Você provavelmente tem alguma referência de um samurai quando essa palavra surge em um tópico, não é mesmo? Seja através de um filme, série ou até mesmo, um desenho animado, nos conhecemos a palavra e estamos familiarizadas com ela.
Apesar disso, a maioria das pessoas não sabe exatamente o que é um samurai ou o que ele faz. Bom, isso não é um problema, já que vamos explicar tudo para você agora. Então, vamos saber como era a vida de um samurai, vamos lá?
O que é um samurai?
Bom, não tem como explicar como era a vida dessas pessoas, sem antes explicar seu conceito básico. Afinal de contas, o que é um samurai?
A palavra em si, significa ‘aquele que serve’, e essas pessoas são guerreiros armados que fazem parte de uma elite militar que era bem presente no século XII no Japão.
Eles tinham um bom capital financeiro, e seu poder ia muito além dos campos de batalha, já que tinha influência na economia, sociedade e política do Japão naquela época.
Para esses guerreiros, sua espada chamada de katana é um dos maiores símbolos de sua honra. A arte de manusear esse instrumento letal diz muito sobre um samurai.
Leia também: Como os espelhos são feitos?
Como era a vida deles?
Os samurais eram originalmente contratados por donos de terra para a proteção dessas áreas, mas logo depois de uma guerra e da instalação de uma ditadura no país, esses guerreiros assumiram a mais alta casta social do Japão pelos séculos seguidos.
Não se pode negar que eles eram guerreiros violentos naquela época, por conta da constante movimentação politica, geografia e de ataques internos e externos, eles estavam sempre em campos de batalha.
Contudo, após o fim da era Kamakura, os samurais passaram a ser os guerreiros respeitosos, cultos, leais e autodisciplinados que vemos na maioria das representações na mídia.
O código de conduta desses guerreiros
Toda organização tem o seu próprio código de conduta e não seria diferente com esses guerreiros. Os samurais seguem um código chamado ‘bushido’, que nada mais é que seguir lealmente seu senhor e ter a sua honra como principal elemento de toda a sua vida.
No tempo que o bushido foi instaurado como o principal meio de seguir esse estilo de vida, os samurais já não eram mais guerreiros violentos, mas sim, já eram considerados como guias, mentores e influências positivas.
Quando o período feudal do Japão chegou ao fim, basicamente os samurais entraram em declínio também, suas terras foram devolvidas ao governo e eles foram devidamente tributados, o que pós fim na riqueza de muitos. Logo após esse terrível período para esses guerreiros, os samurais desapareceram.
Leia também: Como o vidro é feito?
Como já dito anteriormente, muitas pessoas tem uma imagem fixa de um samurai, mas realmente não sabe o que ele era ou o que fazia, agora essa questão já está resolvida para você. É importante ressaltar que a cultura desses guerreiros e a ‘filosofia’ do bushido influenciou bastante na construção da sociedade japonesa moderna.
Muitos dos valores que eles seguiam se aplicam muito bem a qualquer tipo de organização ou sociedade. É claro que nem tudo pode ser seguido ao pé da letra, mas seus ensinamentos são muito valorizados até os dias atuais.