no

12 curiosidades interessantes sobre a urina

Esta é uma oportunidade “de ouro” para aprender alguns fatos muito interessantes.

Foto: Pixabay

A urina é o resíduo líquido que os rins produzem. Em resumo, ela é o resultado de seus rins filtrarem seu sangue e removerem o excesso de água e várias substâncias residuais. Depois que os rins fazem isso, a urina viaja através dos ureteres até a bexiga, onde permanece até que você esteja pronto para dar um fim no xixi.

Obviamente, você pode não pensar nisso com frequência, mas há muito o que saber sobre este fluido corporal. Pensando nisso, nós do Zona Curiosa listamos alguns fatos interessantes sobre a urina que podem despertar a curiosidade de qualquer pessoa. Confira!

1. Rins adultos saudáveis filtram todo o sangue do corpo uma vez a cada 45 minutos. Durante um dia normal, esse ciclo é suficiente para produzir cerca de 3 a 8 xícaras de urina. No entanto, várias coisas podem influenciar a quantidade de urina que você produz e a frequência com que você urina, incluindo a quantidade de líquido que você bebe, quanto líquido você perde com o suor e a respiração, a quantidade e o tipo de comida que você consome e sua saúde em geral.

2. A cor amarela da urina vem de uma substância chamada urobilina (ou urocromo). A urina geralmente apresenta um tom amarelo claro, mas pode ficar um pouco mais escura em algumas ocasiões, especialmente no primeiro xixi do dia. Um amarelo muito escuro pode ser um sinal de alerta de desidratação, mas outras coisas que podem afetar a cor da urina incluem alimentos, como beterraba, e corantes alimentares.

Amostras de urina
Foto: Pixabay

3. A urina pode dizer muito ao seu médico sobre a sua saúde. De fato, o exame de urina geralmente faz parte das verificações de saúde de rotina. Os médicos usam este teste de laboratório porque o simples xixi pode detectar hormônios, medicamentos, células do sangue, proteínas, glicose e bactérias. Os resultados podem informar ao seu médico várias condições, incluindo diabetes, infecções, problemas renais, e até gravidez.

4. A urina é estéril, ou seja, microrganismos são incapazes de viver neste fluido corporal. No entanto, isso só ocorre enquanto o xixi ainda está na bexiga. Assim que ele sai do corpo, ele pode pegar bactérias da uretra e do ar.

5. Fazer xixi em uma queimadura causada por água-viva não vai curá-la. Embora haja uma certa crença popular em torno desse “truque”, ele definitivamente não funciona. Em vez disso, simplesmente enxágue levemente a queimadura em água quente e aplique um anestésico local que pode ser comprado em uma farmácia.

6. Segundo o livro Gee Whiz: It’s All about Pee, as bexigas das lagostas do sexo masculino ficam localizadas em suas cabeças. É por isso que, quando esses animais lutam entre si, eles esguicham urina no rosto um do outro.

Foto: Pixabay

7. A urina pode ser boa para a pele (ou quase isso). Na verdade, o que ocorre é que uma versão sintética da ureia, que é um componente da urina, é frequentemente usada em hidratantes porque suaviza a pele e em doses mais altas pode ser usada como esfoliante. A ureia também pode tratar infecções fúngicas nos pés. No entanto, não há ureia suficiente na urina real para permitir a fricção no rosto, portanto, use apenas os hidratantes e esfoliantes comprados em lojas.

8. Você não deve beber seu xixi. Se por acaso você se perder em um deserto sem água, não beba a sua urina. Esse fluído é notavelmente repleto de sal, o que pode realmente deixá-lo ainda mais desidratado, em vez de matar a sua sede. De fato, o Manual de Campanha do Exército dos EUA é estritamente contra beber urina para sobreviver.

9. Segundo o livro What’s My Pee Telling Me?, as mulheres urinam em um fluxo mais amplo do que os homens devido ao sexo e ao parto. Séculos atrás, o jato de urina até chegou a ser usado como um teste para determinar a virgindade de uma mulher. Se ela “urinasse como um homem”, era considerada virgem. Bizarro, não?

10. A parurese é um transtorno psicológico em que o indivíduo em questão não consegue urinar na presença de outras pessoas. Vale mencionar que esse transtorno também recebe a denominação de bexiga tímida, síndrome da bexiga tímida, retenção urinária psicogênica e urofobia.

Banheiro com urina
Foto: Pixabay

11. Na Roma Antiga, as pessoas lavavam a boca com urina para clarear os dentes. Surpreendentemente, essa não era uma ideia totalmente maluca, pois a amônia na urina pode realmente deixar seus dentes mais brancos. Ainda assim, acho melhor continuar com o clareamento dentário tradicional mesmo…

Leia Também: 10 curiosidades interessantes sobre a União Europeia
Leia Também: As melhores curiosidades sobre os escorpiões

12. Um xixi com cheiro forte nem sempre é uma coisa ruim. Em muitos casos, esse cheiro pode ser proveniente dos alimentos que comemos, incluindo aspargos, álcool, café e alho. No entanto, se a sua urina apresenta os cheiros específicos listados a seguir, talvez seja interessante falar com seu médico:

• Um cheiro de amônia pode indicar desidratação;
• Um cheiro de mofo pode significar doença hepática;
• Um cheiro muito desagradável pode indicar uma infecção da bexiga;
• Um cheiro “adocicado” pode significar diabetes.

Quem diria que a urina leva consigo tantas curiosidades interessantes, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

O que faz um auxiliar administrativo?

O que foi a Guerra do Porco?