no

Como tirar carrapato de cachorro corretamente?

Remover um carrapato de seu cão pode não ser uma tarefa agradável, mas é muito importante para a saúde do animal.

Devido a sua capacidade de transportar organismos infecciosos, os carrapatos infectam milhares de cães com várias doenças todos os anos. A transmissão do patógeno pode ocorrer de três a seis horas após a ocorrência de uma mordida, portanto, quanto mais cedo você remover o carrapato de seu cachorro, menor será a chance de seu cão ficar doente.

Um carrapato tem um corpo inteiriço. As farpas semelhantes a arpões localizadas em sua boca se prendem ao hospedeiro, enquanto que suas pernas semelhantes a patas de caranguejos e uma secreção pegajosa ajudam manter a sua posição de ataque. Os carrapatos variam em tamanho, desde espécies impossíveis de ver a olho nu, até alguns do tamanho da ponta de um dedo humano.

Remover um carrapato de seu cão pode não ser uma tarefa agradável, mas é importante fazer isso corretamente. Por isso, trazemos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo ao longo do processo:

Carrapato de cachorro
Foto: Wikimedia Commons

Como remover um carrapato de cachorro

Utilizar uma pinça é a maneira mais comum e eficaz de remover um carrapato. No entanto, é importante deixar claro que nem todas as pinças funcionam. A maioria das pinças domésticas tem pontas grandes, mas você deve usar uma pinça de ponta fina para evitar rasgar o carrapato e espalhar possíveis infecções na área da mordida.

Para remover um carrapato de seu cachorro, espalhe o pelo do seu cão e segure o carrapato o mais próximo possível da pele. Muito suavemente, puxe-o diretamente para cima, em um movimento lento e constante. Isso impedirá que os ganchos da boca do carrapato se soltem e permaneçam incrustados na pele.

Muitas vezes as pessoas acreditam que é a cabeça do carrapato que se incorpora na pele do cachorro, mas os carrapatos não têm cabeça no sentido convencional. Dito isto, o que costuma ficar preso no pelo dos cães é um conjunto de presas conhecido como “peças bucais”.

Outra opção ainda mais fácil é optar pelo uso de um gancho de remoção de carrapatos. Esse tipo de ferramenta é especialmente útil se você mora em uma área com alta propensão de carrapatos, onde seu cão pode hospedar frequentemente essas criaturinhas irritantes. Com esse instrumento em mãos, você só precisa colocar as pontas em cada lado do carrapato e torcer para cima.

É importante deixar claro que você nunca deve remover um carrapato com os dedos. Esse modo não é apenas ineficaz, mas o aperto também pode injetar mais material infeccioso na pele do seu animalzinho.

Carrapato de cachorro
Foto: Wikimedia Commons

O que fazer após retirar o carrapato de cachorro

Após tirar o carrapato de seu cachorro, solte o parasita em um recipiente com álcool isopropílico e anote a data em que o encontrou. Se o seu animal de estimação começar a apresentar sintomas de uma doença transmitida por carrapatos, o veterinário poderá identificá-lo ou testá-lo a partir da amostra coletada.

Alguns sintomas de doenças transmitidas por carrapato de cachorro incluem artrite, dores localizadas que duram de três a quatro dias, relutância do animal em se mover, inchaço nas articulações, febre, fadiga, inchaço dos gânglios linfáticos, perda de apetite e problemas neurológicos.

Após a retirada do carrapato, é sempre importante lavar as mãos, limpar a ferida do seu animal com alguma substância antisséptica e certificar-se de limpar a pinça utilizada no processo com álcool isopropílico.

Lembre-se que também é muito importante ficar de olho na área do cachorro onde o carrapato estava localizado para ver se surge uma infecção. Se a pele continuar irritada ou infectada, não deixe de marcar uma consulta com seu veterinário.

como tirar carrapato de cachorro 3
Foto: Pixabay

Como prevenir futuras infestações

Se você e seu cachorro de estimação passam longos períodos ao ar livre, saiba que é muito importante verificar rotineiramente se há carrapatos. Os carrapatos são transferidos entre os hospedeiros, por isso é importante verificar todos os membros da família de cães após atividades ao ar livre em áreas arborizadas ou gramadas.

Penteie seu animal de estimação regularmente com um pente especial contra pulgas, higienize o local onde o animal passa mais tempo semanalmente e lave-o com um shampoo sem pesticidas.

Além disso, para proteger os cães de pulgas e carrapatos, bem como de uma série de outros perigos externos, recomenda-se deixá-los dentro de casa, permitindo sua saída somente quando estiverem acompanhados.

Leia Também: Os animais sonham?
Leia Também: Por que não domesticamos raposas?

Caso as infestações de carrapatos persistam, você também poderá perguntar ao seu veterinário sobre o uso de medicamentos preventivos contra parasitas.

Já conhecia essas dicas? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Correspondente internacional

O que faz um correspondente internacional?

Guns N’ Roses

12 curiosidades incríveis sobre o Guns N’ Roses