no ,

Como os aparelhos dentários alinham os dentes?

Aparelhos dentários utilizam um princípio muito simples, mas são extremamente eficazes quando se trata de alinhar os dentes.

Aparelhos dentários
Foto: Pixabay

Os aparelhos ortodônticos são dispositivos muito interessantes, afinal, é incrível pensarmos que suportes de arame e metal podem corrigir tantos problemas relacionados ao alinhamento dos dentes. No entanto, você já se perguntou como os aparelhos dentários alinham os dentes e reestruturam a mandíbula com maestria?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir o que há por trás desse dispositivo que consegue promover belos sorrisos em tantas pessoas.

Aparelhos dentários
Foto: Pixabay

Como funcionam os aparelhos dentários?

Vamos considerar primeiramente as partes básicas dos aparelhos dentários. Pois bem, em termos básicos, temos os bráquetes, que são colados nos dentes com uma espécie de cola adesiva, e o fio ortodôntico, que passa pelos bráquetes e geralmente fica preso aos molares. Faixas elásticas às vezes também estão presentes na configuração geral do aparelho.

O principal componente em termos de reestruturação dos dentes é o fio ortodôntico. As faixas elásticas funcionam sob o conceito de aplicar uma pequena quantidade de pressão de forma consistente durante um certo período de tempo. Essa pressão é maior do que a normalmente exercida sobre os dentes e, como resultado, os dentes lentamente começam a se deslocar na direção desejada.

À medida que os dentes se movem lentamente, o osso alveolar, uma camada que circunda a raiz dos dentes, começa a se ajustar lentamente de acordo com a mudança. Por exemplo, se um dente específico está se deslocando para a esquerda, o osso presente no local onde o dente precisa ser deslocado começa a desaparecer lentamente. Consequentemente, o dente em questão se desloca e um novo osso cresce no espaço que o dente costumava ocupar. Desta forma, os ossos crescem para acomodar tal mudança.

O fio ortodôntico é a parte principal em termos de aplicação de pressão sobre os dentes. Portanto, todo usuário de aparelho dentário precisa retornar ao dentista ou ortodontista para ter o fio apertado novamente todos os meses. Os bráquetes auxiliam no posicionamento do fio, enquanto as faixas elásticas podem ser utilizadas para direcionar a pressão aplicada pelo fio do arco em uma direção específica.

Foto: Pixabay

Por que os aparelhos são mais usados por crianças e pessoas jovens?

Depois de entender como o aparelho ortodôntico pode ajudar no reposicionamento dos dentes, fica mais fácil entender esta segunda parte. Pois bem, para uma pessoa que está em seus anos de desenvolvimento, é mais fácil ajustar a posição de seus dentes. Como os ossos da face já estão crescendo, eles aceitam mais facilmente tais mudanças e se adaptam à nova posição com mais rapidez.

À medida que a pessoa envelhece, no entanto, o tempo que os ossos levam para se ajustarem aos dentes em reposição é maior, mas ainda possível. Na verdade, boa parte das pessoas que usam aparelho dentário tem mais de 21 anos. Nessa idade, os ossos faciais já cresceram e adquiriram suas posições, mas ajustar os dentes para obter aquele sorriso perfeito ainda é possível.

Dependendo da posição dos dentes e de quanto ajuste é necessário, uma pessoa pode ser obrigada a usar retentores (contenções) após a remoção do aparelho. Isso é feito para dar aos dentes mais tempo para se ajustar, mesmo após a remoção do aparelho. Os retentores são moldados para se ajustar perfeitamente aos dentes recém-ajustados e podem ou não ser indicados para uso contínuo.

Foto: Pixabay

Uma palavra final

Os aparelhos dentários modernos oferecem diferentes opções de customização. Na prática, isso inclui os aparelhos clássicos de cor metálica, aparelhos de cerâmica que lembram a cor dos dentes, aparelhos de plástico, aparelhos coloridos, etc. Dependendo da pessoa e do caso individual, são selecionados os aparelhos ideais.

Além do fator cosmético, os aparelhos podem desempenhar um efeito importante na qualidade de vida do usuário. Eles podem corrigir problemas que causam dor, fala arrastada, problemas com a mastigação, etc.

Leia Também: Por que nossas pálpebras ficam pesadas quando estamos cansados?
Leia Também: Por que os desertos são frios à noite?

Portanto, se você é uma pessoa que descobriu que precisa utilizar aparelho ortodôntico, não se preocupe! Eles geralmente precisam de aproximadamente 2 anos para alinhar os dentes por completo, mas certamente vão te deixar com aquele sorriso perfeito que você sempre quis!

Os aparelhos dentários realmente fazem maravilhas, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

É possível sobreviver comendo somente batatas?

Pessoa usando teclado

12 curiosidades interessantes sobre o teclado de computador