no

12 curiosidades incríveis sobre Botswana

Ao longo deste artigo, você vai conferir uma série de fatos interessantes sobre a geografia, cultura e história de Botswana.

Gaborone, capital de Botswana
Foto: Global Water Partnership / Flickr

Botswana é uma nação sem litoral localizada na África Austral. Ex-protetorado britânico, esse país conta com economia e padrão de vida que estão entre os mais altos do continente africano. Além disso, essa nação apresenta diversas paisagens naturais praticamente intocadas, ainda que humanos habitem a região há milhares de anos.

Ao longo deste artigo, você vai conferir uma série de fatos interessantes sobre a geografia, cultura e história de Botswana.

1. Botswana é o país que possui a maior concentração de elefantes em toda a África. De fato, esse país é o lar de mais de 33% dos elefantes da savana africana. Isso pode ser explicado pelo fato de que quase 40% do território de Botswana é composto de parques nacionais e reservas de vida selvagem que, por sua vez, fornecem muitas áreas para os animais perambularem.

Elefantes em Botswana
Foto: Pixabay

2. Botswana também é o melhor lugar para ver suricatos na natureza selvagem. Esses pequenos carnívoros da família dos mangustos podem ser vistos ao longo de todo o deserto do Kalahari. Muitos passeios pela vida selvagem oferecem safáris específicos para aqueles que desejam ver suricatos em Botswana.

3. No passado, Botswana era um protetorado britânico chamado Bechuanaland. Depois de ganhar sua independência em 30 de setembro de 1966, foi renomeado para Botswana. Até hoje, a nação mantém uma tradição ininterrupta de eleições democráticas, tornando-se a mais antiga democracia da África.

4. O Delta do Okavango é um enorme delta interior localizado no deserto de Kalahari. Formado pelo rio Okavango em um vale tectônico do deserto, o delta é uma bacia endorreica que perde água por evaporação e transpiração. A região é coberta por vegetação pantanosa e é habitada por numerosos mamíferos, pássaros, répteis, anfíbios e peixes. Tamanha beleza levou o Delta do Okavango a ser nomeado uma das Sete Maravilhas Naturais da África, sendo também declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Foto: Pixabay

5. A savana arenosa semi-árida do deserto de Kalahari ocupa mais de 70% da área total do Botswana. De fato, o país experimentou a pior seca em 34 anos recentemente, com temperaturas acima da casa dos 41°C. As recentes chuvas fortes foram um alívio muito bem-vindo.

6. Pelo fato de seu país ficar localizado numa região majoritariamente semi-desértica, o povo de Botswana valoriza tanto a água que sua moeda é chamada de “pula”, que significa “chuva” ou “bênção” em setswana, a língua nacional.

7. O primeiro presidente do Botswana após a independência, Sir Seretse Khama, casou-se com Ruth Williams, que era de origem britânica. Devido ao seu casamento inter-racial altamente controverso para a época, eles chegaram a passar um tempo exilados. Essa extraordinária história de amor, que perdurou apesar de todos os obstáculos e indignação, foi transformada em um filme chamado “Um Reino Unido”, lançado em 2016 (trailer abaixo).

8. Infelizmente, Botswana sofre de uma das maiores taxas de pessoas portadoras de HIV no mundo, ficando atrás somente da Suazilândia e do Lesoto. O país tem uma prevalência de HIV em adultos de 24,8%. Os altos custos socioeconômicos do gerenciamento do vírus em nível nacional têm sido um desafio para a economia do país.

9. Botswana é o segundo maior produtor mundial de diamantes, ficando atrás somente da Rússia. Para se ter uma ideia, o país africano produziu 40 milhões de quilates de diamantes em 2016.

10. Localizado na savana seca do nordeste de Botswana, o Makgadikgadi Pan é um dos maiores desertos de sal do mundo. Essa enorme salina está situada em uma área que já foi coberta pelo enorme Lago Makgadikgadi.

Foto: Wikimedia Commons

11. Botswana tem uma população de cerca de 2,3 milhões de pessoas. Em relação ao seu tamanho, é um dos países mais escassamente povoados do mundo.

Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o Benin
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Bósnia e Herzegovina

12. Botswana é famoso por ser um dos quatro países africanos que se encontram na mesma extremidade oriental da Faixa de Caprivi. Este é o único lugar no mundo onde quatro países se encontram (Botswana, Namíbia, Zimbábue e Zâmbia).

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Como o Spotify ganha dinheiro e paga os artistas?

Xbox Game Pass

Quais as vantagens de assinar o Xbox Game Pass?