no ,

12 curiosidades incríveis sobre a franquia Halloween

Série de filmes tem como protagonista Michael Myers, que já foi descrito como “o protótipo para todos os vilões que vieram depois”.

Franquia Halloween
Foto: Divulgação

Quando o assunto é franquias de terror, poucas conseguem ser tão icônicas quanto a franquia Halloween. Por mais de 40 anos, o público assistiu o sempre mascarado Michael Myers espalhando o terror ao melhor estilo dos filmes slasher dos anos 70 e 80.

Ao longo desse post, nós vamos ficar por dentro de alguns fatos curiosos muito interessantes sobre a franquia Halloween, criada pelo lendário John Carpenter. Confira!

1. Michael Myers foi fortemente influenciado pela própria experiência de Carpenter com pacientes com doenças mentais. Durante uma viagem, ele visitou uma instituição psiquiátrica em Kentucky e se deparou com um paciente que tinha aproximadamente 13 anos. Carpenter se lembra de ter ficado inquieto com o “olhar esquizofrênico” do paciente, que ele descreveu como “perturbador, assustador e completamente louco”.

Foto: Reprodução

2. De acordo com John Carpenter, ele sempre tentou garantir que o público fosse completamente incapaz de se relacionar com Myers na tela. Ao longo do filme original, os olhos de Myers raramente são visíveis. Em vez disso, eles são obscurecidos por sombras ou pela máscara. Carpenter fez isso de propósito, já que esse pequeno recurso torna mais difícil o estabelecimento de uma conexão com alguém.

3. Supostamente, a máscara infame que Michael Myers usa retrata o ator William Shatner. Ela foi feita em 1966 para combinar com a participação de Shatner em Jornada nas Estrelas. O departamento de figurino da franquia Halloween teve que comprar a máscara mais barata possível, e a máscara de Shatner custava menos de 2 dólares. Então, eles pintaram a máscara de branco, bagunçaram o cabelo e esticaram os olhos, transformando o capitão Kirk em um psicopata.

4. Todas as garotas no filme original deveriam ser adolescentes, mas apenas a estrela Jamie Lee Curtis tinha menos de 20 anos quando o longa-metragem foi filmado. Ela tinha apenas 19 anos na época, mas seu papel iria cimentar seu lugar no gênero do terror para sempre.

Franquia Halloween
Foto: Reprodução

5. O primeiro filme da franquia Halloween iria se chamar “Os Assassinatos das Babás“, mas devido a restrições orçamentárias, os cineastas decidiram que em vez de o filme acontecer em vários dias, seria muito mais barato definir o enredo inteiro em uma noite. E quando se trata de um filme assustador, uma noite específica consegue ser a mais evocativa de todas: a noite de Halloween.

6. Como as cenas do primeiro Halloween foram filmadas fora de ordem, era um tanto difícil para Jamie Lee Curtis saber o quão assustada ela deveria estar em certas tomadas. Felizmente, John Carpenter pensou num plano brilhante para lidar com esse problema. Ele criou uma espécie de “medrômetro”, um “medidor de medo” que ele poderia mostrar a Curtis para que ela soubesse exatamente o quão assustada ela deveria estar durante qualquer cena que estivessem filmando.

7. Os efeitos sonoros também foram afetados pelo baixo orçamento. Os sons de carne sendo cortada foram criados com uma melancia e um facão.

Foto: Needpix

8. John Carpenter recebeu apenas 10 mil dólares para dirigir o primeiro filme da franquia Halloween. Consequentemente, o baixo orçamento do filme teve um grande impacto nas decisões de produção. A iluminação escura do filme, por exemplo, não foi feita apenas para criar um clima sombrio. Na verdade, ela era literalmente a única opção disponível, pois não havia dinheiro para mais luzes.

9. No filme original, a casa usada como moradia de Myers tinha um dono um tanto irônico. Isso porque a residência pertencia a um grupo religioso de uma igreja local.

10. Você já se perguntou de onde John Carpenter tirou o nome de Michael Myers? Bem, a resposta remonta à psicologia clássica dos nerds do terror. Carpenter pensou que usar o nome de um colega de trabalho para um maníaco homicida seria uma “grande homenagem”. O Michael Myers da vida real foi um promotor de filmes que ajudou Carpenter em sua carreira.

Foto: Reprodução

11. Seis pessoas diferentes interpretaram Myers no filme original. Nick Castle e Debra Hill fizeram as tomadas em primeira pessoa, Tommy Lee Wallace interpretou Myers na cena do armário, o dublê Jim Winburn filmou algumas sequências perigosas, Tony Moran interpretou Myers em algumas cenas extras e Will Sandin interpretou o jovem Myers.

Leia Também: 14 curiosidades incríveis sobre Bob Esponja
Leia Também: O que foi a Guerra do Balde?

12. Hoje em dia, parece que todo filme antigo está sendo refeito de alguma forma. Nenhum deles, no entanto, chega perto do recorde de reboots da franquia Halloween. A série recebeu reboots em cinco oportunidades!

E você, também é fã dos filmes da franquia Halloween? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Casca do kiwi

A casca do kiwi é comestível?

Curiosidades Sobre os Escorpiões

As Melhores Curiosidades Sobre os Escorpiões