no

Por que algumas roupas encolhem quando são lavadas?

A forma como as roupas encolhem costuma ser uma das adversidades mais comuns que ocorrem durante o processo de lavagem.

Foto: Marco Verch / Flickr

Se você costuma lavar roupas com uma certa frequência, existe uma grande chance de você já ter notado que algumas delas encolhem durante o processo de lavagem. E, convenhamos, é realmente desolador puxar uma peça de roupa da máquina de lavar apenas para descobrir que ela agora é pequena o suficiente ao ponto de caber em seu animal de estimação.

De fato, o encolhimento das roupas é uma das adversidades mais comuns que ocorrem durante o processo de lavagem. Mas, afinal de contas, qual seria a mágica por trás disso? Por que algumas roupas acabam encolhendo durante a lavagem?

As explicações por trás das roupas que encolhem

Roupas encolhem
Foto: Pixabay

Na maioria dos casos, isso acontece porque os tecidos já são encolhidos por natureza. Por mais esquisito que isso possa parecer, o fato é que os tecidos já são encolhidos por natureza. De acordo com a Super, a grande mudança ocorre durante o processo de fabricação, quando as roupas passam por máquinas que esticam suas fibras, que são naturalmente encolhidas.

Na prática, isso quer dizer que todo o vestuário das lojas está com seus fios estressados e sob tensão. Sendo assim, com todo aquele famigerado “bate-bate” da máquina ou do tanque de lavar, as fibras relaxam rapidinho.

Além disso, como explica o The Spruce, lavar a roupa em água quente (ou secá-la com ar quente) tende a ser um dos principais fatores que levam ao encolhimento de certos tipos de tecido. Isso porque aplicar qualquer tipo de calor no tecido pode liberar toda a tensão ainda mais rapidamente, fazendo com que as fibras retornem ao seu estado natural, que é mais curto. Daí, não é de se estranhar que as peças acabem adotando um visual “miniaturizado”.

Como evitar que isso aconteça

Foto: Marco Verch / Flickr

Felizmente, evitar (ou retardar, pelo menos) o encolhimento de peças de roupa pode ser bem mais fácil do que você imagina. A principal dica é simplesmente verificar a etiqueta da peça para determinar o tipo específico de tecido e qual é o método de lavagem mais indicado para ele.

Como o algodão e a lã são tecidos que absorvem bastante água, eles tendem a encolher mais rápido, então você deve lavar roupas desse tipo em água fria. Por outro lado, as misturas sintéticas naturais como nylon e poliéster absorvem menos água e são, portanto, mais resistentes ao calor.

Uma palavra final

Roupas encolhem
Foto: Pixabay

Embora você possa tentar retardar o processo, é importante destacar que, com o passar do tempo, praticamente todas as roupas apresentarão algum tipo de encolhimento ou até mesmo alongamento devido ao desgaste do tecido.

Leia Também: Qual é a importância dos desertos para o planeta?
Leia Também: Qual a diferença entre quebrar e fraturar um osso?

Lembre-se que os tipos de fibras, tecidos e métodos de fabricação usados durante o processo de produção de materiais têxteis são os primeiros fatores que determinarão o desempenho das roupas após o uso e a lavagem.

E você, já encolheu acidentalmente alguma peça de roupa? Compartilhe o post e seu comentário com a gente! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

homem usando computador com VPN em segurança

Como Será o Futuro das VPNs e da Navegação Segura?

O que é apneia do sono?