no

Por que os supermercados borrifam água nos vegetais?

Os funcionários de supermercados borrifam água em frutas e verduras para deixá-las com uma aparência mais “cheia”.

Se você é o tipo de pessoa que compra suas próprias verduras, provavelmente já observou nos supermercados que os funcionários desses estabelecimentos comerciais borrifam água nas verduras e frutas. Como as plantas já foram cultivadas há um bom tempo, por que precisam ser pulverizadas com tanta frequência?

Continua após a publicidade..

Bem, a verdade é que existem algumas razões por trás desse ato; borrifar água sobre frutas e vegetais de folhas verdes os mantém hidratados e evita que sequem ao longo de sua vida útil. Além disso, todo esse spray de água faz com que essas verduras pareçam mais frescas e atraentes para os clientes.

Pulverizar água nos vegetais faz com que pareçam frescos

por que supermercados borrifam agua nos vegetais 1
Fonte: Pexels

É bastante evidente que as plantas podem cuidar de suas necessidades de água sozinhas, desde que ainda estejam presas ao solo. No entanto, quando são desenraizadas e armazenadas em outro lugar (como em um supermercado), suas necessidades de água devem ser atendidas de outra forma, para que a umidade seja mantida durante toda a vida útil.

Como explica o The New York Times, se não fosse pelo ato de borrifar água regularmente sobre as verduras, elas começariam a murchar e secar rapidamente nos confins relativamente secos da loja. Para evitar que isso aconteça, os lojistas têm um cuidado especial com suas verduras e frutas.

Continua após a publicidade..

É interessante mencionar que, em algumas lojas, há máquinas de nebulização específicas que borrifam pequenas quantidades de água automaticamente em todas as verduras, mantendo-as hidratadas o dia todo. Porém, observe que nem todos os vegetais (por exemplo, batatas e cebolas) precisam ser pulverizados regularmente quando armazenados.

Os vegetais são frequentemente borrifados com água não apenas com o único objetivo de mantê-los hidratados, mas também para torná-los mais frescos. Os proprietários dos supermercados sabem que os clientes têm mais probabilidade de escolher vegetais que parecem frescos, em vez de vegetais que parecem estar murchos, como se estivessem lutando contra seus últimos dias na Terra.

Continua após a publicidade..

Ainda assim, regá-los não é realmente necessário em muitos casos. Na verdade, em muitas situações, os supermercados podem estar fazendo isso por outro motivo, como veremos no tópico a seguir.

Supermercados também borrifam água nos vegetais por conta de uma curiosa estratégia

por que supermercados borrifam agua nos vegetais 2
Fonte: PxHere

Quando frutas e vegetais frescos são mergulhados na água, eles absorvem a umidade. Como os produtos são geralmente vendidos por peso, isso significa que um pimentão saturado de água custa mais do que um que não foi regado. Consequentemente, você está basicamente pagando um pouco a mais por toda a água acrescida à massa total do produto, o que, segundo o Mental Floss, pode chegar a até 25% a mais do peso final do produto.

Quer evitar as consequências dessa estratégia de marketing nebulosa? Então saiba que você pode economizar um pouco de dinheiro simplesmente sacudindo o excesso de água antes de ensacar seus produtos. E você pode se lembrar de lavar seus vegetais quando chegar em casa.

Tenha em mente que os borrifadores dos supermercados não substituem a lavagem de bactérias e outros contaminantes dos alimentos. Na prática, é apenas mais um truque inteligente que as mercearias usam para incentivá-lo a continuar enchendo seu carrinho.

Uma palavra final

Vegetais em supermercados.
Fonte: PxHere

Como qualquer outra coisa no mundo, o ato de borrifar água nas verduras pode ser uma coisa ruim em excesso. Na prática, o excesso de água nas verduras permite que os microrganismos degradem o tecido da planta, produzindo mofo.

Leia Também: Por que as plantas produzem frutas?
Leia Também: Por que o arco-íris não tem preto, marrom e cinza?

Isso não só tem um impacto severo na vida útil das verduras, como consumir plantas com mofo também pode ser altamente perigoso para quem as consome. Portanto, ao preservar vegetais de folhas verdes, certifique-se de borrifá-los com água regularmente, mas não exagere, pois isso pode ter consequências muito desagradáveis!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Hashi: Como Surgiram os Famosos 'Pauzinhos' Asiáticos?

Hashi: Como Surgiram os Famosos ‘Pauzinhos’ Asiáticos?

Inglaterra: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o País

Inglaterra: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o País