no ,

Como os óculos de sol protegem os nossos olhos?

Além de dar um toque especial no visual, os óculos de sol podem ser muito benéficos para os nossos olhos.

Óculos de sol
Foto: Pixabay

Óculos de sol podem deixar as pessoas mais “descoladas” e são uma das poucas tendências que nunca saem de moda. No entanto, você já se perguntou sobre o excelente trabalho que eles fazem para proteger seus olhos?

Sabemos que ser exposto a uma fonte de luz brilhante pode levar a certos problemas oculares, por isso os óculos de sol são considerados grandes protetores neste sentido.

Mas antes de darmos uma olhada em como os óculos de sol conseguem proteger a nossa visão, vamos considerar primeiramente o que acontece com a exposição direta dos nossos olhos ao sol.

Foto: Pixabay

Os efeitos do sol em nossos olhos

O grau de dano ao qual os olhos são expostos costuma ser diretamente proporcional à quantidade de exposição que se tem aos raios solares potencialmente prejudiciais. Olhar diretamente para o sol por longos períodos de tempo é uma ideia terrível, pois pode causar danos permanentes na retina, sendo a cegueira o pior cenário.

Os três tipos de luz que o sol produz são: visível, infravermelha e UV (ultravioleta). Os raios ultravioleta são os mais prejudiciais às estruturas dentro dos nossos olhos, especialmente se forem refletidos na areia, neve ou água. Isso ocorre porque as células presentes na córnea são conhecidas por formar bolhas e rachar quando acabam sendo expostas à luz ultravioleta.

Os sintomas dessa condição, conhecida como fotoceratite, surgem poucas horas após a ocorrência do dano à córnea. Os sinais incluem lacrimejamento excessivo, inflamação do tecido ao redor do olho e uma sensação de que seus olhos foram esfregados em uma superfície áspera. A parte tranquilizadora disso é que os sintomas costumam ser temporários e geralmente não duram mais do que 36 horas.

A exposição mais direta ou prolongada ao sol também pode causar danos à retina, especialmente à mácula. A mácula é uma minúscula subestrutura presente na retina que é responsável pela maioria dos detalhes da visão central de uma pessoa. Danificar esse tecido pode causar degeneração macular, que leva à cegueira permanente no campo de visão central.

Foto: Pixabay

Como os óculos de sol protegem os olhos

Bons óculos de sol podem ser referidos como “condicionadores de luz” extremamente eficazes. Basicamente, os óculos de sol protegem os olhos ao atuarem como uma barreira que reflete os raios ultravioleta. Dito isto, eles são o equivalente a um protetor solar para os olhos.

Vale destacar que as diferentes cores de tonalidade das lentes dos óculos de sol servem a propósitos distintos, como por exemplo:

  • As tonalidades amarelas ou douradas reduzem a quantidade de luz azul, permitindo a passagem de uma porcentagem mais significativa de outras frequências. Como a luz azul tende a refletir e se espalhar em muitas coisas, ela pode criar um tipo de brilho que incomoda a visão. Sendo assim, a tonalidade amarelada praticamente elimina a parte azul do espectro;
  • As tonalidades âmbar e acastanhadas também são boas tonalidades para uso geral, mas elas têm o benefício adicional de absorver cores de maior frequência, além dos raios ultravioleta;
  • Tons verdes nas lentes filtram um pouco da luz azul e reduzem o brilho. Como as tonalidades verdes oferecem o maior contraste e a maior acuidade visual de todas as tonalidades, elas são muito populares;
  • Tons de roxo e rosa oferecem o melhor contraste de objetos. É por isso que as lentes com essas tonalidades são uma boa opção para atividades de caça ou esqui.
Mulher usando óculos de sol
Foto: Pixabay

Evite comprar óculos de sol falsificados

A qualidade mais importante em óculos de sol é o quanto eles protegem contra a luz ultravioleta. No entanto, apesar de filtrar a luz visível, os óculos de sol falsos ainda permitem a passagem da luz ultravioleta.

Além disso, os raios ultravioleta entrarão em suas pupilas dilatadas em uma taxa muito maior do que se você nem sequer estivesse usando óculos escuros, o que pode causar catarata (uma condição médica em que a lente do olho se torna progressivamente opaca, resultando em visão turva) e melanoma ocular, um tipo raro de câncer.

Leia Também: Por que os dedos das nossas mãos têm tamanhos diferentes?
Leia Também: Por que caranguejos andam de lado?

Vale destacar que você pode comprar óculos de sol com lentes específicas para a sua prescrição, não apenas fornecendo qualidade superior e o nível certo de proteção, mas permitindo que você veja com clareza enquanto protege os seus olhos dos raios solares.

E você, também costuma usar óculos de sol? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Queijo suíço

Por que o queijo suíço tem buracos?

O que são jogos roguelike?