no

Aoshima: Conheça a Ilha Japonesa dos Gatos

Os gatos são criaturas adoráveis, você sabia que existe uma ilha habitada por eles? Conheceremos mais sobre ela agora mesmo.

Os gatos são animais extremamente populares e diversas pessoas criam eles em casa. Os bichanos carregam várias curiosidades, inclusive já falamos de algumas delas por aqui. Esses animais possuem uma história imensa com a humanidade, mas não é sobre ela que iremos falar hoje.

Continua após a publicidade..

Nesse post iremos conhecer mais sobre Aoshima, uma ilha no Japão que foi tomada completamente por gatos. Prepare sua mala, pois iremos iniciar a nossa viagem agora mesmo.

aoshima zona curiosa 2

A Ilha dos Gatos

Para os não-nativos, o conceito de uma ilha para gatos pode parecer um tanto quanto peculiar a princípio. Mas uma ilha de gatos é, como o nome nos diz, uma ilha onde a população de gatos supera amplamente a de pessoas. Esse conceito pode até parece ser exclusivo do Japão, onde podemos encontrar cerca de uma dúzia de “ilhas de gatos” espalhadas por todo o país.

Por muito tempo, as ilhas de gatos foram geralmente ignoradas pelo resto do mundo, embora nos anos mais recentes, Aoshima, assim como outros lugares semelhantes, tenha realmente explodido nos canais de mídia social. Isso provocou um aumento acentuado no número de visitantes estrangeiros na ilha, o que, por sua vez, ajudou a modesta economia da ilha.

Continua após a publicidade..
Aoshima: Conheça a Ilha Japonesa dos Gatos

Como Os Gatos Pararam em Aoshima?

Como é o caso de muitas ilhas semelhantes em todo o mundo, Aoshima é uma remota vila de pescadores que por muito tempo foi sustentada pelo comércio de sardinhas. Aoshima viu seu quinhão de pesca e vela e, como é o caso de todas as pessoas que passam muito tempo no mar, também viu um sério problema de roedores.

Atormentados pelos diversos ratos, os pescadores de da ilha acabaram ficando desesperados e precisavam encontrar uma solução urgente. Não demorou muito para que boa parte deles adotassem os gatos de rua que encontravam nos portos.

Continua após a publicidade..

Eles perceberam que os gatos eram tão úteis em terra quanto fora da costa, e a próspera população de Aoshima acolheu seus novos habitantes felinos com grande reverência e cuidado. Com o tempo, isso serviu para domesticar os felinos e deixá-los confortáveis, o que também encorajou uma taxa de reprodução constante.

aoshima zona curiosa 4

O Aumento da População Felina

Com o passar do tempo, começou a se tornar difícil encontrar sardinhas pela ilha de Aoshima e com isso o comércio ficou difícil para os habitantes locais. À medida que o comércio pesqueiro ficou tenso, mais e mais moradores foram a procurar seu ganha pão em outros lugares, no continente, o que os levou a abandonar a ilha.

Alguns poucos idosos permaneceram na ilha eles continuaram alimentando e cuidando dos felinos. Aoshima abrigava cerca de 900 pessoas em meados da década de 1940, mas em 2019 foram registrados apenas seis humanos por lá.

Aoshima: Conheça a Ilha Japonesa dos Gatos

Problemas

Pesquisadores que estudam Aoshima descobriram que os gatos se organizam em hierarquias, onde os machos competem por território e suas fêmeas competem por comida. Com tanta competição, os pesquisadores de gatos chegaram à conclusão de que as condições de vida neste chamado paraíso são tudo menos celestiais. Os felinos geralmente morrem antes da idade adulta de fome, doenças e um tipo de infanticídio visto anteriormente exclusivamente em leões.

Na primavera e no verão, os turistas levam comida para alimentar os gatos, mas quando chega o inverno o turismo diminui, principalmente pelo fato do mar está agitado. Às vezes, os barcos não podem atravessar nessas condições e assim os felinos ficam mais desesperados por comida.

aoshima zona curiosa 6

Leia Também: Sphynx: conheça a curiosa raça de gatos sem pelo

Enquanto para muitos, Aoshima parece um verdadeiro paraíso natural, a ilha em si não é sustentável, a longo prazo. Embora existam alguns turistas que frequentam a ilha, infelizmente, eles são poucos e não são suficientes para cuidar da próspera população de gatos. Acredita-se que em breve o turismo na ilha possa acabar de vez, já que as balsas, que são o único meio de transporte para lá, parem de funcionar. 

Você já conhecia Aoshima? Não esquece de compartilhar esse post!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

como os cachorros pegam pulgas

Como os cachorros pegam pulgas?

APOSTOLOS CAPA

Como morreram os apóstolos de Jesus Cristo?