no ,

É possível morrer de tédio?

Morrer de tédio pode soar como um exagero, mas a falta de estímulos pode ser mais prejudicial do que você imagina.

Morrer de tédio
Foto: Pixabay

A expressão “morrer de tédio” costuma ser vista como um exagero, afinal, é muito improvável que você morra simplesmente por ter um dia chato, não é mesmo? Bem, a verdade é que ficar entediado de vez em quando pode não te matar, mas o tédio de longo prazo pode realmente aumentar o risco de uma morte prematura!

No entanto, é importante deixar claro que isso não ocorre por conta do tédio em si, mas devido a certas escolhas de estilo de vida ou problemas de saúde subjacentes. A boa notícia é que existem algumas maneiras de lidar com o tédio antes mesmo que ele venha a afetar negativamente a sua saúde.

Continue lendo para aprender mais sobre como lutar contra o tédio pode ajudá-lo a ter uma vida mais saudável!

Morrer de tédio
Foto: Pixabay

Como uma pessoa pode morrer de tédio?

Como já foi citado anteriormente, o tédio pode não ser o culpado direto em uma situação desse tipo. O grande problema é que alguém entediado dificilmente vai se sentir motivado a manter um estilo de vida saudável, o que pode trazer grandes consequências negativas a longo prazo.

De acordo com o Healthline, pessoas entediadas podem investir menos em tarefas que possam fazê-las aprender, se desafiar e crescer. Por sua vez, a degeneração cerebral natural que ocorre à medida que envelhecemos tende a se acelerar. Isso ocorre porque à medida que exercitamos o cérebro, construímos e fortalecemos conexões neuronais cruciais para o bom funcionamento da mente.

Ser curioso e explorar o mundo tem se mostrado um fator importante contra o surgimento de doenças cerebrais degenerativas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. Em outras palavras, colocar em prática o nosso instinto de curiosidade ajuda nossos cérebros a permanecerem jovens.

Todos os dias, nosso sistema de curiosidade dedica esforços específicos à busca de todas as recompensas básicas do mundo (água, comida, gratificação sexual, relacionamentos sociais, etc). Quando nossas necessidades são atendidas, a curiosidade promove a exploração entusiasta do mundo, ajudando a criar novos conhecimentos e a promover novos interesses.

Foto: Pixabay

Como podemos combater o tédio?

Uma forma eficaz de combater o tédio é seguir uma rotina diária variada e planejada. Embora você não precise necessariamente se envolver nas mesmas atividades todos os dias, é útil definir horários específicos dedicados ao trabalho, exercícios, tarefas domésticas, hobbies e socialização.

Ainda assim, mesmo com uma rotina em vigor, é possível sentir tédio de vez em quando. Dito isto, se você se sentir entediado pela falta de estímulos ou companheirismo, considere tentar as seguintes atividades sempre que o tédio surgir:

  • Leia um novo livro ou revista;
  • Visite sites que estimulem o seu instinto de curiosidade e aumentem o seu conhecimento, como aqui no Zona Curiosa;
  • Procure iniciar novas atividades, como uma aula de dança;
  • Cozinhe novas receitas;
  • Junte-se a um clube ou experimente um novo hobby;
  • Converse com as pessoas que você gosta;
  • Procure oportunidades de voluntariado ou trabalho de caridade em sua comunidade;
  • Adote práticas de atenção plena, como a meditação;
  • Durma o suficiente todas as noites para ter energia e se manter ativo durante o dia.

Você também pode lidar com o tédio crônico relacionado à depressão ou ansiedade diretamente com o auxílio de um profissional de saúde mental. Depois de identificar as causas por trás do seu tédio, você poderá se capacitar para superá-lo.

Foto: Pixabay

Uma palavra final

Ficar entediado de vez em quando não costuma ser algo prejudicial. No entanto, para muitos adultos, o tédio a longo prazo pode afetar adversamente a saúde. De fato, os efeitos do tédio podem ser especialmente perigosos se você tiver certos problemas de saúde não tratados, como depressão.

Também vale destacar que é possível que a existência de um problema de saúde mental ou doença crônica possa aumentar suas chances de sentir tédio. Dito isto, a melhor maneira de evitar o tédio é lidar diretamente com ele. Manter-se socialmente ativo tende a ajudar, assim como o envolvimento em hobbies, exercícios e outras atividades.

Leia Também: É realmente possível morrer de rir?
Leia Também: Por que alguns puns fedem tanto?

Se você achar que o tédio está deixando você mais vulnerável a sentimentos de depressão, uso de substâncias ou sentimentos de automutilação, procure um profissional de saúde mental imediatamente.

No fim das contas, morrer de tédio não parece ser algo tão impossível, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Morrer de rir

É realmente possível morrer de rir?

Motos Harley-Davidson

Por que as motos Harley-Davidson são tão barulhentas?