no

Por que caranguejos andam de lado?

A maioria dos caranguejos costuma andar de lado, mas essas criaturas também podem andar para a frente, para trás e na diagonal.

Caranguejos
Foto: Pixabay

Se você já observou caranguejos se movendo, provavelmente notou que eles geralmente andam de uma maneira bem diferente dos seres humanos. Em vez de caminhar para frente, eles se movem rapidamente para os lados em um movimento agitado com suas várias pernas. Mas, afinal de contas, por que esses animais andam de forma tão estranha aos nossos olhos?

Ao longo deste artigo, nós vamos ver que, como os caranguejos têm pernas rígidas e articuladas, eles tendem a se mover bem mais rápido e mais facilmente andando de lado.

Foto: Pixabay

A razão pela qual os caranguejos andam de lado

De certo modo, os caranguejos se movem de lado pela mesma razão que os humanos andam para a frente: é assim que seus corpos foram feitos para se mover. Os seres humanos têm joelhos que se dobram para a frente. Portanto, é natural que avancemos a cada passo que dermos. No entanto, a mesma coisa não ocorre com os corpos dos caranguejos.

Os caranguejos, por outro lado, têm várias pernas que estão localizados nas laterais do corpo. Além disso, as articulações das pernas se dobram para o lado de fora. Dado esse desenho particular de seus corpos, é mais eficiente e natural que os caranguejos se movam de lado.

Vale destacar que andar de lado significa que uma perna nunca se move no caminho da outra. Portanto, é menos provável que um caranguejo venha a tropeçar. Isso é especialmente importante quando levamos em conta que essas criaturas geralmente possuem quatro pares de pernas que andam em conjunto.

Um caranguejo andando de lado “se puxa” com um par de pernas e “se empurra” com o outro. Sendo assim, pares de pernas em lados opostos trabalham em conjunto para carregar o caranguejo, mas isso não significa que o ritmo seja lento. Alguns caranguejos podem deslizar para os lados com agilidade.

Foto: Flickr/Cowirrie

Nem todos os caranguejos andam somente para os lados

Embora muitas pessoas possam imaginar o contrário, existem algumas espécies de caranguejos que podem se mover para a frente, pois seus corpos foram evolutivamente moldados de uma forma que os torna mais “longos” do que “largos”. Exemplos desses caranguejos incluem as espécies Libinia emarginata, Mictyris platycheles e as da família Raninidae.

Além disso, é importante deixar claro que a maioria dos caranguejos tem um par de garras dianteiras que são usadas principalmente para defesa e captura de alimentos. Na prática, essas garras também podem ser usadas para avançar para a frente, mas isso não costuma ser muito eficiente em termos energéticos, sem falar que não permite que o caranguejo se mova rapidamente.

Portanto, no fim das contas, fica fácil de entender por que muitos caranguejos se movem para os lados. Basicamente, ao adotar tal postura, eles podem se mover com muito mais rapidez e eficiência.

Foto: Pixabay

Como esses animais respiram debaixo d’água?

Os caranguejos respiram pelas guelras, mas para que as guelras funcionem adequadamente, elas devem ser capazes de absorver oxigênio e transportá-lo para a corrente sanguínea do animal. As guelras dos caranguejos estão localizadas sob a carapaça, perto do primeiro par de pernas do animal. O oxigênio que os caranguejos precisam é levado para as guelras pela água ou pela umidade do ar.

Os caranguejos respiram puxando água (que contém oxigênio) sobre suas guelras através de um apêndice chamado escafognatito, que fica localizado na parte inferior do caranguejo, perto da base de suas garras.

Primeiramente, a água passa pelas guelras, que extraem o oxigênio. Depois, o sangue passa pelas guelras e transporta dióxido de carbono para a água, que é liberado perto da boca do caranguejo.

Leia Também: Quantos órgãos tem o corpo humano?
Leia Também: Quem inventou a bicicleta?

Fora da água, os caranguejos contam com placas articuladas que podem manter suas guelras úmidas, vedando-as e armazenando umidade. Você já viu um caranguejo soprar bolhas? Pois bem, isso acontece porque eles soltam bolhas para manter o oxigênio fluindo para as guelras.

Animais com características realmente interessantes, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Órgãos do corpo humano

Quantos órgãos tem o corpo humano?

Aperto de mão

Qual é a origem do aperto de mão?