Tanto os jacarés quanto os crocodilos são membros da ordem reptiliana Crocodylia, o que faz com que eles sejam parentes próximos com muitas semelhanças físicas e comportamentais. No entanto, o fato é que também existem certas diferenças entre esses dois grandes predadores de ápice reptiliano. Neste artigo, veremos as diferenças e semelhanças entre essas criaturas.
Antes de abordarmos o assunto proposto, vale mencionar que, em termos de taxonomia, jacarés e crocodilos pertencem às famílias Alligatoridae e Crocodylidae, respectivamente. Junto com a família Gavialidae, que contém o gavial, essas três famílias formam a ordem Crocodylia. A família Crocodylidae inclui 15 espécies de crocodilos “verdadeiros” e a família Alligatoridae contém oito espécies de jacarés.
Diferenças entre jacarés e crocodilos
Pouca gente sabe, mas há um número considerável de diferenças entre jacarés e crocodilos, tornando-os fáceis de distinguir. Até mesmo à distância não é muito difícil notar a diferença entre um jacaré e um crocodilo simplesmente olhando para o formato do focinho e dos dentes. Aqui estão as principais diferenças:
- Formato do focinho
Uma das diferenças mais óbvias entre jacarés e crocodilos é o formato do focinho. O focinho do jacaré é mais largo e arredondado, como um U, enquanto o focinho do crocodilo é mais longo, mais estreito e mais pontudo, em forma de V.
Especula-se que a diferença no formato do focinho tem relação com as diferentes dietas desses animais. A mandíbula mais larga do jacaré é mais forte e provavelmente evoluiu para ser capaz de abrir presas de carapaça dura, como as tartarugas que são abundantes em seu habitat. O focinho mais estreito do crocodilo é mais adequado para caçar uma variedade de presas, incluindo peixes, répteis e mamíferos.
- Dentes inferiores
As mandíbulas inferiores dos jacarés são ligeiramente menores do que as superiores, o que significa que todos os seus dentes inferiores ficam escondidos quando a boca está fechada.
Por outro lado, os crocodilos parecem muito mais “dentudos” quando a boca está fechada. Como suas mandíbulas superior e inferior têm aproximadamente o mesmo tamanho, seus dentes superiores e inferiores se entrelaçam quando fecham a boca, dando a aparência de um sorriso irregular. Em particular, o quarto dente de cada lado da mandíbula de um crocodilo se projeta sobre o lábio superior.
Semelhanças entre jacarés e crocodilos
Embora sejam diferentes em certos aspectos, jacarés e crocodilos também compartilham consigo várias semelhanças físicas e comportamentais. Aqui estão as que mais se destacam:
- Ambos são répteis que podem viver na terra ou na água, embora se sintam mais confortáveis na água, onde são capazes de prender a respiração por até uma hora;
- Seus olhos estão situados no topo de suas cabeças, o que lhes permite manter uma vigilância sobre as presas enquanto se escondem debaixo d’água. Embora você não possa ver orelhas nesses animais, as pequenas fendas que eles têm são muito sensíveis ao som. Seu olfato é igualmente desenvolvido por conta dos órgãos especiais em seus focinhos;
- Todos eles têm caudas poderosas para impulsioná-los rapidamente na água;
- Tanto os jacarés quanto os crocodilos são caçadores experientes e comem praticamente tudo o que conseguem capturar, desde peixes e tartarugas na água até macacos e búfalos na terra;
- Seus dentes foram desenvolvidos apenas para capturar presas, então nem os jacarés nem os crocodilos mastigam sua comida. Ao invés disso, eles engolem suas presas inteiras, ou rasgam em grandes pedaços para engolir;
- Ambos desfrutam de um suprimento ilimitado de dentes, pois têm a incrível capacidade de fazer crescer um novo dente sempre que um deles cai.
Uma palavra final
Tanto os jacarés quanto os crocodilos são répteis enormes, mas os crocodilos são, em média, bem maiores. Geralmente, os jacarés podem crescer entre 3 e 4,5 metros, pesando em média 230 kg. Os crocodilos, por outro lado, podem crescer até 5,5 metros de comprimento e pesar quase 1 tonelada!
Embora os jacarés sejam definitivamente animais perigosos, eles são relativamente “tímidos” quando comparados aos crocodilos. Se for abordado por um humano, um jacaré geralmente tende a escapar para o corpo d’água mais próximo, a menos que seja surpreendido, provocado ou esteja defendendo seus filhotes.
Os crocodilos são geralmente mais agressivos do que os jacarés, tornando-os animais mais perigosos, principalmente na África, onde ataques fatais em humanos são bastante comuns. Eles são geralmente mal-humorados e muito mais propensos a atacar humanos, mesmo quando não são provocados.
Leia Também: Qual a diferença entre motocross e supercross?
Leia Também: As melhores curiosidades sobre os escorpiões
Ainda assim, em termos gerais, é muito mais provável que você seja atacado por um jacaré do que por um crocodilo, embora os ataques de ambos sejam raros na maior parte do mundo.
Embora parecidos, esses animais apresentam diferenças notáveis, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉