As Seleções já começaram a entrar em campo na Copa do Mundo e o VAR já se tornou um dos assuntos mais comentados do momento. Se você é acompanha o futebol, com toda certeza já ouviu falar sobre o VAR e inclusive já deve ter comentado bastante sobre ele, não é mesmo?
Bom, mas caso você seja o tipo de pessoa que já ouviu falar, mas não sabe o que significa ou como funciona, pode ficar tranquilo, pois te explicaremos tudo agora mesmo.
O Que é VAR?
O Video Assistant Referee (árbitro assistente de vídeo) ou VAR para o mais familiarizados, nada mais é do que uma ferramenta de apoio para os árbitros. Esse sistema envolve o uso de tecnologia para revisar as decisões tomadas pelos árbitros da partida. De acordo com a FIFA:
O uso de vídeo arbitragem (VMOs) no futebol foi incluído na edição 2018/2019 das Leis do Jogo e foi utilizado com sucesso na Copa do Mundo da FIFA 2018™. Desde então, o sistema foi implementado em mais de 100 competições em todo o mundo.
Desde que foi implantado no futebol, o VAR é alvo de polêmicas. A comunidade global do futebol debateu os prós e os contras do uso da tecnologia para auxiliar na tomada de decisões durante as partidas, e a introdução do VAR nos últimos anos gerou uma reação mista em todo o jogo.
Existem quatro situações em que os árbitros assistentes de vídeo podem ser usados durante uma partida de futebol. O VAR pode auxiliar o árbitro somente quando ocorrer um erro claro e óbvio ou incidente grave não percebido em relação ao seguinte:
Gols e infrações que levaram a um gol
Decisões de penalidade e infrações que conduzem a uma decisão de penalidade
Incidentes de cartão vermelho direto apenas (não segundo cartão amarelo/advertência)
Identidade equivocada
Como Funciona o VAR?
A Copa do Mundo deste ano é apenas a segunda edição do torneio a usar essa ferramento, após sua estreia na Rússia quatro anos atrás. Um total de 36 árbitros, 69 assistentes e 24 árbitros de vídeo se encarregarão das 64 partidas da Copa do Mundo, com todas as seis confederações da FIFA representadas. Segundo a FIFA:
Ao longo de uma partida, a equipe de árbitros assistentes de vídeo verifica constantemente erros claros e óbvios relacionados a essas quatro situações que mudam a partida. A equipe VAR se comunica com o árbitro apenas para erros claros e óbvios ou incidentes graves perdidos.
Leia Também: Dia de Jogo do Brasil é Feriado?
Leia Também: Por que as seleções de futebol não têm patrocínios na camisa?
Na Copa deste ano, o equipe de árbitros assistentes de vídeo apoia o árbitro de uma sala de operação de vídeo centralizada (VOR) localizada em Doha, Catar. Todos os feeds de câmera da emissora host dos oito estádios são fornecidos ao VOR por meio de uma rede de fibra óptica. O árbitro em campo em cada estádio fala com a equipe VAR por meio de um sofisticado sistema de rádio conectado por fibra.
Já conhecia o VAR? Não esquece de compartilhar esse post!