no

Qual a diferença entre motocross e supercross?

Apesar de parecidas, categorias do motocross off-road apresentam diferenças importantes.

O motociclismo é um esporte emocionante que eleva o nível de adrenalina não só dos seus praticantes, mas também dos espectadores. Nesse mundo das duas rodas, destacam-se os termos motocross e supercross.

Para um observador casual, não parece haver muita diferença entre ambas as categorias, mas para quem conhece um pouco do mundo das corridas de motos off-road, sabe que existem certas diferenças entre o motocross e o supercross.

Pensando nessa questão, nós do Zona Curiosa resolvemos escrever este artigo para tentar delinear essas diferenças para o público em geral. Você vai ver que, no motocross, as habilidades em jogo são resistência, seleção de linha e estratégia. No supercross, o conjunto de habilidades principais envolve o tempo certo dos saltos e a agressividade nas curvas.

diferenca entre motocross e supercross 1
Foto: Pixabay

O que é o motocross?

O motocross (frequentemente abreviado para MX ou MotoX) é uma modalidade de motovelocidade off-road que se originou no Reino Unido no início do século 20. As pistas de motocross são feitas ao ar livre e podem ter muitas retas longas que exigem que o piloto ganhe velocidade e desacelere rapidamente para contornar uma curva.

No geral, os circuitos de motocross são bastante longos. Em média, uma volta nesse tipo de circuito pode levar de 2 a 3 minutos para ser completada. Além disso, as pistas de motocross geralmente contam com cerca de 20 obstáculos ao longo do traçado que tendem a ser provenientes de características naturais, aproveitando terrenos acidentados e molhados.

O conjunto de habilidades mais exigido para os pilotos de motocross é a seleção correta da linha de corrida, estratégia e resistência. Por conta desses fatores, o motocross é comumente visto como um teste para avaliar a capacidade do homem de controlar a sua máquina.

Para ter sucesso no motocross, um piloto deve estar fisicamente apto e ter um conhecimento profundo das configurações de suspensão e dos controles da sua moto. Muitos pilotos modificam suas máquinas para obter um melhor desempenho e para ter o comportamento da moto de acordo com suas próprias preferências.

Os pilotos profissionais de motocross precisam também se exercitar constantemente para poderem competir em alto nível. De fato, são comuns treinos para o ganho de resistência muscular e resistência respiratória, necessários para a prática esportiva em alto nível.

diferenca entre motocross e supercross 2
Foto: Guillaume/Flickr

O que é o supercross?

Diferentemente das corridas ao ar livre do motocross, os eventos de supercross são realizados em arenas fechadas. Vale mencionar que alguns circuitos possuem trechos externos que levam o trajeto para fora da arena esportiva, mas, para todos os efeitos práticos, o supercross é comumente visto como uma modalidade indoor.

Um detalhe muito interessante é que o supercross geralmente conta com percursos bem mais apertados do que o motocross. As pistas tendem a ser mais estreitas e as retas são muito mais curtas, mas isso não torna as corridas chatas. Dentro destas pistas sinuosas, existem toneladas de obstáculos que promovem grandes exibições.

No supercross, os obstáculos são geralmente criados de forma artificial e há uma quantidade maior de rampas com relação ao motocross, todas elas desenvolvidas por projetistas especializados. Além disso, as baterias de supercross tendem a ser de curta duração, acompanhando o tamanho mais reduzido da pista em comparação com o motocross.

Dito isto, quando você ligar a TV e observar uma arena cheia de pessoas e pilotos fazendo saltos insanos com uma pista muito curta, saiba que você você está assistindo a um evento de supercross.

diferenca entre motocross e supercross 3
Foto: Pixabay

Então, quais são as principais diferenças entre motocross e supercross?

• As pistas no supercross não são feitas a partir de características naturais e tendem a ser menores do que as que são usadas no motocross.

• Os eventos de motocross são realizados em arenas de características naturais que geralmente ficam localizadas em um ambiente rural. Por outro lado, os eventos do supercross são realizados dentro de estádios nas grandes cidades e são fortemente promovidos e televisionados para os espectadores.

• O motocross é o mais antigo dos dois esportes de motovelocidade off-road. Além disso, o supercross é uma invenção americana, enquanto o motocross se originou no Reino Unido e se espalhou posteriormente para o resto do mundo.

• O comprimento das pistas no motocross pode ser de 1,5 a mais de 3 quilômetros de comprimento, enquanto as pistas no supercross cabem dentro de um estádio ou arena.

• O motocross é mais popular em áreas rurais, enquanto o supercross é um esporte radical mais popular nas grandes cidades.

diferenca entre motocross e supercross 4
Foto: Pixabay

Qual é melhor: motocross ou supercross?

De certo modo, esta é apenas uma questão de preferência pessoal. No entanto, aqui vão algumas considerações importantes sobre ambas as modalidades:

De um modo geral, o supercross tende a oferecer eventos mais emocionantes. As corridas são barulhentas, saltos estão sempre acontecendo e a variedade de possibilidades na pista é tanta que é impossível não se deixar envolver pela ação. Além disso, as corridas são rápidas, de modo que o espectador dificilmente fica “entediado” com o evento.

Leia Também: Como Beethoven conseguia compor estando surdo?
Leia Também: Por que temos linhas nas palmas das mãos?

Por outro lado, se você estiver mais interessado na estratégia e nas habilidades sutis das corridas, saiba que o motocross pode ser uma boa para o seu gosto. Embora normalmente não haja tantos saltos acontecendo a todo momento, sempre há muita habilidade em ação no motocross.

E você, tem preferência por alguma dessas modalidades? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

micro ondas pode deixar sinal wifi lento

O micro-ondas pode deixar o sinal do Wi-Fi lento?

curiosidades incriveis sobre a heineken

12 curiosidades incríveis sobre a Heineken