no ,

12 curiosidades interessantes sobre o teclado de computador

Embora o teclado seja um dispositivo amplamente utilizado, ele ainda carrega consigo vários fatos desconhecidos pela maioria das pessoas.

Pessoa usando teclado
Foto: Wikimedia Commons

Você já se perguntou por que as teclas do seu teclado estão posicionadas da maneira como se encontram hoje? Ou por que a combinação de teclas CTRL+ALT+DEL foi escolhida para ativar o comando de acesso ao gerenciador de tarefas?

De certo modo, é bastante estranho pensar que usamos teclados há tanto tempo e não nos preocupamos em conhecer pelo menos um pouco da sua história. Pensando nisso, nós do Zona Curiosa decidimos mostrar 12 fatos curiosos pra lá de interessantes sobre esse dispositivo que você provavelmente desconhecia. Confira!

1. Os teclados não adotam uma ordem alfabética, mas o padrão QWERTY, criado pelo norte-americano Christopher Latham Sholes para máquinas de escrever. A ideia de Sholes era posicionar letras como o “Z” e o “S” próximas uma das outras para facilitar a transcrição de sinais em código morse. Além disso, esse layout impedia que as pessoas teclassem muito rápido, o que acabava emperrando algumas máquinas de escrever.

Teclado de computador
Foto: Wikimedia Commons

2. Se você observar as teclas F e J no seu teclado, verá que há um risquinho logo abaixo dessas letras. Em teoria, a partir desses dois risquinhos você pode posicionar as suas mãos no teclado sem precisar olhar para ele. Em outras palavras, elas funcionam como se fossem guias, sendo que para as pessoas com deficiência visual, essa indicação é fundamental como referência.

3. Originalmente, os teclados eram a única maneira de interagir com um computador, uma vez que eles foram inventados bem antes da criação do mouse.

4. A combinação CTRL+ALT+DEL foi criada nos anos 80, quando o engenheiro de software David Bradley decidiu implantar uma espécie de “botão de pânico” nos computadores. Ele escolheu essas teclas espaçadas porque não queria que o comando fosse de fácil acesso, para evitar acionamentos acidentais.

Foto: Pixabay

5. Scroll Lock costuma ser a tecla menos usada no teclado. Na verdade, ela nem sequer conta com uma funcionalidade necessariamente útil, já que a função para a qual foi originalmente criada se tornou obsoleta rapidamente.

6. Embora a maioria das pessoas seja destra, devido ao design do teclado, a mão esquerda é usada com mais frequência. De fato, ao digitar, muitas pessoas usam todos os dedos da mão esquerda, mas apenas o dedo indicador ou médio da mão direita.

7. O único monumento a um teclado QWERTY no mundo está localizado em Ecaterimburgo, na Rússia. O teclado é tão grande que as pessoas têm a oportunidade de pular de tecla em tecla.

Foto: Wikimedia Commons

8. O recorde mundial para digitar o alfabeto de A a Z é de apenas 1,36 segundos.

9. Uma pesquisa da CBT Nuggets publicada em 2016 revelou que os teclados dos computadores podem ser até 20 mil vezes mais sujos do que o assento de uma privada. Na ocasião, foram analisados vários itens de escritório, comparando o nível de bactérias em cada um deles.

10. Todo mundo já sabe que, em jogos, as teclas WASD são amplamente usadas para fazer o personagem se movimentar pelo cenário. No entanto, o que pouca gente sabe é que o jogo responsável por padronizar essas teclas foi Half Life, embora o primeiro registro do WASD tenha ocorrido em um torneio do game Quake, em 1997.

Teclado de computador
Foto: Wikimedia Commons

11. Digitar em japonês é particularmente difícil. A maioria dos teclados japoneses conta com três ou quatro letras por tecla para acomodar todos os dialetos, que são acessados por meio de combinações especiais, tornando o processo de digitação mais longo e demorado.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Monstros S.A.
Leia Também: Quais seriam as vantagens da construção de uma base na Lua?

12. Cada vez que você pressiona a barra de espaço do seu teclado, outras seis milhões de barras de espaço são pressionadas ao mesmo tempo ao redor do planeta.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Aparelhos dentários

Como os aparelhos dentários alinham os dentes?

Comida de avião

Por que a comida de avião costuma ser ruim?