no ,

O que são jogos roguelike?

O termo “roguelike” costumava ter um significado muito específico, mas tem sido usado mais como um adjetivo para alguns jogos.

Foto: Reprodução/Youtube

Se você costuma jogar videogame, provavelmente já deve ter visto o termo “roguelike” ser usado com frequência. No entanto, esse termo se tornou meio confuso com o tempo, levantando uma questão crucial: afinal, o que são os jogos roguelike?

Ao longo desse artigo, você vai se aventurar ao aprender o que é e desfrutar de um gênero de jogos que talvez não tenha entendido antes.

Foto: Reprodução/Youtube

O que é um roguelike?

Essa é uma pergunta que costuma ter uma resposta um tanto complexa, pois a definição do termo ficou um tanto confusa com o passar dos anos. No entanto, em termos básicos, um jogo roguelike tende a ser um game que apresenta níveis que são gerados aleatoriamente ou processualmente.

Em um jogo roguelike, o personagem jogável sofre de “morte permanente”, o que significa que seu fracasso resulta no reinício da jogatina a partir de algum ponto predeterminado. Essencialmente, um roguelike tende a forçar o jogador a aprender seus sistemas, pois o custo do fracasso é alto.

O próprio nome do gênero vem do jogo Rogue, de 1980, um verdadeiro clássico que inspirou jogos posteriores como o NetHack. De fato, o NetHack existe há décadas e ainda está em desenvolvimento ativo. Graças ao seu código aberto, existem portas para várias plataformas, incluindo Android.

Jogo roguelike
Foto: Reprodução/Youtube

Por que esse termo é tão complexo?

Muitos jogos autoproclamados roguelike começaram a surgir no final dos anos 2000 e no início dos anos 2010, mas boa parte deles não usa todas as características do gênero. Por exemplo, alguns evitam o aspecto de “começar do nada” que os roguelikes mais tradicionais costumam ter, dando aos jogadores progressão permanente para iniciar e trabalhar seu desenvolvimento.

Em particular, vários desses jogos variantes do gênero roguelike se tornaram sucessos financeiros. Spelunky provou ser o jogo inspirado em roguelike mais influente porque introduziu muitas das nuances dos roguelikes em um jogo de plataforma desafiador. Sua intensa dificuldade acabou tornando o jogo uma verdadeira conquista para aqueles que conseguiam vencê-lo.

Alguns outros jogos que merecem menção incluem FTL, que funcionou espetacularmente como um jogo em que os jogadores podem sentar e desfrutar por horas a fio enquanto viajavam pelo espaço. Além disso, o modo hardcore do Diablo, que dá aos jogadores uma única vida, introduziu muitos dos elementos dos roguelikes em um formato mais familiar ao mercado moderno do que seria visto em um roguelike tradicional.

Sendo assim, podemos dizer que alguns jogos são “mais roguelikes do que outros”. O termo “roguelite”, por exemplo, é ocasionalmente usado para descrever jogos que possuem elementos como morte permanente e geração procedural, mas poucos dos outros elementos característicos dos roguelikes mais tradicionais.

Como faço para entrar no gênero?

Em primeiro lugar, saiba que os roguelikes são quase uniformemente difíceis. Eles são desenvolvidos para oferecer aos jogadores níveis desafiadores que exigem um aprendizado de praticamente todos os detalhes das fases, sem falar que os erros são punidos com um nada amigável “game over”. Sendo assim, fica fácil de entender por que esse gênero não é recomendado para todos os tipos de gamers.

Além disso, tenha em mente que os roguelikes clássicos, aqueles do início dos anos 1980, são ainda mais difíceis, até porque os jogos de um modo geral se tornaram muito mais fáceis e acessíveis desde o lançamento de Rogue.

Mergulhar diretamente em um jogo como Rogue sem qualquer experiência no gênero seria como tentar tocar a música “Through the Fire and Flames” do Dragonforce no modo expert do Guitar Hero 3 em seu primeiro contato com uma guitarra de plástico. Por isso, é recomendado jogar vários outros roguelikes antes de enfrentar os games mais antigos do gênero.

O que você pode ficar impressionado é o quão profundo os roguelikes originais podem ser, especialmente se você não ligar para os gráficos simplistas e a curva de aprendizado íngreme. São jogos mais profundos e complexos que muitos games modernos, com mundos enormes e visuais lindos. Existe uma liberdade intransigente, mas com ela vêm muitos desafios a serem superados.

Leia Também: O que é um planeta interestelar?
Leia Também: Por que as estrelas piscam?

No fim das contas, é exatamente por isso que o gênero prospera até hoje. Ainda que tenha se tornado muito diferente de suas origens, o gênero roguelike em todas as suas variações oferece grandes recompensas para jogadores intrigados com a diversão que esses jogos podem promover. Eles vão testar os seus limites, mas a satisfação de finalizar um jogo do tipo pode ser imensa!

E você, curte os jogos do gênero? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Óculos de sol

Como os óculos de sol protegem os nossos olhos?

Por que muitos submarinos são pretos?