Cercada pela Bielorrússia, Letônia, Polônia e Rússia, a Lituânia é uma verdadeira joia da Europa Oriental e dos Bálticos. Famosa por sua história antiga e raízes pagãs interessantes, há muito o que amar nessa nação.
Pensando nisso, resumimos aqui alguns dos fatos mais interessantes sobre a Lituânia para mostrar o quão incrível essa antiga nação báltica realmente é.
1. Por incrível que pareça, no final do século XIV, a Lituânia era o maior país de toda a Europa e um dos impérios mais poderosos do continente. Isso ocorreu porque a atual Bielorrússia e Ucrânia, além de grandes áreas da Rússia e da Polônia, faziam parte do Grão-Ducado da Lituânia. Em 1569, a Lituânia e a Polônia se uniram formalmente sob um estado dual chamado Comunidade Polaco-Lituana.
2. A Lituânia foi a última nação da Europa a adotar o cristianismo em 1387. Isso é quase 1000 anos após a conversão oficial do Império Romano. Antes dessa época, os lituanos praticavam principalmente romuva, uma religião pagã indígena. Hoje, uma quantidade esmagadora da Lituânia se identifica como cristã, no entanto, muitas tradições pagãs ainda estão em vigor, com muitos lituanos mais jovens procurando reviver suas raízes.
3. O lituano é a língua indo-europeia mais antiga do mundo. Na verdade, é uma língua arcaica, semelhante em estrutura e forma ao sânscrito, uma língua indiana clássica. O uso mais antigo do lituano pode ser rastreado há mais de 5.000 anos. Hoje é uma das duas únicas línguas bálticas faladas no mundo: lituano e letão.
4. Os lituanos são famosos por seu gosto pela natureza e não é difícil entender o porquê. Na prática, cerca de 40% da Lituânia é composta de florestas. A maioria delas é protegida por cinco parques nacionais, sendo que cada um oferece moradia para uma variedade de vida selvagem, incluindo veados, javalis e ouriços.
5. A Lituânia tem uma das conexões de Internet mais rápidas do mundo. Além disso, existem muitos pontos de acesso Wi-Fi gratuitos nas maiores cidades.
6. Esse país tem até uma essência aromática própria chamada ‘O Perfume da Lituânia’. Ela conta com uma mistura de flores silvestres, gengibre, framboesa, sândalo e almíscar.
7. O basquete é o esporte mais popular entre os lituanos. De fato, sua equipe nacional incrivelmente habilidosa conquistou três medalhas de bronze em Olimpíadas. Não só isso, mas muitos lituanos chegaram ao Hall da Fama da NBA. Sem dúvida, o mais notável deles é Arvydas Sabonis, famoso por ser um dos melhores jogadores de basquete europeu de todos os tempos.
8. As cervejas lituanas costumam apresentar um toque de frescor único, sendo bastante apreciadas pelo mundo todo. De fato, existem diversas cervejarias em todo o país que conquistaram vários prêmios ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, somente em 2015, 16 marcas de cervejas lituanas foram premiadas no World Beer Awards.
9. A maior palavra do idioma lituano é nebeprisikiškiakopūsteliaujantiesiems, que tem 37 letras e cujo significado seria: um grupo de pessoas que costumava ir para a floresta para colher grama, mas que não está mais fazendo isso.
10. Um dos pratos lituanos mais famosos é o cepelinai, que inclui bolinhos de batata recheados com carne moída, requeijão seco ou cogumelos. Curiosamente, ele foi nomeado assim por causa de sua forma oval que se assemelha a um dirigível Zeppelin.
11. Anualmente, a Lituânia é visitada por centenas de casais de cegonhas que constroem seus ninhos enormes em postes e troncos de árvore. Curiosamente, acredita-se que, se o casal de cegonhas fizer o ninho na sua casa, isso poderá atrair boa sorte. O país até celebra o dia da cegonha em 25 de março.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Líbano
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Letônia
12. Os avós paternos do famoso ator americano Sean Penn eram judeus-lituanos. Além disso, a mãe do Papa João Paulo II era descendente de lituanos. Até mesmo Hannibal Lecter, o vilão fictício e personagem principal de ‘O Silêncio dos Inocentes’ nasceu na Lituânia! Ou seja, os lituanos estão basicamente em toda parte!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉