no

Como os espelhos são feitos?

Você já parou para pensar como os espelhos são feitos? Vamos descobrir agora!

Apesar de os espelhos serem uma descoberta relativamente recente, o ato de olhar a própria imagem — por uma questão de vaidade ou não — se data desde a época das cavernas. Os primeiros humanos se olhavam através de seus reflexos na água e a partir daí começaram a reproduzir técnicas para melhorar a qualidade desse reflexo.

Continua após a publicidade..

Como um item do nosso dia a dia, não paramos para pensar em como esse item foi desenvolvido. Por isso hoje, vamos descobrir como os espelhos são feitos, vamos lá?

Espelho

Como que os espelhos são produzidos?

Na antiguidade, os espelhos eram produzidos por uma prática chamada ‘pratear’, ela consiste em colocar prata sobre um pedaço de vidro e fazer seu revestimento. Como os métodos ainda não eram muito avançados, era comum que a imagem saísse distorcida por conta da ondulação dos vidros empenados.

Hoje em dia, a técnica é bastante semelhante, porém sua principal mudança é a utilização de máquinas para fazer o recorte de um vidro perfeitamente plano, o que melhora a clareza da imagem que é refletida.

Continua após a publicidade..

É claro que você não pode esperar qualidades iguais vindo de espelhos diferentes, já que um espelho menor tende a distorcer levemente a imagem, já um espelho grande tende a se manter mais fiel ao ‘original’, podemos dizer assim.

Então, passando um grande resumo, os materiais que são utilizados para produzir um espelho são, mais comumente, vidro e metal — prata.

Continua após a publicidade..

Leia também: GAP: Tudo sobre o dorama tailandês de extremo sucesso

ESPELHO 2

Os primeiros a serem criados

Os primeiros espelhos da humanidade surgiram por volta de 600 anos antes de Cristo, e eram feitos de materiais pesados como chumbo, cobre e ouro. Eles eram pequenos para que as pessoas pudessem os carregar, já que um espelho grande chumbo seria praticamente imovível.

Na idade média, apenas as altas classes conseguiam ter acesso a esse item, uma vez que eles eram muito caros. Ou seja, durante boa parte da história, eles eram acessíveis apenas para os mais ricos que tinham dinheiro para pagar pelo processo de produção pelo qual eles passam.

Esses itens na atualidade

O que conhecemos como o espelho acessível de hoje em dia, é graças ao alemão Justus Von Leibig que inventou o processo de revestir vidro com prata — como já citamos anteriormente, de forma bem mais prática e fácil.

Hoje em dia, esses itens são acessíveis para todas as pessoas e também são utilizados para os mais diversos fins. Realmente muito curioso saber que o que antes era um item de elite, agora é algo tão extremamente comum e popular, não é mesmo?

Bom, é sempre importante tomar alguns cuidados para manter seu espelho em bom estado, então sempre dê uma limpeza nele quando possível. É bom para que ele não fique machado ou embaçado e te impeça de ter uma imagem bem mais clara.

Leia também: Qual a origem da chiclete de mascar?

ESPELHO 3

A vaidade é algo que está desde sempre inserido na humanidade como podemos ver, temos um apreço por nossa própria imagem, mesmo que não pareça. E isso é absolutamente normal, e também é até saudável para nossa mente que amamos quem nós somos, exatamente como somos.

Então, agora que você já sabe qual a origem desse item do nosso dia a dia, você pode usar ele sem a menor culpa. E vai por mim, não faz mal se olhar no espelho e se admirar um pouco.

Você sabia que era assim que os espelhos eram feitos? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

qual e o animal mais perigoso do mundo

Qual é o animal mais perigoso do mundo?

VIDRO CAPA

Como o vidro é feito?