Você sempre teve facilidade de inspecionar cargas e mercadorias? Possui boas habilidades de organização? Se a sua resposta for um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de inspetor de cargas!
Um inspetor de cargas inspeciona, gerencia e documenta as remessas de cargas e verifica se o seu conteúdo está de acordo com as regulamentações locais, nacionais ou internacionais. Alguns inspetores de carga trabalham apenas com um tipo específico de carga (como automóveis, por exemplo) enquanto outros trabalham com uma variedade de tipos de remessa.
Os inspetores de cargas também são responsáveis pelo posicionamento, amortecimento, contenção e balanceamento adequado das mercadorias no transporte. Aviões, trens ou navios com cargas irregulares rapidamente se tornam instáveis, o que pode resultar em danos estruturais capazes de levar a um acidente grave.
Se algo de errado ocorrer com as mercadorias, a transportadora deve indenizar o cliente pelos itens perdidos, o que pode significar um pagamento milionário. Compreensivelmente, isso é algo que qualquer empresa de cargas deseja evitar.
Como é a rotina de trabalho de um inspetor de cargas?
Os inspetores de cargas cumprem uma variedade de funções relacionadas ao transporte, importação e exportação de produtos. As remessas de mercadorias são regidas por uma extensa lista de regulamentos projetados para manter cada remessa segura e sem danos, além de promover a segurança de todos que a manuseiam.
O não cumprimento de quaisquer regulamentos com as mercadorias pode resultar em penalidades severas para a empresa de frete e, possivelmente, para a pessoa ou organização que é dona da remessa. Consequentemente, as empresas de transporte são motivadas a contratar inspetores meticulosos e motivados que são capazes de atuar de acordo com as leis exigidas.
Vale destacar que nem todos os inspetores de cargas trabalham para empresas de transporte. Alguns são empregados por companhias aéreas, serviços de cargueiros marítimos e empresas ferroviárias. Esses indivíduos realizam muitas das mesmas tarefas que suas contrapartes mencionadas, mas algumas vezes também devem realizar tipos adicionais de inspeções.
Animais vivos, por exemplo, não podem ser transportados em aeronaves de carga não pressurizadas porque os níveis de oxigênio ambiente na altitude de cruzeiro do avião tendem a ser muito baixos. Por conta disso, os inspetores de frete das companhias aéreas devem examinar todos os manifestos de carga e realocar qualquer coisa com conteúdo vivo.
Além disso, esses inspetores devem inspecionar quaisquer embalagens ou caixotes de aparência suspeita, a fim de identificar qualquer carga com uma lista de conteúdo enganosa.
Como é o ambiente de trabalho desse profissional?
Os inspetores de cargas podem trabalhar para transportadoras, companhias aéreas, ferrovias, empresas de transporte rodoviário ou para qualquer empresa que despacha e recebe uma grande quantidade de carga. Os inspetores também podem ser contratados por governos estaduais e nacionais.
Viagens extensas podem estar envolvidas em várias situações, embora uma “viagem” possa significar simplesmente andar de um depósito para a doca de carga com uma fita métrica e uma prancheta para os inspetores que trabalham em pequenas empresas.
Vale mencionar que os inspetores de cargas que trabalham para governos e outras agências regulatórias podem precisar voar com frequência e percorrer grandes distâncias. Esses profissionais são frequentemente enviados para visitar aeroportos, armazéns, docas de embarque e outros locais relevantes.
Como se tornar um inspetor de cargas?
Normalmente, é necessário ter pelo menos o ensino médio completo para exercer esta profissão. Um inspetor de cargas também deve ser capaz de reter uma memória operacional dos regulamentos que deve cumprir.
Sólidas habilidades matemáticas também são necessárias para calcular a distribuição de carga, a capacidade máxima de carga do veículo em questão e o peso de cada mercadoria individual.
Os inspetores de carga devem ser pensadores críticos habilidosos, capazes de aplicar regulamentos abstratos a situações altamente específicas, além de serem altamente organizados e responsáveis por manter registros meticulosos.
Leia Também: O que faz um microbiologista?
Leia Também: O que faz um epidemiologista?
Por último, é importante mencionar que conhecimentos de informática também são essenciais para a maioria dessas posições, pois os candidatos a cargos de inspeção de cargas devem estar familiarizados com softwares de planilhas e banco de dados.
E você, pretende seguir a carreira profissional de inspetor de cargas? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!