A morte pode ser angustiante e fascinante ao mesmo tempo. Todos nós já nos perguntamos sobre o que acontecerá depois que morrermos, mas dificilmente analisamos as informações que já temos sobre esse tema.
Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro de 12 fatos curiosos envolvendo a morte que certamente deixarão muitos surpresos.
1. Após a morte, todos os músculos do corpo relaxam. Na prática, isso leva a pupilas dilatadas, olhos ligeiramente abertos e mandíbula frouxa, pois é necessária atividade muscular para fechar as pálpebras e a boca. Curiosamente, quando uma pessoa morre, seu sentido de audição é o último a ser desligado.
2. É um mito que cabelos e unhas crescem após a morte. O que realmente acontece é que por serem feitos de queratina, um material altamente resistente, cabelos e unhas demoram mais tempo para entrar em decomposição depois que morremos. Além disso, à medida que o corpo resseca, as camadas ungueais e a pele da cabeça se retraem, fazendo com que as unhas e os cabelos pareçam mais longos.
3. Estima-se que cerca de 117 bilhões de pessoas morreram desde o surgimento da nossa espécie há aproximadamente 200.000 anos.
4. Quando a peste bubônica assolou toda a Inglaterra em 1665, surgiu a famosa regra de enterrar os defuntos a 6 pés de profundidade, o que equivale a 7 palmos. Isso dá em torno de 1,80 m, mas no caso do Brasil, essa medida costuma ficar entre 1,30 m e 1,60 m, dependendo do Estado ou da cidade.
5. Em vez de ver a morte como um fim, muitos povos antigos, como os antigos egípcios, acreditavam que a morte era uma das muitas passagens da vida.
6. Nos Estados Unidos, você pode ser declarado morto em alguns estados, mas considerado vivo em outros. Isso é possível porque Nova York e Nova Jersey permitem que as famílias rejeitem o conceito de morte cerebral se isso for contra suas crenças religiosas.
7. Selfies já matam mais humanos do que ataques de tubarões. Um levantamento feito pelo portal de tecnologia Mashable mostra que o número de mortes causadas por selfies em 2015 superou o de mortes provocadas por ataques de tubarões. Foram 12 acidentes fatais originados pelo ato de tirar fotos de si mesmo contra apenas 8 mortes provenientes de ataques de tubarões.
8. Dois dos principais gases responsáveis pelo cheiro característico da morte são chamados de putrescina e cadaverina. Eles são produzidos quando as bactérias decompõem os aminoácidos ornitina e lisina, respectivamente.
9. Hoje, existem mais de 300 corpos congelados em nitrogênio líquido nos Estados Unidos, na esperança de que a ciência um dia seja capaz de trazê-los de volta à vida. Ao contrário da crença popular, Walt Disney não é um deles.
10. De acordo com a OMS, as principais causas de morte em todo o mundo são doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, doenças pulmonares, infecções do baixo trato respiratório e condições neonatais.
11. De acordo com a revista Nature, estima-se que a malária tenha sido responsável por metade das mortes de todas as pessoas que já viveram.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a franquia Counter-Strike
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a franquia Metal Slug
12. No ano de 2013, um homem morreu após uma vaca cair sobre ele em Caratinga, Minas Gerais. De acordo com os bombeiros, a vaca caiu sobre a casa da vítima depois de descer um morro, que fica perto de um barranco e um pasto. O telhado da vítima, que era de amianto, não suportou o peso do animal e a vaca atingiu o morador em questão de segundos. Tanto a esposa do homem, que estava deitada ao lado dele, quanto a vaca, saíram ilesas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉