Colônia e perfume sempre estão sob o olhar de pessoas do mundo inteiro. Andar bem arrumado e apresentável é um ótimo de um cartão postal para qualquer pessoa, porém é completamente indispensável estar bastante cheiroso, não é mesmo? O bom cheiro acaba se tornando um ponto positivo para que as pessoas nos admirem e isso é muito bom em todas as ocasiões, sem exceção.
No nosso dia a dia sempre passamos desodorante, escovamos nossos dentes e depois colocamos um perfume, ou melhor, colônia… Bom, desculpe a confusão, mas você também deve confundir de vez em quando, certo? Mas qual será a diferença entre colônia e perfume? Pode ficar tranquilo, pois nós vamos te explicar agora mesmo.
Tanto o perfume quanto a colônia são feitos a partir de uma mistura de água, álcool e uma determinada essência que pode variar de acordo com o produto que pode ser por exemplo floral, cítrico ou até mesmo oriental. Você deve estar se perguntando se realmente existem diferenças entre perfume e colônia? Sim, acredite, existem.
Perfume
Também bastante conhecido como parfum, ele é o mais forte, isso porque a concentração da essência pode chegar em até 40%. Esse é um úmero bastante alto, porém que garante uma fixação absurda do produto. No caso dos perfumes, é possível encontrar fragrâncias que podem chegar a durar até 24 horas no nosso corpo.
O uso do perfume é bastante comum em lugares que faz muito frio, isso porque as pessoas costumam pular alguns banhos. A combinação de frio + pouco suor + alta fixação do perfume acaba permitindo que a pessoa fique com um cheiro agradável, ou tolerável na maioria dos casos.
Como possui uma alta concentração de essência e uma fixação prolongada, é recomendado que se use pouco perfume. Essa recomendação serve para o cheiro não acabar ficando muito enjoativo, tanto para quem usa, quanto para as pessoas que estão por perto que acabam sentindo ainda mais o cheiro.
Colônia
Completamente diferente do perfume, a colônia é mais suave e geralmente a essência dela possui uma concentração que gira em torno dos 2% e 5%. Nesse caso o cheiro não dura muito tempo no corpo e tem uma fixação que pode chegar a durar até 6 horas após a aplicação.
Mesmo que dure menos tempo, a colônia pode ser útil em muitos casos, como por exemplo o uso doméstico, ou até mesmo para afazeres mais comuns. A colônia também é bastante útil para quem é alérgico, justamente porque a essência é bem diluída, além disso ela pode ser usada para dormir já que é mais suave.
Como nesse caso temos uma baixa concentração de essência, quem usar colônia pode dar várias borrifadas pelo corpo e não precisa se preocupar com o cheiro forte, já que não fica igual ao do perfume.
Nem aqui, nem lá
O que possui acima de 5% de concentração de essência já pode ser considerado perfume certo? Errado, pois ainda existe o Eau de Toilette, que é completamente diferente de colônia e perfume, ele é uma das melhores opções para nós brasileiros por conta da temperatura que encontramos por aqui.
Leia Também: Casamento Civil E União Estável | Qual a Diferença Entre Eles?
Leia Também: Manteiga e Margarina: Qual a Diferença Entre Elas?
Esse produto nada mais é do que essência diluída com uma concentração entre 5% e 15%. A duração do Eau pode chegar até 12 horas e não costuma ter cheiros muito fortes, o que acaba agradando qualquer um, afinal de contas, tudo em excesso estraga, não é mesmo?
Gostou de saber essas diferenças entre colônia e perfume? Não esquece de compartilhar esse post!