Quem não gosta de uma boa risada, não é mesmo? Rir é conhecido por melhorar o humor, de modo que só ouvir outra pessoa gargalhando pode até você se sentir melhor. No entanto, em casos bem específicos, rir muito pode ser perigoso, o que levanta a seguinte questão: será que é realmente possível morrer de rir?
Talvez você já tenha ouvido falar do filósofo grego Crisipo de Solos, que supostamente riu de sua própria piada e morreu logo depois. Alguns acreditaram que ele morreu de tanto rir, mas não há como saber isso com certeza, obviamente.
Morrer de rir pode parecer uma simples figura de linguagem, mas algumas evidências sugerem que as pessoas podem realmente sucumbir à morte dessa forma. Nestes casos, não é a risada o “fator mortal” envolvido, mas um conjunto de reações desencadeadas pelo riso.
Os fatores que podem levar alguém a morrer de rir
De acordo com o Healthline, é tecnicamente possível (embora altamente improvável) morrer de tanto rir; não da piada em si, mas da reação do corpo a ela. Entre as várias condições médicas possíveis que podem ser desencadeadas por uma crise de risos, as mais perigosas incluem aneurisma cerebral, parada cardíaca, crise de asma, hérnia estrangulada, acidente vascular cerebral e asfixia.
A boa notícia é que morrer dessa forma é muito improvável porque, em tese, a pessoa em questão deve ser portadora de condições médicas subjacentes, como doenças cardíacas, asma, músculos enfraquecidos, epilepsia e outros.
Pessoas que sofrem de asma, por exemplo, podem ter uma crise respiratória desencadeada por uma longa sequência de risos, dificultando a sua respiração. Sem o tratamento imediato da asma, um ataque induzido pelo riso pode ser fatal e causar insuficiência respiratória ou parada cardíaca.
Uma morte por riso também pode ocorrer por meio de um quadro de asfixia. Uma crise de risos pode impedir a respiração adequada ou fazer com que a pessoa pare de respirar, privando seu corpo de oxigênio. Este tipo de morte também pode ser provocado através de uma overdose de óxido nitroso, um anestésico comumente usado durante alguns procedimentos odontológicos.
Então, rir demais pode ser ruim?
Como já foi dito anteriormente, embora morrer de rir seja tecnicamente possível, é algo altamente improvável. Dito isto, rir continua sendo uma coisa muito boa, com vários benefícios para a saúde de curto e longo prazo. Portanto, você pode continuar dando boas risadas sem medo!
Os benefícios de curto prazo do riso incluem a redução do nível de estresse. Ele também pode estimular a circulação, aliviando a tensão e ajudando no relaxamento dos músculos. O riso pode até aumentar a ingestão de ar rico em oxigênio, o que é benéfico para o coração e os pulmões.
No que diz respeito aos benefícios de longo prazo, rir pode ajudar a evitar a depressão e a ansiedade, ajudando você a se sentir melhor. Dissipar pensamentos negativos e reduzir o estresse também pode fortalecer sua imunidade e diminuir o risco do surgimento de doenças.
Além disso, quanto mais você ri, mais endorfinas são liberadas pelo seu cérebro. Vale destacar que as endorfinas são hormônios que fazem você se sentir bem, não apenas melhorando o humor, mas também aliviando a dor.
Uma palavra final
Morrer de rir é uma daquelas coisas altamente improváveis, mas que podem ocorrer em certas circunstâncias. Dito isto, não ignore sintomas incomuns se eles se desenvolverem depois de uma crise de risos. Lembre-se que devemos consultar um médico perante qualquer anormalidades no corpo, mesmo para sintomas temporários, para evitar complicações futuras.
Leia Também: Por que alguns puns fedem tanto?
Leia Também: Por que não lembramos de quando éramos bebês?
Se você tem asma, converse com um médico sobre o risco de ter um ataque de asma induzido pelo riso. De fato, pode ser útil manter um inalador com você o tempo todo, especialmente se você costuma experimentar respiração ofegante ou tosse após uma boa risada.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉