Apesar de não ser comum no Brasil, a neve é um elemento bastante presente no inverno de outros países, inclusive países da própria America. Você já deve ter visto algum filme de natal, e o cenário está todo branquinho, não é mesmo? Realmente isso é a cara do tradicional natal norte-americano.
Incrivelmente popular e totalmente trabalhosa de lhe dar, a neve possui uma consistência quase que pastosa e granulada ao mesmo tempo. Porém, alguma vez você já se perguntou como que a neve se forma dentro das nuvens? É isso que vamos descobrir agora, vamos lá?
Como que a neve se forma?
Primeiro é preciso deixar claro que a neve só se forma em locais com uma certa altitude e em temperaturas bem baixas, pode parecer até óbvio, mas é sempre bom relembrar.
Bom, dentro das nuvens existem pequenos cristais de gelo que vão se formando nas temperaturas baixas, e quando eles vão se aglomerando e em algum ponto ficarão muito mais densos e começarão a cair.
Não é preciso que a temperatura esteja muito a baixo de zero graus para que neve, na verdade, é necessário apenas um clima de dois graus ou abaixo disso para nevar. É preciso destacar que de acordo com a mudança do clima, a neve pode ou não cair em flocos.
Por exemplo, se a temperatura for de dois graus para baixo, irá nevar. Se estiver quente, a neve, na verdade, cairá em forma de gotas de chuvas, já se a temperatura se ‘equilibrar’ em um suposto meio-termo, granito irá cair do céu.
No caso, granito é bastante perigoso e pode machucar bastante, então se você mora em algum local com tendência a nevar no inverno, fique sempre atento a previsão do tempo para evitar ser pego de surpresa.
Leia também: Por que a cabeça dói ao tomarmos sorvete?
Tipos de neve
Eu sei que parece que neve é tudo igual, não é mesmo? Mas não é bem assim, a neve pode ser dividida em três categorias mais populares, vamos conhecer elas agora.
Neve molhada: Essa neve é pesada e ela que causa a paralisação de estradas e voos. Essa neve tem a tendência de ser bastante ‘grudenta’ e congela bem rápido as superfícies. Por isso que quando vemos carros e outros transportes com os vidros todos cobertos, normalmente também vemos seus donos saindo mais cedo para retirar essa camada de neve, o que pode levar um bom tempo.
Neve seca: Quando o clima está muito frio, normalmente em uma temperatura bem abaixo de zero graus, é quando a neve seca cai. Ela é aquela neve mais leve e em pó, sabe? Normalmente vemos ela no topo de colinas durante competições de esqui.
Neve lama: A neve lama é muito pesada, pois contém bastante água, essa neve responsável pelo gelo negro. Gelo negro é aquele fina acamada de gelo com aspecto de vidro que se forma nas ruas. Apesar de a neve lama em si ser fácil de ser retirada das ruas, o gelo negro é um pouco mais complicado.
Leia também: Qual a origem do jogo de tabuleiro?
Bom, como podemos ver, a neve praticamente passa pelo mesmo processo da chuva, porém ao entrar em contato a baixa temperatura ela vira gelo acumulado em diferentes densidades. Basicamente podemos dizer que as nuvens são praticamente grandes congeladores no céu.
Se você morar ou for viajar para um local com neve, eu recomendo que você curta bastante, já que apesar de ser uma grande diversão para os turistas, acaba sendo uma grande dor de cabeça para os residentes. A neve pode ser complicada de lhe dar de tantas maneiras diferentes que chega a ser difícil listá-las.