Os olhos dos internautas brasileiros se voltaram ontem para uma rede social indiana chamada Koo. Com as últimas polêmicas envolvendo o Twitter, após a compra do mesmo pelo Elon Musk, internautas do mundo inteiro começaram a procurar outras redes que fosse uma boa substituta.
Embora tenha sido alvo de diversas piadas, o Koo conseguiu altos números de novos usuários e promete ser a queridinha dos internautas. Hoje nós vamos te contar tudo sobre essa rede social e você pode conferir agora mesmo.
História do Koo
Criado em 2020, o Koo foi foi co-fundado pelos empresários indianos Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka. A rede social já começou como sendo uma alternativa ao Twitter, principalmente após um impasse de uma semana entre o Twitter e o governo da Índia sobre a recusa do Twitter em bloquear contas que criticavam o partido governante do país durante o protesto dos agricultores indianos de 2020-2021.
O governo exigiu que o Twitter bloqueasse as contas de centenas de ativistas, jornalistas e políticos, acusando-os de espalhar desinformação. A rede social do passarinho cumpriu a maioria das ordens, mas recusou algumas, alegando liberdade de expressão. Após esse impasse, muitos ministros de gabinete, como Piyush Goyal e vários funcionários do governo, mudaram-se para Koo e pediram aos apoiadores que o seguissem. Isso levou a um aumento na base de usuários de Koo.
Em maio de 2021 a rede social estava avaliada em US$ 100 milhões e a partir daí ela começou a contar com financiadores como Accel Partners, Kalaari Capital , Blume Ventures, Dream Incubator, 3one4 Capital, Blume Ventures, IIFL e Mirae Asset.
Sucesso no Brasil
O Koo entrou para os assuntos mais comentados do Twitter nesta sexta-feita (18/11/22) e começou virando meme, devido a sonoridade do seu nome. Mas não demorou muito para que usuários brasileiros começassem a chegar à plataforma, pincipalmente celebridades como o ator e comediante Paulo Vieira, a cantora Clarice Falcão, o ator Bruno Gagliasso e o youtuber Felipe Neto. Um outro motivo que fez com que os usuários criassem conta no Koo, é que a plataforma possui um layout semelhante ao do Twitter, o que ajuda a familiarizar mais rápido. Ao que tudo indica, nos próximos dias, ainda mais usuários brasileiros estarão utilizando a rede social indiana que já prometeu diversas melhoras após a chegada dos novos membros.
Polêmicas no Twitter
Desde que o empresário Elon Musk comprou o Twitter por uma “bagatela” de US$ 44 bilhões, diversas polêmicas começaram a rodar a rede do passarinho. De início, Musk demitiu metade dos funcionários, além disso, ele também incluiu uma taxa mensal para que os usuários tivessem o selo de verificado. De acordo com o New York Times, os funcionários do Twitter estão insatisfeitos com as condições de trabalhos, isso porque Musk teria exigido que a equipe se comprometesse a “longas jornadas de alta intensidade”. Nos últimos dias centenas de funcionários pediram demissão e conversas de que a rede social poderia falir começaram a circular na internet. Resta saber que Elon Musk conseguirá manter o Twitter popular, já que nas últimas semanas isso tem sido uma missão bastante difícil para ele.
Leia Também: Por que os vídeos de gatos são tão populares na internet?
Leia Também: Quem criou a internet?
O aplicativo do Koo está disponível tanto para Android quanto para iOS e para criar uma conta pe super simples. Embora a rede social não esteja disponível ainda em português, é possível criar uma conta e usar normalmente. Os criadores já afirmaram que em breve o app estará disponível também na nossa língua, resta esperarmos.
Você já conhecia a rede social? Não esquece de compartilhar esse post!