no ,

Como funciona o fax?

Embora seja comumente visto como uma tecnologia obsoleta, o fax ainda continua sendo usado por instituições de todo o mundo.

Foto: Wikimedia Commons

Antes da onipresença dos computadores e da internet de alta velocidade e quando as outras opções disponíveis se resumiam ao correio tradicional, um fax podia transmitir de forma relativamente rápida documentos, registros médicos, fotos para jornais e até mesmo faturas para clientes. Mas você já se perguntou como funcionam os aparelhos de fax?

Ao longo deste artigo, você vai ver que, assim como um cruzamento entre um telefone e uma impressora, as máquinas de fax copiam documentos em um local e os imprimem em outro, até mesmo a milhares de quilômetros de distância.

Foto: PxHere

Como funciona um aparelho de fax?

Em resumo, um aparelho de fax escaneia uma imagem ou documento linha por linha e, em seguida, transmite esse escaneamento para um receptor, onde é impresso e reproduzido. Hoje em dia, os faxes operam em linhas telefônicas, mas os primeiros faxes usavam linhas telegráficas que transmitiam mensagens de texto usando códigos de pulsos longos e curtos, como o famoso Código Morse.

Curiosamente, o fax foi inventado em 1843, três décadas antes da invenção do telefone. De um modo geral, os faxes mantiveram o mesmo design e função fundamentais desde então, mas a mecânica por trás deles mudou consideravelmente.

No século 19, os faxes precisavam manter contato contínuo com os documentos para fazer uma espécie de escaneamento analógico do papel. Por outro lado, os faxes modernos digitalizam documentos opticamente sem tocá-los fisicamente. Basicamente, essas máquinas emitem uma luz que se reflete nas áreas pretas (impressas) da superfície, mas não nas áreas brancas (em branco).

Foto: PxHere

Mas como os faxes se comunicam?

Antes do processo de envio e recebimento de um documento, os dois faxes em locais diferentes têm uma espécie de “conversa rápida”, denominada “handshake”, para confirmar se realmente há uma máquina de fax do outro lado. É por isso que é possível ouvir o som dos pequenos tons de discagem.

Após o processo inicial de comunicação, os aparelhos de fax dividem uma página em uma grade de muitos quadrados minúsculos, semelhantes a pixels. Em tempo real, o fax de envio lê uma linha de quadrados por vez e usa bipes para informar ao fax de recebimento se os quadrados são pretos ou brancos (representados por uns e zeros, respectivamente).

À medida que o papel é alimentado através do fax de envio, o fax de recebimento funciona simultaneamente como um receptor. Em outras palavras, um fax envia sinais de uns e zeros, enquanto o outro recebe e converte os sinais para imprimir os blocos.

A chave para um fax funcional é ter duas linhas telefônicas separadas, ou seja, uma linha para o telefone real e outra para o fax. Isso é importante porque, se o fax usar a mesma linha do telefone e alguém pegar o telefone no meio do processo, isso pode interromper a transmissão. Consequentemente, seria necessário reiniciar o processo como um todo.

Foto: Wikimedia Commons

Por que essa tecnologia ainda é usada?

Embora os aparelhos de fax possam parecer bastante desatualizados hoje em dia em comparação com a conveniência de anexar um PDF a um e-mail ou de compartilhar um documento na nuvem, muitos consultórios médicos e pequenas empresas ainda dependem disso.

A persistência do seu uso ocorre em parte porque a indústria de fax se adaptou para acomodar novas tecnologias. Por exemplo, serviços de faxes baseados na nuvem, que tratam os fax como imagens ou arquivos PDF anexados a e-mails, também estão se tornando populares. Esses novos sistemas podem transmitir fax espor linhas telefônicas ou pela Internet, dependendo do destinatário, lidando com papéis e documentos eletrônicos com a mesma facilidade.

A longevidade dos faxes também se beneficia muito através da relutância jurídica e social em aceitar o e-mail como uma plataforma segura de compartilhamento de informações. Para se ter uma ideia, até mesmo algumas esferas do governo federal dos Estados Unidos ainda preferem os faxes ao e-mail porque é muito mais difícil interceptar um fax do que mensagens de e-mail não criptografadas.

Leia Também: Por que grandes marcas estão vendendo celulares sem carregador?
Leia Também: Por que o WhatsApp é tão popular?

No fim das contas, essa tecnologia ainda continua em uso porque consegue ser mais barata, conveniente, segura e confortável do que as alternativas disponíveis para muitas pessoas, empresas e organizações. Dito isto, o envio de faxes parece que continuará sendo usado até que a transmissão de dados digitais se torne ainda mais fácil e mais amplamente aceita.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Cavaleiros templários

Quem eram os cavaleiros templários?

Noites sem nuvens

Por que as noites sem nuvens são mais frias que as noites nubladas?