no ,

Por que a pele fica vermelha quando é exposta ao sol?

Neste artigo, vamos analisar por que a pele fica vermelha quando é exposta ao sol e descobrir a melhor forma de evitar problemas desse tipo.

Pele vermelha
Foto: Wikimedia Commons

Se você já passou uma tarde de verão exposto ao sol, já deve ter experimentado uma incômoda consequência: uma terrível queimadura solar. Dependendo do seu tempo exposto ao sol e do tom de sua pele, as queimaduras solares podem resultar em uma coloração bastante avermelhada. Mas, afinal de contas, por que isso acontece?

Neste artigo, vamos analisar por que a pele fica vermelha quando é exposta ao sol e descobrir a melhor forma de evitar problemas desse tipo.

Os fatores por trás da pele vermelha

Foto: PxHere

Primeiramente, precisamos levar em conta o fato de que o DNA nas células da sua pele pode ficar bastante danificado quando a pele é exposta à radiação ultravioleta (nesse caso a luz solar) por longos períodos de tempo. Consequentemente, esse dano levará à produção de diferentes proteínas, como citocinas e prostaglandinas, que acionarão o sistema imunológico nas próximas 3 ou 4 horas, notificando que um dano no corpo está precisando de reparos.

De acordo com o Medical New Today, é a partir de todo esse movimento que a resposta imunológica do corpo entra em cena, trazendo moléculas anti-inflamatórias e abrindo os vasos sanguíneos nas áreas afetadas. Na prática, é exatamente isso o que resulta na vermelhidão e nos desconfortos associados a uma queimadura solar.

O famoso bronzeado

Foto: PxHere

Se você sofrer queimaduras solares muito intensas, o famoso bronzeado ficará ainda mais evidente. Este bronzeado é, de certo modo, apenas o corpo tentando se defender contra danos adicionais de radiação. Essa proteção está ligada à produção de melanina, que é um pigmento que protege a pele contra a radiação solar, onde ele essencialmente age refletindo a radiação para longe do corpo.

Este protetor solar natural não é encontrado em níveis altos nas pessoas com pele clara, que por sua vez são facilmente queimadas pelo sol. Por conta disso, muitas pessoas com pele mais escura assumem que estão naturalmente protegidas da exposição prolongada ao sol, o que é um grande equívoco. Mesmo pessoas com a pele muito escura podem sofrer de uma “queimadura solar”, ainda que a pele não apresente um tom de vermelho tão visível.

Proteção é indispensável

Foto: Pixabay

A maneira mais óbvia de se proteger contra as famigeradas queimaduras solares é evitar ao máximo a exposição prolongada ao sol. O grande problema é que, embora seja uma ação relativamente simples, isso não é algo viável para a maioria das pessoas que gostam de ser socialmente ativas durante o dia, especialmente em épocas ensolaradas e quentes.

Leia Também: O que é apneia do sono?
Leia Também: Por que algumas roupas encolhem quando são lavadas?

Por conta de todos esses fatores nocivos, os dermatologistas recomendam o uso de protetor solar em qualquer situação desse tipo, além do uso de roupas apropriadas. A utilização de óculos escuros também pode ser importante em dias de céu limpo para a devida proteção dos olhos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

O que é apneia do sono?

Os peixes fazem xixi?