no

12 curiosidades incríveis sobre as balinhas Tic Tac

Saiba mais sobre as balinhas que são amadas tanto pelas crianças quanto pelos adultos.

Tic Tac
Foto: Wikimedia Commons

As balinhas Tic Tac existem desde 1969 e são apreciados por quase todas as pessoas. Você pode colocar uma na boca para obter um hálito fresco instantâneo ou ser como eu e engolir umas oito de cada vez (falta de autocontrole é algo complicado, né?).

Mas, vamos ser sinceros: você sabe mais alguma coisa sobre os Tic Tacs além do fato de serem minúsculas balas vendidas em vários sabores diferentes? Não? Está tudo bem, pois isso está prestes a mudar!

Neste artigo, nós do Zona Curiosa elaboramos uma compilação de 12 fatos curiosos sobre as balas Tic Tac que você provavelmente não sabia. Confira!

1. Apesar de sua grande popularidade em todas as Américas, as balas Tic Tac não são americanas. A Ferrero, empresa italiana de doces que também fabrica guloseimas como Nutella, Kinder e Ferrero Rocher, também fabrica os Tic Tacs. O fundador da Ferrero, Pietro Ferrero, criou a empresa em 1946 como um laboratório alimentar experimental em um esforço para apoiar a confeitaria de sua esposa.

Foto: Pixabay

2. Quando as balas Tic Tac foram introduzidas pela primeira vez em 1969, elas eram chamadas “Refreshing Mints”. No entanto, apenas um ano depois o nome foi substituído por “Tic Tac”. O nome definitivo foi inspirado no barulho que você ouve quando a caixinha é aberta e fechada. Por isso, ouça com atenção na próxima vez que você abrir sua caixinha.

3. Vale mencionar que essas balas não apresentam vestígios de amendoim ou quaisquer tipos de nozes, pois os seus ingredientes não exigem e elas são preparadas e fabricadas com equipamentos que não processam nozes. Por conta disso, os Tic Tacs também são inofensivos aos alérgicos a nozes em geral.

4. Os Tic Tacs são em sua maioria brancos por um motivo interessante. As caixas são coloridas, mas os Tic Tacs são brancos na maioria dos países devido à proibição de corantes alimentares. Embora você ainda possa encontrar alguns que são coloridos, a maioria deles são brancos, mas o sabor e o cheiro são claramente perceptíveis assim que você abre a caixa.

Foto: Needpix

5. O Tic Tac sabor toranja rosa foi criado para mostrar o apoio da empresa à conscientização do câncer de mama. Dito isto, as balas de toranja rosa são vendidas somente de agosto a outubro.

6. Os Tic Tacs não contêm glúten. Isso significa que mesmo que você sofra de alguma intolerância a essa proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio, você pode comer quantos Tic Tacs quiser sem ter que se preocupar.

7. Os Tic Tacs devem ser ingeridos um de cada vez. O vídeo abaixo mostra por que você pode achar tão difícil tirar um único Tic Tac da caixa:

8. A Ferrero sempre enfatizou a contagem de baixas calorias das balas Tic Tac. De acordo com o site Calorie King, cinco Tic Tacs equivalem a apenas dez calorias totais, de modo que uma pessoa precisaria gastar apenas um minuto correndo, pedalando ou nadando para queimar essas dez calorias. Além disso, as balas Tic Tac têm menos de 0,5 gramas de açúcar e são rotuladas (de acordo com a Food and Drug Administration) como tendo zero gramas de açúcar por porção.

9. Os ingredientes das balas Tic Tac são açúcar, maltodextrina, ácido tartárico, saborizantes naturais e artificiais, amido de arroz, goma arábica, agente de enchimento (estearato de magnésio), corantes artificiais e um agente de brilho (cera de carnaúba).

10. O Tic Tac sabor uva tem uma história um tanto controversa. Acreditava-se que o corante usado para fabricar as balas com sabor de uva tinha uma substância cancerígena. Em 2014, a Ferrero lançou uma nova versão do produto, sem o corante antigo em sua composição.

Tic Tac de uva
Foto: Divulgação

11. Em 2008, a Ferrero lançou o Tic Tac Chill, que é um pouco maior do que os Tic Tacs comuns e vem em uma embalagem de abertura dupla. Estes vêm em três sabores: Exotic Cherry, Berry Blast e Paradise Mint. As balas Tic Tac Chill também não contêm açúcar, pois são adoçadas com um adoçante natural denominado xilitol.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Os Muppets
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre aniversários

12. Durante a década de 1990, foram introduzidos os Tic Tacs com “sabores duplos”. Basicamente, balas com dois sabores diferentes eram vendidas em um único recipiente. As combinações disponíveis incluíam tangerina/limão, laranja/uva e framboesa/cereja.

As balinhas Tic Tac ainda são muito populares, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Qual a diferença entre jacarés e crocodilos?

O que causou a extinção dos dinossauros?