no

Por que não domesticamos raposas?

As raposas são muito fofas, mas só porque algo é fofo, não significa que você possa levar para sua casa.

Raposas
Foto: Pixabay

Nos últimos anos, a ideia de possuir uma raposa de estimação vem ganhando força em vários lugares ao redor do mundo. Isso se deve em grande parte a contas no Instagram administradas por pessoas que possuem raposas de estimação e que adoram exibi-las nas redes sociais. Consequentemente, a pergunta que fica é: por que não domesticamos raposas da mesma forma que fazemos com cães e gatos?

As raposas realmente são criaturas muito fofas, mas antes de tentar comprar ou capturar a sua própria raposa, há muita coisa a considerar, como veremos ao longo desse artigo.

Foto: Pixabay

As raposas podem ser domesticadas?

Não, pelo menos não da forma como muitos imaginam, até porque há uma grande diferença entre domesticar e domar um animal. Você pode domar muitos animais selvagens para que eles não tentem matá-lo, criando-os desde o nascimento, mas isso é apenas um comportamento aprendido. Na prática, é improvável que esses animais se comportem de forma devidamente domesticada.

A domesticação, na verdade, envolve mudança no nível genético. Nesse caso, o animal reproduz repetidamente, seja por meio de esforço humano intencional ou não, para enfatizar certas características comportamentais. É exatamente por conta disso que os cães, por exemplo, praticamente já nascem gostando dos seres humanos.

Diferentemente dos cães e gatos, que convivem com os humanos há séculos e se adaptaram a viver em nossa sociedade, as raposas são animais selvagens com necessidades muito específicas. De fato, os veterinários comuns nem sequer podem tratar raposas.

Além disso, é importante deixar claro que, no Brasil, criar raposas sem autorização é crime, assim como tentar criar qualquer outro animal selvagem. Para criar qualquer criatura selvagem, é necessário ter autorização dos órgãos ambientais.

Foto: Pixabay

Quais problemas as raposas podem causar no ambiente doméstico?

Primeiramente, as raposas têm um desejo inato de marcar seu território. Para fazer isso, elas podem até mesmo rasgar coisas em sua busca pelo local perfeito para “marcar” com sua urina e fezes. Embora isso também ocorra com alguns cães, é muito mais difícil adestrar uma raposa.

Além disso, as raposas precisam comer muita carne fresca, como coelhos e ratos, sem falar que é crucial que a dieta desses animais inclua uma boa quantidade de taurina (geralmente encontrada em corações de frango, fígados e moelas). Se não conseguirem obter a quantidade necessária de taurina, elas podem ficar cegas, ter convulsões ou, em casos mais graves, até morrer.

As raposas também são animais altamente enérgicos. Elas precisam de muito espaço para correr, brincar e cavar. Dito isto, seria impossível a criação dessas criaturas no ambiente urbano da maioria das cidades modernas.

Por último, não podemos nos esquecer que as raposas são seres crepusculares, o que significa que são mais ativas entre o fim da tarde e à noite. Se essas criaturas não encontrarem alguma forma de liberar sua energia nesse período, elas podem querer destruir qualquer coisa à vista.

Raposas na natureza
Foto: Pixabay

Uma palavra final

É importante deixar claro que animais de estimação exóticos são um problema crescente e, graças às redes sociais, observa-se o surgimento de um número considerável de pessoas procurando adotar raposas, guaxinins, civetas e vários primatas como animais domésticos.

Um dos principais problemas relacionados a isso é que muitas pessoas podem assumir a responsabilidade antes de perceberem exatamente o que devem fazer. Desse modo, muitos animais podem acabar sendo abandonados ao não se tornarem as “coisas fofas” que seus proprietários pensavam que seriam.

Leia Também: Por que as flores são coloridas?
Leia Também: O que é respiração circular?

Como você pode ver, embora sejam divertidas de se ver, as raposas devem ser deixadas para viver em seu habitat natural. No fim das contas, essa é a melhor opção para todos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Desenvolvedor javascript

O que faz um desenvolvedor JavaScript?

Animais sonham

Os animais sonham?