no ,

Quem criou a internet?

A internet transformou-se em uma coisa inevitável em nossa vida diária, mas raramente nos perguntamos sobre as suas origens.

Internet
Foto: Pixabay

Embora talvez você nunca tenha pensado nisso, o fato é que o que a maioria de nós considera como sendo a internet é, na verdade, apenas uma interface bonita que promove uma melhor operação de tarefas. Janelas do navegador, sites, URLs e barras de pesquisa são apenas a “parte visível” da internet real, que é o cérebro por trás da via da informação que compõe um intrincado conjunto de protocolos e comandos digitais.

O bom disso tudo é que, através da internet, podemos assistir vídeos, compartilhar mensagens, obter informações e até mesmo ler os posts publicados aqui do Zona Curiosa. Mas, por falar nisso, será que você sabe quem foi o responsável por essa magnífica invenção?

O surgimento da internet

Foto: Pixabay

Os cientistas da computação Vinton Cerf e Bob Kahn são considerados os grandes responsáveis ​​por inventar os protocolos de comunicação da internet que usamos hoje. Antes disso, entretanto, uma rede de longa distância entre computadores já havia sido testada pela primeira vez em um experimento de 1969 feito por duas equipes de pesquisa das universidades da Califórnia e Stanford.

Embora o sistema tenha colapsado durante a tentativa inicial de se conectar ao computador vizinho, os pesquisadores, liderados por Leonard Kleinrock, conseguiram criar a primeira rede de dois nós, o que por sua vez abriria espaço para um maior desenvolvimento futuro.

O experimento também foi o primeiro teste de “comutação de pacotes”, um método de transferência de dados entre dois sistemas de computador. Na prática, a comutação de pacotes separa as informações em “pacotes” menores de dados que são então transportados por vários canais diferentes e remontados em seu destino.

É interessante mencionar que esse método de comutação de pacotes é tão eficaz que ainda é a base da transferência de dados que usamos nos dias atuais. Quando você envia um e-mail para alguém, por exemplo, em vez de precisar estabelecer uma conexão com o destinatário antes de enviá-lo, o e-mail é dividido em pacotes e pode ser lido assim que todos os pacotes forem remontados e recebidos.

O papel de Vinton Cerf e Bob Kahn nisso tudo

Foto: Divulgação / Princeton University

De um modo geral, Vinton Cerf e Bob Kahn são comumente conhecidos como os “pais da internet” porque foram eles os pesquisadores que desenvolveram um conjunto de diretrizes para a transferência de dados usando a comutação de pacotes em 1980, chamando essas diretrizes de TCP / IP ou Transmission Control Protocol / Internet Protocol.

O que devemos levar em consideração aqui é que a parte TCP do protocolo é responsável por “empacotar” os dados antes de se mover pela rede e descompactá-los assim que chegar. Por sua vez, o componente IP atua como o “coordenador de viagem” que mapeia o movimento da informação desde o ponto inicial até o ponto final.

Embora possa parecer um pouco complicado, o fato é que tudo isso fornece a espinha dorsal de uma rede eficiente de computadores interconectados (daí o nome “internet”). Embora outros protocolos até tenham sido desenvolvidos e usados ​​antes e depois do TCP / IP, a internet como a conhecemos hoje foi construída com base nos avanços realizados por Cerf e de Kahn.

Uma palavra final

Foto: PxHere

Hoje, a internet tornou-se inevitável em nossa vida diária. O uso adequado da rede pode tornar nossa vida muito mais fácil, rápida e simples. Na prática, a internet é uma das fontes mais eficazes através das quais um indivíduo pode obter informações rapidamente, manter contato com seus entes queridos e realizar milhares de atividades.

Leia Também: Qual a diferença entre mar e oceano?
Leia Também: Por que não existem cobras na Irlanda?

Ainda assim, é preciso mencionar que a internet também tem seus pontos fracos. Informações pessoais nas mídias sociais, por exemplo, são muito mais vulneráveis às ações de pessoas mal-intencionadas. Além disso, o mau uso da internet pode levar ao desperdício de tempo, afetando nossa produtividade e saúde. Por isso, é sempre bom ficar atento a como gastamos nosso tempo na rede.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Huawei mais recentes: Smartwatches Huawei Watch 3 Pro e Huawei Watch GT 3

grama cortada

Por que grama cortada tem um cheiro agradável?