no ,

O que é apneia do sono?

A apneia do sono é um tipo de distúrbio que faz com que as pessoas parem de respirar quando estão dormindo.

Foto: PxHere

Você ronca ou já vivenciou a experiência de ter alguém roncando ao seu lado? Pois bem, independente da sua resposta, o fato é que você já deve saber que o ronco pode atrapalhar o sono de muita gente. O que você talvez não saiba é que se o ronco vier acompanhado de interrupções na respiração ou até mesmo de uma completa falta de ar, pode ser um sinal de algo mais grave, como uma apneia do sono.

Neste artigo, analisaremos o que é a apneia do sono e como esse problema pode ser tratado.

Entendendo o problema

Foto: Pixabay

Em resumo, a apneia do sono é um tipo de distúrbio que faz com que as pessoas parem de respirar quando estão dormindo. De acordo com a Mayo Clinic, embora isso possa soar bastante assustador, é importante destacar que a maioria das pessoas que sofrem de apneia costuma acordar quando a respiração é interrompida.

Curiosamente, as pessoas que sofrem com esse distúrbio do sono podem até não se lembrar da falta de ar depois que acordam, já que, após a crise, o cérebro envia sinais reguladores para os órgãos respiratórios, fazendo com que a pessoa volte a respirar novamente.

Basicamente, existem dois tipos de apneia do sono: obstrutiva e central. Quando alguém tem apneia obstrutiva do sono, é sinal de que as suas vias aéreas ficaram bloqueadas. Geralmente, isso ocorre quando amígdalas ou outros tecidos ficam irritados.

Por outro lado, a apneia central ocorre quando o cérebro para de enviar os sinais necessários para promover a respiração. Na maioria dos casos, isso dura até que o cérebro volte a emitir sinais para a respiração recomeçar, o que geralmente acontece quando o paciente acorda de forma abrupta.

Diagnosticando a apneia do sono

Foto: kaptainkobold / Flickr

De um modo geral, as pessoas descobrem a apneia do sono quando percebem os sintomas característicos. Pessoas com apneia do sono geralmente não dormem bem e acordam muitas vezes durante a noite para começar a respirar novamente. Como resultado, um sintoma característico da apneia é a sonolência diurna.

Ainda assim, existem outros sintomas mais complexos que incluem dificuldade em prestar atenção ao realizar atividades que exigem um maior empenho cerebral. Por último, como mencionado anteriormente, também existe o fato de que muitas pessoas com apneia do sono também roncam.

O tratamento recomendado para o problema

Máscara para apneia do sono
Foto: CPAP

Vale destacar que a ocorrência de um único sintoma desse tipo não significa necessariamente que a pessoa tem apneia do sono. Se você tiver algum destes sintomas e estiver preocupado, não hesite em procurar um médico para obter o diagnóstico correto.

A apneia do sono costuma ser incômoda, mas é perfeitamente tratável. Às vezes, a adoção de uma dieta saudável e exercícios são suficientes. Dispositivos de respiração também podem ajudar alguns casos, já que eles garantem que o paciente continue respirando ao longo de toda a noite.

Leia Também: Por que algumas roupas encolhem quando são lavadas?
Leia Também: Qual é a importância dos desertos para o planeta?

Em situações mais críticas, uma cirurgia para remoção do tecido que fica no caminho da respiração pode se fazer necessária. Porém, independente do método utilizado, o fato é que as pessoas com apneia do sono podem controlar o distúrbio eficazmente com um bom tratamento.

E você, já tinha ouvido falar sobre a apneia? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que algumas roupas encolhem quando são lavadas?

Pele vermelha

Por que a pele fica vermelha quando é exposta ao sol?