas ao longo deste artigo.

Os cães se cansam quando latem?

os caes se cansam de latir 1
Fonte: Pixabay

Mesmo que pareça que seu cão simplesmente não para de latir, os cães eventualmente param se ficarem fisicamente exaustos ou se suas necessidades estiverem sendo atendidas.

Como explica o Great Pet Care, tudo o que os cães fazem (incluindo latir) é feito por uma razão. Se eles estão fazendo isso porque se sentem ameaçados, é provável que experimentem alguns efeitos da adrenalina, que podem dar a eles um impulso extra de energia, mas que tende a durar um tempo limitado. Dessa forma, a energia usada pode cansar o animal após uma sequência de latidos.

Continua após a publicidade..

Vale destacar que reforçar o latido de um cachorro (ou qualquer comportamento) apenas incentiva o animal e causa mais disso. Por exemplo, se um cachorro está latindo para uma pessoa no quintal e a pessoa continua andando, o cão pode interpretar isso como uma ameaça e é provável que o latido continue.

Além disso, fatores internos, como níveis de ansiedade, também podem desempenhar um papel na perpetuação do latido. Por outro lado, cães que percebem que latir não terão o resultado pretendido ou cujas necessidades estão sendo atendidas, tendem a parar com os latidos.

Continua após a publicidade..

Por quanto tempo um cão pode latir?

os caes se cansam de latir 2
Fonte: Pixabay

Se você gostaria de adotar um cachorro, mas tem aversão a latidos frequentes, pode ser interessante buscar saber mais sobre a raça que está considerando. Algumas raças de cães, incluindo Beagles, Chihuahua e Lulu da Pomerânia, são “falantes” notórios.

Obviamente, até mesmo dentro da raça, haverá indivíduos mais ou menos falantes, mas é importante observar que o latido é uma predisposição em certos tipos de cães. Portanto, os tutores terão que reservar mais tempo para gerenciar os indivíduos dessas raças e treiná-los para ficarem quietos e evitar que o latido se torne problemático.

O tipo de “trabalho” para o qual um cão foi criado também pode contribuir para o latido excessivo. Por exemplo, um cão de caça, que foi especificamente criado para vocalizar durante a caçada, provavelmente será mais vocal. Por outro lado, algumas raças, como São Bernardo e Basenji, não latem muito. Estes últimos realmente não latem (eles uivam, gritam e até cantam), o que pode ser atribuído a uma diferença anatômica na laringe.

Como parar um cachorro de latir?

os caes se cansam de latir 3
Fonte: Pixabay

Assim como não existe uma única causa para explicar o latido, também não existe uma solução universal para isso. Atender às necessidades dos cães, praticar proativamente o manejo ambiental e ensinar a esses animais o que gostaríamos que eles fizessem em situações em que provavelmente latiriam são as peças do quebra-cabeça.

Ainda assim, tenha em mente que o latido excessivo às vezes pode indicar uma condição médica ou comportamental subjacente. Este seria um ótimo momento para uma visita veterinária para garantir que o animal não esteja passando por um novo problema médico que possa contribuir para uma mudança comportamental, como mudanças na visão ou na audição. Em alguns casos, o veterinário pode recomendar consultar um especialista em comportamento canino.

Procure maneiras de evitar ou impedir o latido. Por exemplo, se o cachorro estiver latindo através de uma cerca de arame para as pessoas que estão passando, considere colocar algo na cerca para bloquear a visão ou impedir o acesso do cachorro a essa parte da cerca.

Leia Também: Como os cachorros pegam pulgas?
Leia Também: Por que os gatos lambem as patas depois de comer?

Em seguida, encontre maneiras de substituir o comportamento. Por exemplo, se o cachorro está latindo quando os vizinhos chegam do trabalho, ele pode receber um brinquedo interativo de longa duração antes desse horário, para que se ocupe com isso em vez de latir.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Borboletas no Estômago: O Que São e O Que Causa?

Borboletas no Estômago: O Que São e O Que Causa?

Sistema Imunológico: O Que É e O Que Faz?

Sistema Imunológico: O Que É e O Que Faz?