no

Por que os dedos das nossas mãos têm tamanhos diferentes?

Os cientistas já levantaram diversas teorias para tentar explicar os tamanhos diferentes dos dedos das nossas mãos.

Você já deve ter notado que a mão humana possui várias características bastante curiosas. Dentre todos esses detalhes, um dos mais notáveis é o fato de que os dedos das nossas mãos apresentam tamanhos diferentes. Mas, afinal de contas, por que isso acontece?

Continua após a publicidade..

Embora não saibamos todos os fatores envolvidos na evolução de nossas mãos, tudo indica que o seu design foi muito importante para o nosso desenvolvimento como espécie.

Dedos das mãos de bebê
Foto: Pixabay

A evolução das mãos dos seres humanos

Pesquisadores acreditam que há milhões de anos as mãos de nossos ancestrais possuíam palmas e dedos muito mais longos, sendo que os dedões eram provavelmente mais fracos. Desenvolvidos para andar sobre quatro patas e subir em árvores, os dedos eram curvados e suas pontas não possuíam os ossos largos (tufos apicais) que sustentam as pontas carnudas e sensíveis dos dedos humanos.

Essas características deram origem a uma mão ideal para agarrar suportes horizontais (galhos de árvores, por exemplo), mas não eram eficazes em termos de precisão (como segurar um graveto) e tampouco possuíam a força e a precisão necessárias para segurar um objeto ainda menor.

Continua após a publicidade..

Em comparação, nossas mãos têm palmas e dedos muito mais curtos. As pontas de nossos dedos possuem ossos fortes que sustentam as “almofadinhas carnudas” que se adaptam à superfícies irregulares. Nossas palmas também possuem uma camada de gordura que protege ainda mais nossas mãos, além de nos ajudar a segurar objetos com a firmeza necessária.

Também vale destacar que as bases do polegar, do indicador e do dedo médio se fortaleceram para suportar mais pressão. No fim das contas, todas essas mudanças deram origem a uma musculatura forte que, associada a outras modificações em certas juntas, formaram as mãos humanas como as conhecemos.

Continua após a publicidade..
por que os dedos das nossas maos tem tamanhos diferentes 2
Foto: Pixabay

Tá, mas por que os dedos das nossas mãos têm tamanhos diferentes?

Os cientistas já levantaram diversas teorias para tentar explicar essas mudanças. Uma das mais populares diz que essa característica tornou-se necessária para a confecção de ferramentas, dada a precisão que os dedos em tamanhos irregulares promovem.

Outra teoria um tanto semelhante afirma que nossas mãos evoluíram graças à necessidade de arremessar e destruir coisas. Para sustentar essa hipótese, cientistas apontam para o fato de que existem duas funções preênseis (relacionadas à habilidade de agarrar coisas) na mão humana: uma que nos ajuda a segurar coisas com precisão e outra que nos permite agarrar coisas com força.

Um bom exemplo para isso pode ser visto na forma como um arremessador segura um bastão de baseball, enquanto a capacidade de segurar coisas com firmeza pode ser observada no jeito que uma pessoa segura um machado. De acordo com os defensores dessa teoria, sem nosso polegar longo e opositor e o controle preciso dos tamanhos irregulares dos dedos, um primata nunca seria capaz de lançar ou segurar coisas com tanta força ou precisão.

Da mesma forma, sem o vão circular entre o polegar e os dedos, o músculo flexor longo do polegar e a cobertura macia das palmas, nós nunca conseguiríamos nem sequer segurar um machado.

por que os dedos das nossas maos tem tamanhos diferentes 3
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Vale mencionar que uma terceira teoria reconhece as outras duas teses como possíveis fatores determinantes, mas enfatiza que nenhuma delas explica precisamente porque nossa mão tem esse formato. Basicamente, os defensores dessa teoria afirmam que a mão humana só alcança seu verdadeiro potencial bélico quando fechada em punho.

Leia Também: É possível morrer de tédio?
Leia Também: É verdade que o mel nunca estraga?

É exatamente a precisão do alinhamento dos ossos da mão que, segundo esses pesquisadores, dá base a esse argumento. O raciocínio por trás disso é que, quando cerramos os punhos, nossos ossos se juntam perfeitamente, o que só acontece por causa do tamanho irregular dos dedos das mãos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Monstros S.A.

12 curiosidades incríveis sobre Monstros S.A.

Cavaleiro e donzela

Algum cavaleiro já salvou uma donzela em perigo na vida real?