no

Por que os gatos lambem as patas depois de comer?

Curiosamente, mesmo que não tenham tocado em nenhum alimento com as patas, todos os gatos tendem a fazer isso.

Os gatos são animais exigentes e se limpam várias vezes ao dia. No entanto, se você prestar atenção, certamente irá notar que essas criaturinhas peludas lambem as patas dianteiras após cada refeição. Mesmo que não tenham tocado em nenhum alimento com as patas, todos os bichanos tendem a fazer isso. Mas por quê?

Continua após a publicidade..

Neste artigo, você vai descobrir que a higiene relacionada à alimentação dos gatos pode ser uma espécie de retrocesso aos rituais de caça de presas na natureza.

A razão pela qual os gatos lambem as patas depois de comer

por que os gatos lambem as patas depois de comer 1
Fonte: Pexels

Os gatos podem se limpar por vários motivos. No caso da comida de gato, especialmente se estiver molhada, ela pode espirrar partículas e deixar óleos e cheiros de comida ao redor da boca, nos bigodes, no focinho ou até mesmo nas patas dianteiras dos bichanos. Como para muitos gatos a limpeza geral é bastante importante, essas partículas de comida não pertencem lá e, portanto, devem ser removidas.

Como explica o The Spruce Pets, a língua felina possui superfícies ásperas que podem pentear e separar cada faixa de pelos enquanto também distribui a saliva para soltar as partículas de sujeira. Embora os gatos sejam extremamente flexíveis, existem algumas áreas do corpo que suas línguas simplesmente não conseguem alcançar, incluindo suas orelhas, parte superior do rosto, parte de trás da cabeça e a área ao redor da boca e da mandíbula. Para esses locais, eles usam uma pata dianteira como uma espécie de “pano de limpeza”.

Continua após a publicidade..

Para realizar esse tipo de “serviço”, os gatos umedecem a pata lambendo-a e, em seguida, usam a mesma pata para limpar a área a ser limpa. Eles podem realizar este mesmo ritual de ablução várias vezes em cada área a ser limpa. Por fim, quando terminarem, eles limparão o próprio pé que recolheu a sujeira.

Lamber as patas excessivamente pode indicar algum problema

por que os gatos lambem as patas depois de comer 2
Fonte: Pexels

Os donos de gatos sabem que esse procedimento de limpeza é calmante e reconfortante para qualquer bichano. Mas, assim como nós, os gatos podem sofrer de um leve desconforto estomacal depois de comer um alimento levemente irritante ou indutor de alergia.

Continua após a publicidade..

Se o seu animal de estimação costuma se escovar excessivamente na hora das refeições, você pode tentar gravar um vídeo e apresentá-lo ao seu veterinário. Às vezes, a limpeza excessiva pode indicar desconforto, daí a necessidade de consultar um especialista na área.

Muitos gatos com alergias alimentares terão vômitos ao longo da vida. No entanto, o ato de vomitar não é normal entre os gatos, a menos que seja uma bola de pelo ocasional. Sendo assim, o vômito deve ser devidamente examinado por um veterinário.

Uma palavra final

por que os gatos lambem as patas depois de comer 3
Fonte: Pexels

Como todas as espécies de caça, os gatos foram feitos para comer presas caçadas e ocasionalmente matéria vegetal fresca para obter vitaminas, fibras e minerais. Dito isto, é altamente recomendável discutir dietas com o veterinário do seu gato e lembrar de prestar atenção a qualquer sinal de desconforto para promover o melhor atendimento ao seu amigo peludo.

Leia Também: Por que achamos os cachorros tão fofos?
Leia Também: Por que os cactos têm espinhos?

Na próxima vez que seu gato comer, observe-o atentamente e você testemunhará toda a operação de limpeza das patas pós-refeição. De certo modo, lavar a louça depois de comer é outro bom hábito que nós, humanos, podemos aprender com os gatos!

Seu gato também costuma lamber as patas depois de comer? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

As 7 Melhores Curiosidades Sobre o Futebol

As 7 Melhores Curiosidades Sobre o Futebol

TikTok: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Aplicativo

TikTok: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Aplicativo