no ,

Quais seriam as vantagens da construção de uma base na Lua?

Alguns fatores interessantes dão suporte à criação de uma base na Lua, onde astronautas poderiam viver e trabalhar por meses.

Base lunar
Foto: Pixabay

Recentemente, China e Rússia fecharam um acordo visando a construção de uma base na Lua. O memorando, assinado em conferência online, estabeleceu que as agências espaciais de ambos os países instalarão um laboratório na superfície ou na órbita lunar. No entanto, você pode estar se perguntando: afinal, quais seriam as vantagens de criar uma base lunar?

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar as principais motivações por trás disso, mas antes devemos entender claramente o que uma base lunar realmente seria.

Por base lunar, não quero dizer uma metrópole movimentada repleta de assentamentos humanos. Na verdade, uma base na Lua seria mais como um posto avançado simples, como um laboratório, onde os cientistas seriam capazes de trabalhar por longos períodos de tempo (talvez por vários meses), assim como já fazem na Estação Espacial Internacional.

Foto: Pixabay

Por que deveríamos estabelecer uma estação base na Lua?

Uma das razões mais convincentes para a construção de uma base na Lua é que ela poderia servir como um campo de estudo e área de preparação para nossas ambições maiores, como colonizar Marte e além. Em média, a lua está a 384.000 quilômetros de distância da Terra e, portanto, oferece a oportunidade mais próxima de estabelecer uma estação base para o lançamento de outras missões espaciais.

As missões Apollo permitiram aos humanos chegar à Lua em apenas três dias. Por outro lado, chegar a Marte levaria alguns meses. Dito isto, o curto tempo de viagem até a Lua tornaria possível implantar rapidamente missões de resgate da Terra, caso as coisas dessem errado.

Para nos comunicarmos com os astronautas, contamos com sinais de telecomunicações, que são ondas eletromagnéticas que viajam à velocidade da luz (aproximadamente 300.000 km/segundo). Aproximadamente, levaria 1,3 segundo para um sinal de telecomunicações chegar à Terra vindo da Lua.

Esse atraso parece completamente normal, em comparação com a comunicação com os astronautas em solo marciano. Em Marte, isso levaria de 5 a 20 minutos, ou seja, um atraso de apenas um ou dois segundos tornaria possível ter uma comunicação regular de áudio ou vídeo com astronautas na Lua quase em tempo real.

Foto: Pixabay

Base na Lua também nos ajudaria a entender como o corpo humano lida com o ambiente do espaço

Se aspiramos viver no cosmos além da Terra, podemos considerar a Lua como nosso primeiro passo rumo a esse objetivo. Em tese, ir à lua e ficar lá por um período prolongado de tempo nos prepararia para viver em outros planetas como Marte. Viver na lua por um longo período até nos ajudaria a entender como nossos corpos se comportam e reagem em baixa gravidade.

Na prática, poderíamos entender melhor como viver em um corpo estranho como a Lua pode afetar nossa saúde, sono e psicologia. Viver em uma base lunar também nos daria pistas sobre como os humanos poderiam lidar com um corpo celestial estranho com uma atmosfera insignificante e flutuações de temperatura mais dramáticas.

Além de todos esses fatores, uma estação base lunar também poderia servir como um ótimo local para praticar a observação astronômica. Como a rotação da Lua em torno de seu eixo é lenta, as observações na luz do sol durariam vários dias (terrestres).

Foto: Pixabay

Uma palavra final

Como você pode ver, uma das razões mais convincentes para a construção de uma base lunar é que isso poderia servir como um campo de prática e área de preparação para nossas ambições maiores, como colonizar Marte e outros planetas. Além disso, tal avanço poderia nos fornecer conhecimentos importantíssimos sobre o comportamento do corpo humano no espaço.

É importante deixar claro que China e Rússia não estão sozinhos na busca para estabelecer uma estação base na lua. Da mesma forma, agências espaciais de países como Estados Unidos, Índia, Japão e Canadá também têm missões lunares planejadas para o futuro.

Leia Também: Por que Marte é vermelho?
Leia Também: Como os óculos de sol protegem os nossos olhos?

Dito isto, a Lua, que vem iluminando nosso mundo todas as noites há milhões de anos, em breve poderá servir como uma plataforma de lançamento para nossas futuras missões espaciais. Dessa forma, ela poderá nos preparar para sobrevivermos e, quem sabe, prosperarmos nos planetas inexplorados de nosso sistema solar!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Gema do ovo cozido

Por que a gema do ovo cozido às vezes fica verde?

Postos de combustíveis

Como os postos armazenam seus combustíveis?