O vidro é um material que não conseguimos encontrar de forma pura na natureza. Por ser um produto inorgânico, só conseguimos o encontrar depois que passa por um processo em laboratório.
Ele pode ser utilizado para os mais diversos fins e é muito barato de fabricar — nem dá para entender o motivo dos itens desse material serem tão caros. Mas hoje, vamos destacar de que o vidro é feito e como é esse processo, vamos lá?
Afinal, o que é vidro?
Essa pergunta pode parecer meio óbvia, não é mesmo? Vidro é aquele material transparente que encontramos facilmente em alguma parte de nossa casa ou em qualquer outro lugar, certo? Bom, isso não está errado, mas o vidro vai muito além disso.
O vidro, na realidade, é nada mais, nada menos do que areia líquida. E não é nenhuma areia super rara ou difícil de encontrar, ele é produzido a partir daquela amarelada comum, sabe? Ela é esquentada até chegar a um ponto tão alto que começaram a derreter.
Após ser derretida e esfriada, ela vira uma substância sem forma definida, algo realmente muito moldável. E é daí que ela irá ser transformada em um vidro.
Leia também: Por que as lágrimas são salgadas?
Como o vidro é produzido?
Nas fábricas atuais, os vidros são feitos de uma forma até bem mais prática. A areia em seu estado natural é complementada por resíduos de outros vidros que normalmente chegam nas fábricas através de reciclagem.
Além desses compostos, carbonato de cálcio e carbonato de sódio também são adicionados na composição e aquecido no forno em uma alta temperatura.
Quando chega ao ponto certo, logo depois do resfriamento. Esse composto é colocado em moldes e é assim que os itens que são feitos desse material chegam até nós.
Utilização do vidro
O vidro é utilizado para os mais diversos fins, contudo, é mais comum ter a função de proteção. É até que bem simples, mas pouca gente repara nisso.
Bom, seu uso mais comum é em relógios e janelas, dessa forma, além de proteger do contato da água — já que é impermeável, protege também de possíveis quedas de lugares altos, já que em sua maioria é um material realmente resistente.
Além desses meios mais uteis, o vidro está presente em praticamente tudo do nosso dia a dia. Ao tomar café pela manhã em uma xícara, na janela do ônibus ou carro que usamos, no prato e copo que utilizados durante o almoço, no box do banheiro.
É claro que por ser um material barato de ser produzido e de matéria-prima abundante, fica fácil de entender o motivo de ser tão utilizado. É um custo beneficio que realmente compensa de produzir e ser comercializado.
Leia também: Austrália: 5 curiosidades sobre o país
É preciso falar a verdade, somos muito impulsionados a comprar coisas feitas desse material por ter uma estética bem bonita, não é mesmo? Apesar de não ser muito seguro para quem tem criança em casa, realmente a gente fica apaixonada pela aparência dos itens.
Aqui vai um lembrete então, se você tem crianças pequenas em casa, mantenha seus itens desse material em lugares mais altos e que você tenha certeza que nenhum menor vai conseguir alcançar. Faça isso pela segurança da criança e também para manter seu item em uma peça só.