Você pode até enxergar a Alemanha como um país que adora cerveja e linguiças, mas a verdade é que o território alemão também é um lugar interessante e vibrante que está cheio de história para contar.
Listamos aqui uma mistura de fatos informativos e interessantes para que você possa aprender mais sobre a Alemanha ou testar seus conhecimentos já adquiridos sobre a cultura alemã.
1. A Oktoberfest de Munique é o maior festival folclórico do mundo. Apesar do nome, o festival Oktoberfest tem sido realizado na última semana de setembro e data oficialmente de 12 de outubro de 1810, quando o príncipe Ludwig casou-se com a princesa Teresa Sassonia-Hildburghausen e todos os cidadãos da cidade de Munique foram convidados a participar das celebrações.
2. A Alemanha tem mais atividades e lugares culturais do que qualquer outro país no mundo. Para se ter uma ideia, de acordo com estimativas de 2013, o território alemão contava com 6.200 museus, 820 teatros, 130 orquestras profissionais e 8.800 bibliotecas. Existem mais museus, salas de exposições e galerias de arte na Alemanha do que em qualquer outro país (e não apenas nas grandes cidades), com mais gente indo a exposições do que a jogos de futebol.
3. A capital alemã, Berlim, tem mais pontes do que Veneza. Berlim possui 960 pontes, com 59,8 quilômetros quadrados de água e cerca de 180 quilômetros de vias navegáveis. Se combinada com o estado vizinho de Brandemburgo, a cidade abriga a maior rede de água interior da Europa.
4. Apesar de muitos imaginarem que a Alemanha é o maior consumidor de cerveja do mundo, o país ocupa na verdade a segunda posição no ranking, com uma média anual de 107 litros por pessoa. A liderança vai para a República Tcheca, com uma média anual de 143 litros por pessoa, segundo a Exame.
5. A Alemanha é um dos maiores produtores de automóveis do mundo. O Golf da VW é um dos carros mais vendidos de todos os tempos. Em 2016, as marcas de automóveis mais vendidas na Alemanha foram Volkswagen, Audi, Mercedes e BMW.
6. A Alemanha é líder em políticas climáticas e energéticas. Em 2011, o país tomou a decisão de desativar todas as usinas nucleares (então produzindo cerca de 18% da eletricidade consumida) até 2022 e substituí-las por energias renováveis.
7. A Fanta surgiu na Alemanha em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Na época, havia um embargo comercial que impedia a importação de xarope da Coca-Cola para a Alemanha, o que fez o chefe da Coca-Cola no país optar por criar um produto nacional com as sobras disponíveis de produtos como soro de leite e bagaço de maçã. Vale destacar que a Fanta é a segunda marca mais antiga da Coca-Cola Company e sua segunda bebida mais popular fora dos Estados Unidos. Na prática, ela é consumida 130 milhões de vezes todos os dias em todo o mundo.
8. Com 79 letras, a palavra Donaudampfschiffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft é a mais longa da língua alemã. Em português, ela significa “Associação dos Funcionários Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio”. Curiosamente, a ortografia moderna usaria 80 letras, mas como o composto é um nome histórico, a ortografia original é a que acaba sendo levada em conta.
9. A rua mais estreita do mundo fica localizada na cidade alemã de Reutlingen. É chamada de Spreuerhofstrasse e tem 31 cm de largura em seu ponto mais estreito.
10. Fugir da prisão não é um ato punível por lei na Alemanha. Isso ocorre porque a Constituição Alemã afirma que ser livre é um instinto humano básico e, portanto, os prisioneiros têm o direito de querer escapar da prisão. As fugas, no entanto, raramente ficam impunes, pois os prisioneiros são responsabilizados se causarem danos à propriedade ou infligirem danos corporais a qualquer indivíduo durante a escapada.
11. A Alemanha é uma das nações líderes mundiais em produção de livros. São publicados cerca de 94.000 títulos todos os anos no país.
Leia Também: 12 curiosidades fascinantes sobre a Albânia
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a África do Sul
12. A expectativa de vida na Alemanha é de quase 81 anos, sendo 83 para mulheres e 78 para homens. Para se ter uma ideia, mais de 26% da população tem atualmente mais de 60 anos, o que faz com que a Alemanha seja comumente avaliada como uma das melhores nações no mundo para envelhecer.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉